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Abstract(s)
O presente Relatório é parte integrante do Estágio Supervisionado, realizado no âmbito do
Mestrado em Ensino da Música - Especialidade em Canto - ministrado no Conservatorio de
Música de Gaia, no ano letivo 2019-2020.
Este Estágio teve como temas principais:
a) a aplicação de imagens mentais e sensoriais nos exercícios respiratórios, vocalizos e
repertório executado pelos alunos;
b) a prática de jogos didáticos inspirados nas imagens mentais e sensações, com os
objetivos que a seguir se enumeram:
Ativar de maneira eficiente o complexo funcionamento dos três mecanismos do Canto
Erudito: Mecanismo Respiratório, Mecanismo Fonador e Mecanismo Ressonador sob
a cooordenação do Sistema Nervoso Central.
Conseguir o equilíbrio entre a tonicidade de alguns músculos e o relaxamento de
outros a fim de optimizar a qualidade do som vocal emitido.
Incrementar a qualidade e a intensidade do som vocal produzido respeitando o
instrumento vocal que cada aluno.
O racional que presidiu ao trabalho de Estágio integrou conceitos e funções da musculatura
respiratória, do aparelho fonador e ressonador em relação com as diferentes ‘impostações’
(colocações) vocais.
A planificação do Estágio seguiu as orientações preconizadas por Legendre (2005) no seu
modelo de Relação Pedagógica (RP) e a estratégia formativa no quadro do conceito de
Investigação-Ação.
Pelos registos apresentados na análise categorial e pela interpretação dos resultados
retirados dos instrumentos de recolha de dados, parece legítimo e apropriado concluir que as
imagens mentais geram uma série de sensações complexas que ajudam a identificar e pôr
em funcionamento os diferentes mecanismos do Canto Erudito, e que devem ser utilizadas
num perfecto equilíbrio, facilitando, assim, o seu estudo e a sua prática.
Description
Keywords
canto erudito imagens mentais imagens sensoriais