Browsing by Issue Date, starting with "2019-07-09"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Coabitação humanos-animais exóticos: abordagem a este interesse crescentePublication . da Fonseca, Mariana Ribeiro; Lopes, Ana Isabel CaladoA domesticação de animais durante a pré-história originou os diferentes tipos de relações Homemanimal (human-animal bond), de acordo com o interesse alimentar, de serviços e/ou de companhia, tendo evoluído ao longo da história. Os mecanismos intrínsecos desta relação são estudados sob o ponto de vista do Princípio da Similaridade, da Neotenia, da Teoria do Apego, da Hipótese da Biofilia e ainda do efeito da ocitocina que, em conjunto, tentam explicar a proximidade determinadas espécies em detrimento de outras junto do Homem. Os animais de companhia domesticados são o cão e o gato, contudo tem-se assistido a um fenómeno crescente na procura de novas espécies para desempenharem este papel, não sendo, necessariamente, espécies domesticadas. Nestes novos animais de companhia, ditos exóticos, incluem-se espécies da classe dos mamíferos, aves, répteis e anfíbios, entre outras. Muitos estudos têm procurado entender as motivações quanto à escolha de um animal exótico para coabitação, sendo este o foco desta revisão. Os fatores relacionados com a escolha da espécie exótica adquirida prendem-se com o contexto socioeconómico e religioso, com o objetivo relacionado com a utilização ulterior desses animais e, muito importante, com a personalidade das pessoas que os adquirem. Na era do século XXI, onde as pessoas se deparam com o consumismo e a exposição digital e individual a desconhecidos, mas também sentem a necessidade da proximidade com a natureza, existem diferentes atitudes face aos animais e ao meio ambiente.
- Estudo de características relacionadas com a carcaça e a qualidade da carne numa linha de suínos Duroc IbéricoPublication . Faria, Gustavo dos Reis; Carolino, Renato Nuno Pimentel; Martins, Elisabete GomesA raça Duroc tem sido amplamente usada em Espanha e Portugal como linha finalizadora, pela sua excelente taxa de crescimento associada a carnes com boas características sensoriais e boas características para a cura de presuntos. O presente estudo teve como objetivos caracterizar os parâmetros da carcaça e da qualidade da carne de uma linha de Duroc Ibérico; comparar diferentes metodologias de avaliação da gordura intramuscular (marmoreado, gordura intramuscular química e gordura intramuscular medida por ultrassonografia); investigar potenciais preditores da gordura intramuscular química; e estudar potenciais efeitos nos parâmetros da carcaça e da qualidade da carne. Foram estudados 503 animais, com idades e peso finais, respetivamente, de 24 semanas e 115 kg, produzidos sob as mesmas condições de maneio e regime alimentar. A medição da profundidade do lombo, espessura da gordura dorsal e a percentagem de gordura intramuscular foi realizada por ultrassonografia. Os parâmetros subjetivos e objetivos da qualidade da carne foram analisados a partir de uma fatia do músculo longissimus com 3-4 cm de espessura. O varrasco, o lote, a idade ao abate e o peso da carcaça influenciaram significativamente as características da carcaça e da qualidade da carne dos animais. Observou-se uma correlação positiva e significativa (p<0,0001) entre o marmoreado e a gordura intramuscular química (+0,325), e correlações não significativas (p>0.05) entre a gordura intramuscular química e a gordura intramuscular medida por ultrassonografia e entre o marmoreado e a gordura intramuscular medida por ultrassonografia. A humidade, o marmoreado, o peso da barriga e o peso do lombo explicaram 39,48% da variabilidade observada na gordura intramuscular química. Com este trabalho é possível concluir que reprodutores altamente selecionados podem ter descendentes com alguma variabilidade nas características da carcaça e da qualidade da carne e que estas características também podem ser influenciadas pelo peso total da carcaça ou da idade ao abate do animal.
