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Abstract(s)
O presente estudo, centrado numa pesquisa sobre a utilização da diferenciação pedagógica, em contexto de educação pré-escolar, teve como principal objetivo refletir sobre a forma como os educadores de infância utilizam a mesma.
Para atingir este objetivo investigámos, no plano teórico, o conceito de diferenciação pedagógica e as suas dimensões, a sua importância em contexto de educação pré-escolar e a importância do educador de infância, bem como algumas estratégias práticas. No plano empírico optámos por uma abordagem interpretativa do fenómeno em estudo.
Relativamente a técnica de recolha de dados, optámos por um questionário destinado a educadores de infância que exercem em instituições públicas ou IPSS. Participaram neste estudo cinquenta educadoras de infância que exercem em contexto de educação pré-escolar, sendo que vinte e cinco exercem em instituições públicas e as restantes em IPSS.
O método utilizado, um estudo exploratório, colocou-nos enquanto investigadores, em contacto direto com os inquiridos permitindo-nos compreender com detalhe o que pensam sobre a temática abordada. Segundo Serrano (2004) importa conhecer as veracidades concretas, de acordo com dimensões reais e temporais, no seu contexto social.
A análise e interpretação dos dados recolhidos permitiram compreender a perspetiva dos mesmos, relativamente à forma como utilizam a diferenciação pedagógica, na sua prática profissional. Os resultados obtidos mostram-nos o seu conhecimento relativamente ao tema, sobre as suas práticas, a importância que lhe atribuem, estratégias que utilizam e as dificuldades que sentem.
As principais conclusões da investigação demonstram que os educadores de infância usufruem deste modelo, contudo demonstram dificuldades para o colocarem em prática, revelando que existe a necessidade de sensibilizar as próprias instituições para possibilitarem a execução de uma pedagogia diferenciada.
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Keywords
Diferenciação pedagógica Educação pré-escolar Individualidade Inclusão Aprendizagem cooperativa