CI - CSMG - Relatórios de Estágio
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- Conhecer Portugal através das suas canções rústicas: utilização didática de um reportório vocal/coral de origem etnográfica nas classes de Música de ConjuntoPublication . Ferreira Pinto, Aureliano; Mateus, MárioO Relatório de Prática Pedagógica Supervisionada que se apresenta, subordinada ao tema, Conhecer Portugal através das suas canções rústicas: Utilização didática de um reportório vocal/coral de origem etnográfica nas classes de Música de Conjunto, teve como principais objetivos sensibilizar alunos de uma turma de classe de Música de Conjunto para o conhecimento de canções rústicas do Cancioneiro Popular Português. Dividido em três partes, foi conformado por um Referencial Teórico e sustentado por um Referencial Metodológico de investigação-ação, no qual a análise qualitativa teve um papel determinante na recolha e no tratamento de dados. O modelo de Relação Pedagógica (RP), de Renald Legendre (2005) alicerçou os procedimentos metodológicos e científicos que se trabalharam. Fernando Lopes-Graça (1981;1989; 1991) constitui-se como figura proeminente nos contextos do estudo das canções rústicas e na luta pela utilização do património musical etnográfico no ensino. O Cancioneiro Popular Português (1991) da autoria de Michel Giacometti e Fernando Lopes-Graça foi o documento inspirador para a elaboração do PROGRAMA DE INTERVENÇÃO implementado. A Amostra foi constituída por um grupo de 23 alunos da Fundação Conservatório Regional de Gaia, meio onde se desenvolveu toda a ação educativa. Através de uma criteriosa análise de conteúdo (Bardin, 1997) e de uma posterior categorização, foi-nos possível perceber e interpretar os resultados obtidos. Os indicadores revelam da grande importância que se deverá atribuir ao ensino e à aprendizagem de canções rústicas, enquanto transmissoras de um profundo sentido musical e estético nos contextos do ensino especializado da música. A ligação ao estudo das províncias portuguesas, conduziu os alunos à identificação de uma geografia-musical e do perfil antropológico do povo português.
- Do silêncio ao som - A importância do Ictus no ensino da música de conjuntoPublication . Manuel Cidade Filipe da Silva, José; Mateus, MárioNo ensino vocacional e artístico da Música, as Classes de Conjunto constituem a via privilegiada para a formação artística no contexto de uma realização musical em conjunto. As idiossincrasias das Classes de Conjunto conferem ainda uma valiosa circunstância para a formação humana, social e individual e para a promoção de valores éticos, morais e estéticos, intrinsecamente associados à finalidade educativa. A relevância das Classes de Conjunto requer que o professor desta unidade curricular assuma uma panóplia de funções e responsabilidades que tornam exigível um processo de comunicação motivador e eficaz, envolvendo a gestualidade da sua regência, em ordem à realização informada da composição musical, finalidade última do seu processo de ensino-aprendizagem. Com base nos resultados do Projeto de Investigação realizado no âmbito do Estágio de Prática Pedagógica Supervisionada, a implementação, pelo professor da Classe de Conjunto, de uma prática pedagógica intencionalmente dirigida à exibição do ictus (ponto de marcação) tende a promover uma execução musical mais consistente, expressiva e sincronizada. Essa avaliação é, não apenas, o resultado da primordial e insubstituível capacidade de audição crítica da realização musical, mas também da utilização inovadora, em contexto escolar, de recentes ferramentas informáticas, que analisando os parâmetros musicais mais diretamente implicados, permitem incrementar a exatidão da apreciação auditiva.
- Elementos da Expressão Corporal de Delsarte no ensino da música em alunos de cantoPublication . Manuel Faria Reis, FranciscoO presente Relatório é parte integrante do Estágio de Prática Pedagógica Supervisionada, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Música - Especialização em Canto - ministrado no Conservatório Superior de Música de Gaia, no ano letivo de 2019/2020. Este documento integra um descritivo dessa intervenção pedagógica, estando nele contido, a fundamentação teórica do projeto de investigação que lhe esteve na base, a explicitação do quadro metodológico orientador da prática pedagógica e um descritivo dessa intervenção. O racional que presidiu ao trabalho de estágio teve como tema central a identificação e aplicação de conceitos e exercícios retirados do sistema de François Delsarte através do controlo do movimento corporal. Teve como ponto de apoio, exercícios propostos por este autor, a prática metódica do movimento e expressão corporal dos alunos ao serviço da execução musical, sua lógica estrutural e expressiva e aliança psicofísica. Assim, na referida intervenção, usou-se uma gestualidade inspirada no sistema de François Delsarte, observando-se como esta pode influenciar a expressividade do som nos alunos de Canto, num contexto da realização de alguns exercícios propostos por Delsarte, através da exploração das afinidades entre estes exercícios, os elementos da expressão musical e corporal. Identificados e analisados os resultados, concluímos, ainda que provisoriamente, que a nossa proposta didática teve efeitos positivos no desempenho e compreensão da música como linguagem expressiva, a nível individual por parte dos alunos integrantes da Classe de Canto do estágio supervisionado. A realização do Estágio e a redação do relatório seguiu ainda as orientações metodológicas preconizadas por Legendre (2005) no seu modelo de Relação Pedagógica (RP) e a estratégia formativa orientou-se pelo conceito Investigação-ação. Ambos os quadros referenciais são explicitados mais à frente.
