Publication
A importância de aprender ciências através de atividades experimentais em educação pré-escolar
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Figueiroa, Alcina | |
dc.contributor.author | Ferreira, Maria Aldina | |
dc.date.accessioned | 2019-04-09T15:47:02Z | |
dc.date.available | 2019-04-09T15:47:02Z | |
dc.date.issued | 2019-01-29 | |
dc.description.abstract | O trabalho aqui apresentado insere-se no âmbito do relatório de estágio da prática de ensino supervisionada, para a aquisição do grau de mestre em educação pré-escolar. Este relatório refere-se a um Projeto de Intervenção, realizado com um grupo de 23 crianças no jardim-de-infância O Jardim Infantil Os Pirralhos do Marquês. O projeto pretendia perceber o interesse das crianças na realização de atividades experimentais no âmbito das ciências destro do projeto de turma e indo sempre ao encontro dos interesses e necessidades do grupo, tendo como objetivo comparar as opiniões que pais e educadores têm sobre as atividades experimentais e perceber se os pais sentiram que os filhos tinham interesse em realizar atividades experimentais. Tentou também perceber-se a razão das educadoras trabalharem pouco as atividades experimentais em ciências com as crianças e o motivo por tal acontecer. Através deste relatório pretende-se apresentar a importância de aprender ciências através de atividades experimentais em Educação Pré-Escolar, e o processo de investigação foi sustentado numa metodologia mista, baseando-se em observação participante da investigadora durante a prática, em entrevistas realizadas às educadoras da instituição e em questionários realizados aos pais das crianças do grupo. Os resultados obtidos evidenciam a importância que os pais sentiram nas aprendizagens dos filhos com as atividades realizadas, as aprendizagens que as crianças adquiriram com as mesmas, o porquê do receio das educadoras em trabalharem estas atividades e a importância que lhes dão. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202212084 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/28212 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Atividades experimentais | pt_PT |
dc.subject | Ciências na educação pré-escolar | pt_PT |
dc.title | A importância de aprender ciências através de atividades experimentais em educação pré-escolar | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar | pt_PT |