- Estudo da primovacinação na recria e engorda de bovinos de carnePublication . Miranda, João Pedro Ramos; Carolino, Renato Nuno PimentelO presente trabalho foi realizado na engorda de bovinos de carne da Unidade de Manhente, com o objetivo de estudar o efeito da primovacinação durante a recria e engorda no desempenho dos animais. O estudo incidiu sobre 556 bovinos da raça Aberdeen-Angus ou cruzados provenientes de 22 fornecedores, tendo sido pesados à entrada, a meio e no final do ensaio, que durou 2 meses. Os animais foram submetidos a três programas vacinais: vacinação completa na exploração de recria, com reforço após 28 dias; primovacinação na exploração de recria e reforço na Unidade de Manhente; vacinação completa efetuada na Unidade de Manhente. Foram analisados diversos parâmetros de crescimento e ingestão alimentar estimados em duas fases distintas e durante o período do ensaio, designadamente, peso vivo, ganho médio diário (GMD), índice de conversão (IC), ingestão média diária (INGDobs) e consumo alimentar residual (CAR), cujas estatísticas descritivas foram determinadas com o PROC MEANS e o PROC FREQ do programa do SAS®. Através do PROC CORR do mesmo programa estimaram-se os coeficientes de correlação de Pearson entre as características avaliadas. Procedeu-se a uma análise de variância de cada característica de crescimento e ingestão alimentar, com o PROC GLM do programa SAS®, com o objetivo de avaliar os principais efeitos ambientais que as influenciaram (exploração de origem, estação de nascimento, sexo do animal, tipo de pré-condicionamento, número de tratamentos e peso ao início do ensaio). Os animais registaram durante o ensaio um GMD de 1,388±0,318 kg/dia e um IC de 4,628±1,627 de MS por kg de peso vivo. Os coeficientes de correlação de Pearson dos vários parâmetros de crescimento e ingestão estudados evidenciam correlações positivas e elevadas. O efeito da exploração de origem e do sexo do animal influenciaram significativamente (P<0.01) todas as características analisadas, com exceção do IC2 e do CAR. O GMD1, GMD2 e GMDT foram influenciados significativamente (P<0,01) pelo efeito linear do peso ao início do ensaio e a INGDobs e o CAR pelo efeito quadrático do peso ao início do ensaio. O pré-condicionamento apenas influenciou significativamente o GMD1 para P<0,05 e a INGDobs e o CAR, ambos para P<0,01, observando-se GMD’s mais elevados e menores ingestões e consumo alimentar residual quando os animais foram vacinados na exploração de recria e efetuaram o reforço na exploração de engorda na Unidade de Manhente. Tendo em consideração os múltiplos fatores que influenciam o desempenho dos animais em engorda, é fundamental definir corretamente o programa vacinal e o momento mais adequado para o efetuar.
- A importância do brincar, do jogo e da atividade lúdica associada à aprendizagem cooperativa na aquisição de competências formais e sociaisPublication . Pedroso, Neusa; Castro, HelenaO presente relatório é fruto dos projetos de intervenção da Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e da Prática de Ensino Supervisionada em Ensino Básico do 1º ciclo. Em contexto de Pré-escolar, o projeto de intervenção desenvolveu-se com um grupo de 21 crianças com 5 anos de idade que frequentam a valência de pré-escolar numa instituição privada de solidariedade social. Este projeto pretendia ir ao encontro das necessidades/interesses das crianças. Visto, neste contexto, o projeto de intervenção ter sido bem-sucedido, procuramos perceber de que forma a brincadeira, livre e orientada, nas diversas áreas, é promotora de aprendizagens. Já em contexto de 1º ciclo do Ensino Básico, o projeto de intervenção foi desenvolvido numa escola pública com uma turma de 26 crianças do 1º ano de escolaridade. Também, neste contexto, procuramos saber quais os interesses e necessidades das crianças. Desta forma, desenvolvemos um projeto de intervenção baseado em atividades lúdicas, no jogo e na Aprendizagem Cooperativa. O processo de investigação, levado a cabo, seguiu os pressupostos da investigação-ação e a recolha de dados foi efetuada, sobretudo, através das observações realizadas ao longo da prática. Optámos por uma observação participante e naturalista e, por isso, a maior parte das notas correspondentes à observação foram registadas à posteriori; assim, procurámos, também, evitar que o comportamento e as ações das crianças fossem influenciados. As notas de campo incluem ainda, registos das conversas com as crianças, a educadora e a professora titular que se revelaram fundamentais para clarificar as observações e atingir os objetivos da investigação. Analisados os dados, concluímos que, por um lado, em contexto de educação pré-escolar, a brincadeira livre nas áreas, quando orientada, é sem dúvida promotora de aprendizagens para as crianças. E que, por sua vez, em contexto de sala de aula no 1º ciclo do ensino básico, é possível por meio de atividades lúdicas e da Aprendizagem Cooperativa desenvolver competências sociais.