- A Emotividade no ensino do Canto - Influências das emoções fictícias no comportamento vocalPublication . Ana Sofia Malaquias Vinhas Marques PereiraEste Estágio Supervisionado teve como principal objetivo projetar e implementar uma metodologia eficaz para melhorar a qualidade do som vocalmente emitido por alunos de canto, libertando-o das tensões corporais, através da introdução e aplicação da expressão vocal de emoções fictícias no ensino do canto. Esta investigação foi levada a cabo no âmbito do Projeto Pedagógico no sentido de complementar os poucos estudos já existentes direccionados para a aplicação das emoções na vertente do Ensino do Canto. Procurou-se também com este estudo encontrar algumas soluções para a problemática dos desajustes na performance vocal, com o objetivo de atenuar as tensões corporais provocadas talvez pelo excesso de informação técnica transmitida ao longo da aula de canto. Este Projeto Pedagógico foi desenvolvido na Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra, com três alunas da disciplina de Canto, tendo idades compreendidas entre os 16 e os 24 anos. Partiu-se de uma estrutura geral que foi sofrendo alterações no decorrer do Estágio, de forma a tornar os exercícios de técnica vocal personalizados a cada aluno, sendo a sua aplicação efetuada em cada aula de Canto. As alunas, que se disponibilizaram a participar neste Projeto, tinham todas menos de 3 anos de prática vocal e apresentavam diversas dificuldades técnicas, tais como palato mole demasiado baixo, retração persistente da língua, lateralização da mandíbula, tensões significativas do torso, nasalização da voz, entre outros. No decorrer das aulas efetuadas constatou-se que quando se pedia às alunas para expressarem uma determinada emoção (alegria, tristeza, raiva ou surpresa), a qualidade sonora melhorava pois as alunas não se encontravam tão tensas (deixavam de pensar em demasia no que precisavam de realizar em termos técnicos e físicos) apresentando uma colocação vocal mais próxima do pretendido nas notas agudas, ao expressar as emoções de alegria e surpresa, e nas notas mais graves, nas emoções raiva e tristeza (palato mole subido, coluna de ar sem obstruções, ressoadores ativos). Com esta intervenção metodológica observaram-se significativas melhorias ao nível da qualidade do som vocalmente emitido, das tensões corporais e da expressividade.
- Execução musical e movimento - Elementos da teoria de movimento de Rudolf Laban no ensino da música em classes de conjuntoPublication . Francisco Manuel Faria Reis; Mateus, MárioO presente Relatório é parte integrante do Estágio Supervisionado, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Música - Especialização em Música de Conjunto - ministrado no Conservatório Superior de Música de Gaia, no ano letivo de 2018/2019. Este documento integra um descritivo dessa intervenção pedagógica, estando nele contido, a fundamentação teórica do projeto de investigação que lhe esteve na base, a explicitação do quadro metodológico orientador da prática pedagógica e um descritivo dessa intervenção. O racional que presidiu ao trabalho de estágio teve como tema central a identificação e aplicação de conceitos e exercícios retirados da obra de Rudolf Laban “Teoria do movimento”. Teve como ponto de apoio, exercícios propostos por este autor, a prática metódica do movimento e expressão corporal dos alunos ao serviço da execução musical, sua lógica estrutural e expressiva e aliança psicofísica. Assim, na referida intervenção, usou-se uma gestualidade inspirada no sistema de Rudolf Laban, observando-se como esta pode influenciar a expressividade do som nas classes de conjunto, num contexto da realização de alguns exercícios propostos por Laban, através da exploração das afinidades entre estes exercícios e os elementos da expressão musical. ificados e analisados os resultados, concluímos, ainda que provisoriamente, que a nossa proposta didática teve efeitos positivos no desempenho e compreensão da música como linguagem expressiva, tanto a nível individual como coletivo por parte dos alunos integrantes do quinteto de sopros que serviu de apoio à realização do estágio supervisionado. A realização do Estágio e a redação do relatório seguiu ainda as orientações metodológicas preconizadas por Legendre (2005) no seu modelo de Relação Pedagógica (RP) e a estratégia formativa orientou-se pelo conceito Investigação-ação. Ambos os quadros referenciais são explicitados mais à frente.
