Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
735.84 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório final de Mestrado intitula-se “Estratégias para Promover a Área da Formação Pessoal e Social no Desenvolvimento Global e Integral da Criança”. Pretende-se realçar a importância desta área no contexto educativo e encontrar estratégias, ferramentas e recursos, que o educador de infância possa utilizar para desenvolver e promover esta área no contexto educativo, contribuindo para que as crianças se tornem adultos equilibrados e cidadãos capazes de viver consigo e com os outros e de participar ativamente na sociedade. A educação pré-escolar é considerada como a primeira etapa de formação ao longo da vida; por isso, enquanto educadores, agentes dessa formação, torna-se relevante não só planear aprendizagens relacionadas com as diversas áreas do saber, como focar-nos numa educação holística, valorizando a componente afetiva, num ambiente adequado às necessidades e interesses das crianças, desenvolvendo atitudes, comportamentos e competências sociais. No atual documento, é apresentada uma reflexão sobre evidências de práticas relacionadas com a área da formação pessoal e social recolhidas na sala de jardim de infância, em contexto de estágio. Optou-se por utilizar uma abordagem de investigação qualitativa, operacionalizada através da recolha documental, dos registos de observação e da aplicação de uma entrevista, seguidos da análise e discussão dos dados assim recolhidos.
Description
Keywords
Formação pessoal e social Estratégias Valores Competências Cidadania