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- Uma educação diferenciada:Publication . Pimentel, Marta; Gonçalves, Ana CristinaO presente estudo, centrado numa pesquisa sobre a utilização da diferenciação pedagógica, em contexto de educação pré-escolar, teve como principal objetivo refletir sobre a forma como os educadores de infância utilizam a mesma. Para atingir este objetivo investigámos, no plano teórico, o conceito de diferenciação pedagógica e as suas dimensões, a sua importância em contexto de educação pré-escolar e a importância do educador de infância, bem como algumas estratégias práticas. No plano empírico optámos por uma abordagem interpretativa do fenómeno em estudo. Relativamente a técnica de recolha de dados, optámos por um questionário destinado a educadores de infância que exercem em instituições públicas ou IPSS. Participaram neste estudo cinquenta educadoras de infância que exercem em contexto de educação pré-escolar, sendo que vinte e cinco exercem em instituições públicas e as restantes em IPSS. O método utilizado, um estudo exploratório, colocou-nos enquanto investigadores, em contacto direto com os inquiridos permitindo-nos compreender com detalhe o que pensam sobre a temática abordada. Segundo Serrano (2004) importa conhecer as veracidades concretas, de acordo com dimensões reais e temporais, no seu contexto social. A análise e interpretação dos dados recolhidos permitiram compreender a perspetiva dos mesmos, relativamente à forma como utilizam a diferenciação pedagógica, na sua prática profissional. Os resultados obtidos mostram-nos o seu conhecimento relativamente ao tema, sobre as suas práticas, a importância que lhe atribuem, estratégias que utilizam e as dificuldades que sentem. As principais conclusões da investigação demonstram que os educadores de infância usufruem deste modelo, contudo demonstram dificuldades para o colocarem em prática, revelando que existe a necessidade de sensibilizar as próprias instituições para possibilitarem a execução de uma pedagogia diferenciada.
- Avaliação das acções de desenvolvimento rural no concelho de Santa Comba Dão após o Incêndio de 15 Outubro de 2017Publication . Ferraz, Ivone Loureiro; Gonçalves, José ManuelResumo O incêndio de 15 de Outubro de 2017, teve consequências socioeconómicas e ambientais gravosas ao atingir 80% da área do concelho de Santa Comba Dão, que se localiza na Beira Alta, Região Centro de Portugal Continental e se caracteriza pela agricultura, maioritariamente, familiar de auto-subsistência. Este concelho é também marcado pela desertificação humana, envelhecimento da população, desordenamento do território e da floresta e pelo abandono da agricultura e da floresta. Observa-se a correlação entre as problemáticas da sociedade e dos espaços rurais, das actividades agrícola e florestal e dos fogos rurais, e concomitantemente, com o desenvolvimento rural do concelho. Através de análise de dados recolhidos, no terreno após o incêndio de 15 de Outubro de 2017, junto de agricultores lesados e de decisores locais, regionais e centrais, identificam-se: os principais factores contributivos para os fogos rurais; o impacte agrícola causado pelo incêndio; o efeito das acções e dos apoios agrícolas existentes e os disponibilizados após o incêndio para a reposição do potencial produtivo; e respectivas consequências no desenvolvimento rural do concelho. Este Relatório de Estágio poderá ser também um contributo para uma profunda reflexão, quer por parte dos agricultores quer por parte dos decisores locais, regionais e centrais, sobre as problemáticas do espaço rural e seu ordenamento, da sociedade rural, da agricultura, da floresta e dos fogos rurais, bem como, sobre as suas consequências no desenvolvimento rural e a necessidade urgente de intervenção, em especial na Região Centro. Palavras-chave: Desenvolvimento rural; Agricultura; Incêndios rurais; Impacto agrícola. Avaliação das acções de desenvolvimento rural no concelho de Santa Comba Dão Após o Incêndio de 15 Outubro de 2017
- O estudo da socialização antecipatória em treino desportivo e a sua influência nas orientações educacionais dos professores de educação físicaPublication . Alves, Álvaro; Vieira, FernandoO presente trabalho pretende identificar e caracterizar as orientações educacionais dos professores de Educação Física do ensino secundário, assim como perceber se o background (socialização desportiva) tem, ou não, influência nas suas orientações educacionais. Dentro do objetivo geral, encontram-se dois objetivos específicos: identificar e caracterizar o perfil das orientações educacionais, considerando as variáveis sociodemográficas (género, idade, experiência profissional, habilitações académicas e o background desportivo) e compreender se o facto de já terem sido atletas ou treinadores influencia as próprias orientações educacionais. Desse modo, foram analisadas as orientações educacionais de 60 professores de Educação Física de 14 escolas do Ensino Secundário do concelho de Almada e Seixal, através do VOI-SF (value orientation inventory-short form), o qual foi validado por Vieira (2003). Os resultados obtidos permitem aferir que os professores atribuíram uma elevada prioridade à orientação da Auto-realização e da Integração Ecológica, enquanto que a mais baixa prioridade foi dada ao Processo de Aprendizagem. Quanto ao género, verificou-se que o género masculino segue às orientações da Mestria Disciplinar, Processo de Aprendizagem, Responsabilidade Social e Integração Ecológica, em detrimento do género feminino que segue a Auto-realização. Relativamente à idade, os professores mais novos (30-39 anos) atribuem uma maior prioridade à Responsabilidade Social e à Integração Ecológica, enquanto que os professores com idade intermédia (40-49 anos), atribuem uma maior prioridade à Mestria Disciplinar, ao Processo de Aprendizagem e à Auto-realização. Na questão do background desportivo, os professores que já foram atletas e praticaram desportos coletivos, seguem as orientações de Mestria Disciplinar e Processo de Aprendizagem, enquanto os professores que praticaram desportos individuais valorizam a Responsabilidade Social, Auto-Realização e Integração Ecológica. Os professores que treinaram em alta competição priveligiam a mestria disciplinar e responsabilidade, quando comparados com os seus colegas que tiveram socializações desportivas fora do alto rendimento. No que se refere à hipótese formulada, a mesma pode ser aceite, uma vez que o background desportivo tem influência nas orientações educacionais dos professores de Educação Física, ao englobar experiências anteriores (antecipatória), formação inicial - formal (profissional) e experiências profissionais- formação contínua/permanente (de serviço).
