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Abstract(s)
O objetivo do presente trabalho passa por identificar e caracterizar as orientações
educacionais dos professores de Educação Física do concelho de Almada, que lecionam
nos diferentes ciclos de ensino, nomeadamente no ensino básico e no ensino secundário.
Deste objetivo geral resultaram dois objetivos específicos: reconhecer e
caracterizar o perfil das orientações educacionais, considerando as variáveis
sociodemográficas (género, idade e ciclo de ensino) e determinar se os ciclos de ensino
e os seus valores, influenciam os objetivos de aprendizagem para com os alunos.
Para o efeito, estudaram-se as orientações educacionais de 120 professores de
Educação Física de 14 escolas, através do VOI-SF (value orientation inventory-short
form), validado por Vieira (2003).
Os professores atribuíram uma elevada prioridade à orientação da Autorealização,
Integração Ecológica e Responsabilidade Social (esta apenas no 1º Ciclo e
Ensino Secundário), conferindo uma baixa prioridade à Mestria Disciplinar e ao
Processo de Aprendizagem. No género, é de realçar a predominância do género
feminino na Auto-realização, nomeadamente no 1º e 2º Ciclo e no Ensino Secundário.
Quanto à idade, no 1º Ciclo afere-se que os professores possuem idades entre os
22-31 anos e privilegiam a Mestria Disciplinar, o Processo de Aprendizagem e a
Responsabilidade Social. Já, os professores do 2º Ciclo optam pela Auto-realização e
pela Integração Ecológica, enquanto que os professores do 3º Ciclo escolhem a
Responsabilidade Social, a Auto-realização e a Integração Ecológica.
Por sua vez, os professores do Ensino Secundário valorizam todas as orientações
educacionais, à exceção do Processo de Aprendizagem.
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Keywords
Educação Física Ciclo de ensino Orientações educacionais