Publication
Uma educação diferenciada:
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Gonçalves, Ana Cristina | |
dc.contributor.author | Pimentel, Marta | |
dc.date.accessioned | 2019-09-05T10:40:06Z | |
dc.date.available | 2019-09-05T10:40:06Z | |
dc.date.issued | 2019-07-08 | |
dc.description.abstract | O presente estudo, centrado numa pesquisa sobre a utilização da diferenciação pedagógica, em contexto de educação pré-escolar, teve como principal objetivo refletir sobre a forma como os educadores de infância utilizam a mesma. Para atingir este objetivo investigámos, no plano teórico, o conceito de diferenciação pedagógica e as suas dimensões, a sua importância em contexto de educação pré-escolar e a importância do educador de infância, bem como algumas estratégias práticas. No plano empírico optámos por uma abordagem interpretativa do fenómeno em estudo. Relativamente a técnica de recolha de dados, optámos por um questionário destinado a educadores de infância que exercem em instituições públicas ou IPSS. Participaram neste estudo cinquenta educadoras de infância que exercem em contexto de educação pré-escolar, sendo que vinte e cinco exercem em instituições públicas e as restantes em IPSS. O método utilizado, um estudo exploratório, colocou-nos enquanto investigadores, em contacto direto com os inquiridos permitindo-nos compreender com detalhe o que pensam sobre a temática abordada. Segundo Serrano (2004) importa conhecer as veracidades concretas, de acordo com dimensões reais e temporais, no seu contexto social. A análise e interpretação dos dados recolhidos permitiram compreender a perspetiva dos mesmos, relativamente à forma como utilizam a diferenciação pedagógica, na sua prática profissional. Os resultados obtidos mostram-nos o seu conhecimento relativamente ao tema, sobre as suas práticas, a importância que lhe atribuem, estratégias que utilizam e as dificuldades que sentem. As principais conclusões da investigação demonstram que os educadores de infância usufruem deste modelo, contudo demonstram dificuldades para o colocarem em prática, revelando que existe a necessidade de sensibilizar as próprias instituições para possibilitarem a execução de uma pedagogia diferenciada. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202279529 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/29645 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Diferenciação pedagógica | pt_PT |
dc.subject | Educação pré-escolar | pt_PT |
dc.subject | Individualidade | pt_PT |
dc.subject | Inclusão | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem cooperativa | pt_PT |
dc.title | Uma educação diferenciada: | pt_PT |
dc.title.alternative | perspetivas de educadores de infância | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-escolar | pt_PT |