Repository logo
 
Publication

As orientações educacionais dos professores de educação física e os diferentes ciclos de ensino do sistema educativo Português

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorVieira, Fernando
dc.contributor.authorAlves, Marta
dc.date.accessioned2021-06-18T13:22:28Z
dc.date.available2021-06-18T13:22:28Z
dc.date.issued2019-07-08
dc.description.abstractO objetivo do presente trabalho passa por identificar e caracterizar as orientações educacionais dos professores de Educação Física do concelho de Almada, que lecionam nos diferentes ciclos de ensino, nomeadamente no ensino básico e no ensino secundário. Deste objetivo geral resultaram dois objetivos específicos: reconhecer e caracterizar o perfil das orientações educacionais, considerando as variáveis sociodemográficas (género, idade e ciclo de ensino) e determinar se os ciclos de ensino e os seus valores, influenciam os objetivos de aprendizagem para com os alunos. Para o efeito, estudaram-se as orientações educacionais de 120 professores de Educação Física de 14 escolas, através do VOI-SF (value orientation inventory-short form), validado por Vieira (2003). Os professores atribuíram uma elevada prioridade à orientação da Autorealização, Integração Ecológica e Responsabilidade Social (esta apenas no 1º Ciclo e Ensino Secundário), conferindo uma baixa prioridade à Mestria Disciplinar e ao Processo de Aprendizagem. No género, é de realçar a predominância do género feminino na Auto-realização, nomeadamente no 1º e 2º Ciclo e no Ensino Secundário. Quanto à idade, no 1º Ciclo afere-se que os professores possuem idades entre os 22-31 anos e privilegiam a Mestria Disciplinar, o Processo de Aprendizagem e a Responsabilidade Social. Já, os professores do 2º Ciclo optam pela Auto-realização e pela Integração Ecológica, enquanto que os professores do 3º Ciclo escolhem a Responsabilidade Social, a Auto-realização e a Integração Ecológica. Por sua vez, os professores do Ensino Secundário valorizam todas as orientações educacionais, à exceção do Processo de Aprendizagem.pt_PT
dc.identifier.tid202425720pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/36819
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação Físicapt_PT
dc.subjectCiclo de ensinopt_PT
dc.subjectOrientações educacionaispt_PT
dc.titleAs orientações educacionais dos professores de educação física e os diferentes ciclos de ensino do sistema educativo Portuguêspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundáriopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Marta Alves.pdf
Size:
868.52 KB
Format:
Adobe Portable Document Format