Publication
Da área do tapete às mesas de madeira:
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Nogueira, Clementina | |
dc.contributor.author | Mira, Ana Rute | |
dc.date.accessioned | 2022-06-29T10:37:36Z | |
dc.date.available | 2022-06-29T10:37:36Z | |
dc.date.issued | 2016-06-17 | |
dc.description.abstract | O presente Relatório Final de Mestrado pretende, antes de mais, realçar a importância da transição do pré-escolar para o 1ºano do 1ºciclo do Ensino Básico. Através desta questão, muitas outras surgiram, tais como a necessidade urgente de uma parceria mais vinculada e definida entre professores e educadores, bem como o papel essencial, participativo e mais ativo dos encarregados de educação nesta etapa tão delicada na educação. Esta questão inicial, surgiu em contexto de estágio e dá lugar a um estudo de caso, o qual foca-se em duas instituições de ambas as valências: Educação Pré-Escolar e 1ºCiclo do Ensino Básico, relatando práticas e alguns aspetos bastante importantes nesta transição e adaptação. Foram realizadas entrevistas a docentes de ambas as valências com o objetivo de, não só conhecer as práticas e opiniões de professoras e educadoras, mas também das respetivas coordenações que revelaram um papel tão fulcral neste tema. Serão também retratados alguns aspetos essenciais das Práticas de Ensino Supervisionadas, visando um enquadramento e contextualização do estudo, apresentando-se as instituições em causa, bem como os projetos desenvolvidos ao longo dos estágios. Apresentar-se-ão ainda os resultados e informações obtidas nestas entrevistas, de onde podemos retirar conclusões interessantes. Assim, não deixarão de constar aqui presentes as implicações deste estudo de caso e do Relatório Final no percurso formativo. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201548615 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/41215 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Transição | pt_PT |
dc.subject | Adaptação | pt_PT |
dc.subject | Processo | pt_PT |
dc.subject | Educação pré-escolar | pt_PT |
dc.subject | 1º ciclo do ensino básico | pt_PT |
dc.title | Da área do tapete às mesas de madeira: | pt_PT |
dc.title.alternative | a transição do pré-escolar para o 1º ciclo do ensino básico – um estudo de caso | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1