- As orientações educacionais dos professores de educação física e os diferentes ciclos de ensino do sistema educativo PortuguêsPublication . Alves, Marta; Vieira, FernandoO objetivo do presente trabalho passa por identificar e caracterizar as orientações educacionais dos professores de Educação Física do concelho de Almada, que lecionam nos diferentes ciclos de ensino, nomeadamente no ensino básico e no ensino secundário. Deste objetivo geral resultaram dois objetivos específicos: reconhecer e caracterizar o perfil das orientações educacionais, considerando as variáveis sociodemográficas (género, idade e ciclo de ensino) e determinar se os ciclos de ensino e os seus valores, influenciam os objetivos de aprendizagem para com os alunos. Para o efeito, estudaram-se as orientações educacionais de 120 professores de Educação Física de 14 escolas, através do VOI-SF (value orientation inventory-short form), validado por Vieira (2003). Os professores atribuíram uma elevada prioridade à orientação da Autorealização, Integração Ecológica e Responsabilidade Social (esta apenas no 1º Ciclo e Ensino Secundário), conferindo uma baixa prioridade à Mestria Disciplinar e ao Processo de Aprendizagem. No género, é de realçar a predominância do género feminino na Auto-realização, nomeadamente no 1º e 2º Ciclo e no Ensino Secundário. Quanto à idade, no 1º Ciclo afere-se que os professores possuem idades entre os 22-31 anos e privilegiam a Mestria Disciplinar, o Processo de Aprendizagem e a Responsabilidade Social. Já, os professores do 2º Ciclo optam pela Auto-realização e pela Integração Ecológica, enquanto que os professores do 3º Ciclo escolhem a Responsabilidade Social, a Auto-realização e a Integração Ecológica. Por sua vez, os professores do Ensino Secundário valorizam todas as orientações educacionais, à exceção do Processo de Aprendizagem.
- O desenvolvimento emocional das crianças em educação pré-escolarPublication . Lourenço, Ana Raquel; Silva, MarleneO presente Relatório Final advém da prática profissional de ensino supervisionada e tem como objetivo analisar e realçar a importância da educação e desenvolvimento emocional das crianças em contexto de educação Pré-Escolar. Centra-se particularmente no projeto de intervenção intitulado “O Mundo das Emoções”. Neste relatório foi realizado uma investigação-ação, uma vez que, enquanto estagiária, fui parte integrante do contexto, onde pude intervir diretamente no mesmo e onde foram ainda realizadas atividades que fomentaram as emoções primárias. Trabalhar as emoções ajuda a criar uma base emocional saudável, essencial para se aceitar abertamente os outros e desenvolver a própria consciência. Trabalhar as emoções é importante também no sentido preventivo do desenvolvimento de problemas sócio emocionais. A educação Pré-Escolar tem um papel preponderante no desenvolvimento emocional das crianças, por isso, o papel das emoções nas aprendizagens e nos relacionamentos exige que se pense em trabalhar as mesmas. As atividades apresentadas, assim como o projeto demonstram as estratégias utilizadas e, como estas são pertinentes no desenvolvimento emocional das crianças, pois promovem o conhecimento das suas emoções, bem como a sua regulação e bem-estar emocional.
- Measurement of the top quark polarization and $\mathrm{t\bar{t}}$ spin correlations using dilepton final states in proton-proton collisions at $\sqrt{s} =$ 13 TeVPublication . CMS CollaborationMeasurements of the top quark polarization and top quark pair ($\mathrm{t\bar{t}}$) spin correlations are presented using events containing two oppositely charged leptons (e$^+$e$^-$, e$^\pm\mu^\mp$, or $\mu^+\mu^-$) produced in proton-proton collisions at a center-of-mass energy of 13 TeV. The data were recorded by the CMS experiment at the LHC in 2016 and correspond to an integrated luminosity of 35.9 fb$^{-1}$. A set of parton-level normalized differential cross sections, sensitive to each of the independent coefficients of the spin-dependent parts of the $\mathrm{t\bar{t}}$ production density matrix, is measured for the first time at 13 TeV. The measured distributions and extracted coefficients are compared with standard model predictions from simulations at next-to-leading-order (NLO) accuracy in quantum chromodynamics (QCD), and from NLO QCD calculations including electroweak corrections. All measurements are found to be consistent with the expectations of the standard model. The normalized differential cross sections are used in fits to constrain the anomalous chromomagnetic and chromoelectric dipole moments of the top quark to $-$0.24 $