Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Da área do tapete às mesas de madeira:

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Tese Ana Rute Mira.pdf1.03 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente Relatório Final de Mestrado pretende, antes de mais, realçar a importância da transição do pré-escolar para o 1ºano do 1ºciclo do Ensino Básico. Através desta questão, muitas outras surgiram, tais como a necessidade urgente de uma parceria mais vinculada e definida entre professores e educadores, bem como o papel essencial, participativo e mais ativo dos encarregados de educação nesta etapa tão delicada na educação. Esta questão inicial, surgiu em contexto de estágio e dá lugar a um estudo de caso, o qual foca-se em duas instituições de ambas as valências: Educação Pré-Escolar e 1ºCiclo do Ensino Básico, relatando práticas e alguns aspetos bastante importantes nesta transição e adaptação. Foram realizadas entrevistas a docentes de ambas as valências com o objetivo de, não só conhecer as práticas e opiniões de professoras e educadoras, mas também das respetivas coordenações que revelaram um papel tão fulcral neste tema. Serão também retratados alguns aspetos essenciais das Práticas de Ensino Supervisionadas, visando um enquadramento e contextualização do estudo, apresentando-se as instituições em causa, bem como os projetos desenvolvidos ao longo dos estágios. Apresentar-se-ão ainda os resultados e informações obtidas nestas entrevistas, de onde podemos retirar conclusões interessantes. Assim, não deixarão de constar aqui presentes as implicações deste estudo de caso e do Relatório Final no percurso formativo.

Description

Keywords

Transição Adaptação Processo Educação pré-escolar 1º ciclo do ensino básico

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License