Publication
As orientações educacionais dos professores de educação física e os diferentes ciclos de ensino do sistema educativo Português
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Vieira, Fernando | |
dc.contributor.author | Alves, Marta | |
dc.date.accessioned | 2021-06-18T13:22:28Z | |
dc.date.available | 2021-06-18T13:22:28Z | |
dc.date.issued | 2019-07-08 | |
dc.description.abstract | O objetivo do presente trabalho passa por identificar e caracterizar as orientações educacionais dos professores de Educação Física do concelho de Almada, que lecionam nos diferentes ciclos de ensino, nomeadamente no ensino básico e no ensino secundário. Deste objetivo geral resultaram dois objetivos específicos: reconhecer e caracterizar o perfil das orientações educacionais, considerando as variáveis sociodemográficas (género, idade e ciclo de ensino) e determinar se os ciclos de ensino e os seus valores, influenciam os objetivos de aprendizagem para com os alunos. Para o efeito, estudaram-se as orientações educacionais de 120 professores de Educação Física de 14 escolas, através do VOI-SF (value orientation inventory-short form), validado por Vieira (2003). Os professores atribuíram uma elevada prioridade à orientação da Autorealização, Integração Ecológica e Responsabilidade Social (esta apenas no 1º Ciclo e Ensino Secundário), conferindo uma baixa prioridade à Mestria Disciplinar e ao Processo de Aprendizagem. No género, é de realçar a predominância do género feminino na Auto-realização, nomeadamente no 1º e 2º Ciclo e no Ensino Secundário. Quanto à idade, no 1º Ciclo afere-se que os professores possuem idades entre os 22-31 anos e privilegiam a Mestria Disciplinar, o Processo de Aprendizagem e a Responsabilidade Social. Já, os professores do 2º Ciclo optam pela Auto-realização e pela Integração Ecológica, enquanto que os professores do 3º Ciclo escolhem a Responsabilidade Social, a Auto-realização e a Integração Ecológica. Por sua vez, os professores do Ensino Secundário valorizam todas as orientações educacionais, à exceção do Processo de Aprendizagem. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202425720 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/36819 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação Física | pt_PT |
dc.subject | Ciclo de ensino | pt_PT |
dc.subject | Orientações educacionais | pt_PT |
dc.title | As orientações educacionais dos professores de educação física e os diferentes ciclos de ensino do sistema educativo Português | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | closedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Marta Alves.pdf
- Size:
- 868.52 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format