- Exercícios para o Incremento do Timbre e Ductilidade da VozPublication . André Costa Nogueira, IvoA elaboração deste Relatório de Estágio, subordinado ao tema: Exercícios para o incremento do timbre e da ductilidade da voz, pretende refletir todo o trabalho que conjeturei para a minha prática pedagógica, inserida no Mestrado em Ensino da Música, com a especialização em Canto. Tem como principal finalidade apresentar um testemunho reflexivo sobre as aprendizagens e experiências pedagógicas vividas durante esta experiência, no âmbito do ensino artístico e especializado da Música. Desta forma, o documento que se apresenta encontra-se estruturado da seguinte forma: Na primeira parte, apresentamos um enquadramento teórico e metodológico, que fundamenta o estudo da temática em questão. Na segunda parte, procuramos realizar uma abordagem descritiva do ambiente escolar, acompanhada de toda uma exposição da experiência profissional realizada, através da implementação de um programa de intervenção. Na terceira e última parte, pretendemos expor o tratamento e a aferição dos resultados obtidos no programa realizado, bem como uma reflexão acerca desses mesmos resultados. Para tal reflexão foram apurados os dados recolhidos ao longo da realização do projeto de investigação, tendo como base a observação e a reflexão sobre os métodos de ensino aplicados, assim como sobre os resultados obtidos. A metodologia científica utilizada recaiu sobre os pressupostos da investigação-ação, escolhendo-se para a sua contextualização e análise o modelo de Relação Pedagógica (RP), de Renald Legendre (2005). As atividades pedagógicas foram desenvolvidas na Academia José Atalaya, situada na cidade de Fafe, sendo Sujeitos de ensino-aprendizagem um conjunto de alunos dos cursos de Canto/Técnica Vocal, desta mesma Academia. O Relatório termina com as conclusões finais, referências bibliográficas, e anexos.
- A Gestualidade do Professor: A expansão e o recolhimento da gestualidade como elementos que suscitam alterações na realização musical dos alunos da disciplina de classe de conjuntoPublication . Miguel Bovião Monteiro, José; Mateus, MárioO presente relatório incide sobre o Estágio Pedagógico Supervisionado, realizado no âmbito da obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, com especialidade em Classe de Conjunto, ministrado no Conservatório Superior de Música de Gaia. A intervenção pedagógica que lhe corresponde e o projeto de investigação que a complementou tiveram como tema central a gestualidade do professor da disciplina de Classe de Conjunto enquanto regente musical, mais concretamente sobre a gestualidade que faz a aplicação da expansão e do recolhimento que poderão suscitar alterações na realização musical dos alunos da disciplina de Classe de Conjunto (sopros), pertencentes ao 3.º ciclo do ensino básico, do ensino especializado da música. O ambiente de ensino/aprendizagem proporcionado pela disciplina de Classe de Conjunto (sopros) permite aos alunos por em prática e consolidar os conhecimentos adquiridos nas outras disciplinas do ensino especializado da música, bem como, preparálos para a prática musical de conjunto. Contudo, os alunos pertencentes a este nível de ensino, ainda não adquiriram noções sólidas relativas ao fraseamento musical e principalmente sobre os aspectos qualitativos que compõem a gestualidade da regência musical do professor da disciplina de Classe de Conjunto, bem como, da sua adequação ao texto musical em geral e à frase musical em particular. Deste modo, com a escolha desta temática e consequente aplicação deste projecto de intervenção pedagógico, pretende-se aferir, através da análise qualitativa da realização musical destes alunos, da possibilidade de lhes suscitar alterações na sua realização musical através da gestualidade da regência musical do professor, nomeadamente na sua aprendizagem musical e na capacidade de atribuição de um significado simbólico maior do que a mera marcação da pulsação.
- Imagens Mentais e Sensoriais no Ensino e na Prática do Canto EruditoPublication . Maria Fernández Batista, Ana; Salgado, AntónioO presente Relatório é parte integrante do Estágio Supervisionado, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino da Música - Especialidade em Canto - ministrado no Conservatorio de Música de Gaia, no ano letivo 2019-2020. Este Estágio teve como temas principais: a) a aplicação de imagens mentais e sensoriais nos exercícios respiratórios, vocalizos e repertório executado pelos alunos; b) a prática de jogos didáticos inspirados nas imagens mentais e sensações, com os objetivos que a seguir se enumeram: Ativar de maneira eficiente o complexo funcionamento dos três mecanismos do Canto Erudito: Mecanismo Respiratório, Mecanismo Fonador e Mecanismo Ressonador sob a cooordenação do Sistema Nervoso Central. Conseguir o equilíbrio entre a tonicidade de alguns músculos e o relaxamento de outros a fim de optimizar a qualidade do som vocal emitido. Incrementar a qualidade e a intensidade do som vocal produzido respeitando o instrumento vocal que cada aluno. O racional que presidiu ao trabalho de Estágio integrou conceitos e funções da musculatura respiratória, do aparelho fonador e ressonador em relação com as diferentes ‘impostações’ (colocações) vocais. A planificação do Estágio seguiu as orientações preconizadas por Legendre (2005) no seu modelo de Relação Pedagógica (RP) e a estratégia formativa no quadro do conceito de Investigação-Ação. Pelos registos apresentados na análise categorial e pela interpretação dos resultados retirados dos instrumentos de recolha de dados, parece legítimo e apropriado concluir que as imagens mentais geram uma série de sensações complexas que ajudam a identificar e pôr em funcionamento os diferentes mecanismos do Canto Erudito, e que devem ser utilizadas num perfecto equilíbrio, facilitando, assim, o seu estudo e a sua prática.