- As inteligências múltiplas em contexto de educação pré-escolarPublication . Mendonça, Maria Carolina; Nogueira, ClementinaEste relatório resultou da Prática de Ensino Supervisionada e de um projeto de investigação desenvolvidos numa entidade cooperante de ensino particular, numa sala com vinte e quatro crianças com quatro anos de idade, em contexto de Educação Pré- Escolar e o seu objetivo foi caracterizar as inteligências múltiplas de cada criança. Dividese em três partes: a primeira relativa à prática profissional em contexto de Educação Pré- Escolar, a segunda integra o enquadramento teórico e a terceira refere-se ao projeto de investigação. Na Prática de Ensino Supervisionada foi desenvolvido um projeto educativo que integrou um conjunto de atividades, nas quais se suportou o projeto de investigação. O conhecimento da Teoria das Inteligências Múltiplas veio proporcionar a base conceptual para um trabalho pedagógico diferenciado, desenvolvido num clima de autonomia das crianças. O projeto de investigação baseou-se na Teoria das Inteligências Múltiplas, reconhecendo que todas as crianças possuem vários tipos de inteligências e que as estratégias pedagógicas devem ser definidas de modo a permitir a expressão e o desenvolvimento de todas (Linguística, Lógico-Matemática, Espacial, Musical, Interpessoal, Corporal- Cinestésica, Intrapessoal e Naturalista). A recolha de dados foi realizada através de uma Tabela de Caracterização das Inteligências Múltiplas, que permitiu fazer o levantamento das aptidões e interesses das crianças. A análise dos dados permitiu identificar que todas as crianças apresentavam uma ou mais inteligências desenvolvidas. Neste grupo a inteligência predominante era a Lógico-Matemática, seguida da Interpessoal, Musical e Intrapessoal. No sexo masculino a inteligência predominante era a Lógico-Matemática e no feminino a Interpessoal e a Intrapessoal. As principais conclusões apontam para a existência de todas as inteligências propostas por Gardner (2006), com variações de criança para criança, reforçando a importância e a necessidade de se valorizarem as diferentes capacidades das crianças no seu processo de desenvolvimento e ganhos de autonomia.
- Causas de refugo em explorações leiteiras: revisão bibliográficaPublication . Martins, Maria de Fátima dos Santos; Duarte, Sofia Alexandra Giestas CancelaOs produtores têm sido cada vez mais aconselhados a otimizar os seus registos e, sobretudo, analisar e tratar tais registos de forma a obter informação que pode ser vital para o melhoramento da rentabilidade da exploração, rentabilidade essa que está dependente da produção leiteira para a obtenção de receitas. O registo das causas de refugo pode ser vantajoso na medida em que permite detetar problemas que ameaçam a economia da exploração que de outra forma passariam despercebidos. Os produtores confrontam-se diariamente com a decisão de refugar e substituir uma vaca por outra que se espera que demonstre uma produção superior. Tal decisão é influenciada por diversos fatores como a saúde, produção leiteira, estado reprodutivo, disponibilidade de novilhas para substituição, desempenho reprodutivo, capacidade da exploração, quotas/limites de produção e preços do leite e carne. As causas de refugo mais comumente registadas são doença metabólica, performance reprodutiva insatisfatória, problemas de úbere e produção leiteira baixa, acidentes/lesões e claudicação. Em cada uma destas são verificadas tendências dentro de fases específicas de lactação, número de paridade e o momento em que é detetado o problema. O presente trabalho consistiu na revisão bibliográfica dos principais fatores que influenciam a decisão do refugo e a identificação das respetivas causas. Foram analisadas e descritas individualmente cada uma das causas e efetuada uma análise da situação atual.
- Relatório de estágio no Backoffice do departamento de Advantage da Staples Portugal: uma análise do relacionamento com o cliente do canal de vendas B2BPublication . Silva, Dazilda Isabel Mendonça Amaral da; Herter, MárciaO presente trabalho consiste num relatório de estágio para conclusão do mestrado em Gestão e Estratégia Empresarial. O estágio foi realizado no Departamento Comercial da Staples denominado Advantage, que é o departamento responsável pelas vendas B2B da empresa, e cingiu-se na colocação de encomendas de clientes no ERP da empresa, e realização de alguns procedimentos relacionados com plataformas de compras. Tendo dentre objetivos listados para o estágio a melhoria da performance da empresa com impacto no cliente e constatando que a atividade desenvolvida era muito operacional, não permitindo muitos ajustes, por se tratar de inserção de informações num programa. A autora viu como oportuno analisar o relacionamento no canal de venda B2B para que se possa ter informação, no sentido de dar inputs para melhoria da gestão do Departamento. Para alcançar o objetivo foram realizadas cinco entrevistas com funcionários que tem contato direto com os clientes B2B, durante o período em que a estagiária esteve na instituição acolhedora. Os dados foram analisados por cinco categorias, na qual resultou na perceção que a empresa prima em manter um relacionamento de continuidade, proximidade e confiança com os clientes. Pode-se perceber que apesar da empresa ter o CRM disponível, não é utilizado pela equipa comercial, outro elemento verificado nas entrevistas é que a Staples tem realizado melhorias a nível interno, no processo da encomenda, bem como junto dos parceiros, isto é, fornecedores e transportadoras, no sentido de melhorar o relacionamento com o cliente B2B. Por fim constatou-se que apesar de não existir uma estratégia propriamente definida de fidelização dos clientes, a Staples tem procurado fidelizar os clientes de várias formas, nesse sentido, recomenda-se a implementação do CRM, no sentido de retirar todo o proveito que pode advir do mesmo para reforçar a fidelização dos clientes.