- A importância da dinâmica na realização do movimento sonoroPublication . Bruno Miguel Liberato Nunes; Mateus, Mário; Daniel, OliveiraO trabalho que se apresenta integra-se na Unidade Curricular de Estágio Supervisionado, por mim realizado, do Mestrado em Ensino de Música, na especialidade em Música de Conjunto, a decorrer no Conservatório Superior de Música de Gaia, com vista à obtenção do grau de Mestre do referido curso. Este estágio teve como tema central a importância da dinâmica na realização do movimento sonoro, sendo uma problemática compartilhada por vários professores e maestros ao longo do seu ensino e regência de alunos principalmente mais jovens em início da aprendizagem vocacional da música. Procurou-se também neste PROGRAMA DE INTERVENÇÃO incorporar princípios de Investigação-Ação, baseando-o num quadro teórico inclusivo de questões respeitantes à natureza da dinâmica musical e do movimento sonoro, bem como os percursos didáticos que podem potencializar as referidas questões descritas. Todo este processo foi enquadrado e conduzido pela aplicação do método de Investigação-Ação, articulado com as temáticas inerentes à dinâmica musical. O PROGRAMA DE INTERVENÇÃO foi desenvolvido no contexto das aulas por mim lecionadas e na turma que me foi atribuída. A observação, audição e ajuste da dinâmica musical, bem como as estratégias didáticas mais adequadas para a obtenção do resultado e efeito pretendidos foi o tema principal do objeto de estudo. Fazem parte deste relatório uma introdução teórica de contextualização dos conceitos, uma Introdução Metodológica onde se sintetizam as principais metodologias utilizadas no decorrer deste estágio, a Análise de Dados e a respetiva Interpretação de Resultados, realizados através da utilização de suportes em Áudio, Imagem Vídeo e Diários de Bordo do mestrando. No final são sintetizadas as principais conclusões obtidas com este trabalho e apresentam-se algumas sugestões para trabalhos futuros. Espera-se que as conclusões retiradas desta Intervenção contribuam para o um aperfeiçoamento das propostas didáticas envolvidas nas Classes de Conjunto, no ensino vocacional da música.
- A importância da Técnica Vocal na Classe Conjunto Vocal do 1º grau do Ensino Vocacional da MúsicaPublication . Sofia Azevedo Silva, Ângela; Salgado, AntónioA investigação científica que se apresenta - A Importância da Técnica Vocal na Classe de Conjunto Vocal do 1º Grau do Ensino Vocacional da Música - integra-se no contexto da unidade curricular Estágio de Prática Pedagógica, integrado no Mestrado em Ensino da Música, com a especialidade em Canto, ministrado no Conservatório Superior de Gaia. Este trabalho de investigação surge como uma oportunidade de estudo e de aprendizagem de novos paradigmas para a minha prática pedagógica, possibilitando corrigir, se necessário, conceitos e automatismos, que até então têm vindo a ser exercidos. A abordagem sobre o valor didático e pedagógico do canto para as crianças está consubstanciada através da análise de diversos estudos, teorias e métodos propostos por diferentes pedagogos ao longo do século XX, que teremos oportunidade de revisitar no decorrer da explanação desta pesquisa, e que motivou o interesse na realização deste trabalho de investigação colocando o enfase na temática acima referida, considerando a relevância reconhecida que o Canto tem na formação artística das crianças. Paralelamente, foram realizados inquéritos a professores com experiência no Ensino de Classe Conjunto Vocal no 1º grau de Diversas Escolas do Ensino Artístico Profissional, bem como a entrevista a um especialista em saúde vocal (otorrinolaringologista). A recolha destes dados e o cruzamento da informação dos mesmos, deram origem a uma série de recomendações pedagógicas, exercícios e reportório a ser utilizado, com o intuito de melhorar e aperfeiçoar a prática pedagógica no ensino das classes de conjunto vocal no 1º grau das escolas do ensino artístico profissional.