Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A importância da dinâmica na realização do movimento sonoro

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
BrunoNunesRelatoriodeEstagio.pdf5.9 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O trabalho que se apresenta integra-se na Unidade Curricular de Estágio Supervisionado, por mim realizado, do Mestrado em Ensino de Música, na especialidade em Música de Conjunto, a decorrer no Conservatório Superior de Música de Gaia, com vista à obtenção do grau de Mestre do referido curso. Este estágio teve como tema central a importância da dinâmica na realização do movimento sonoro, sendo uma problemática compartilhada por vários professores e maestros ao longo do seu ensino e regência de alunos principalmente mais jovens em início da aprendizagem vocacional da música. Procurou-se também neste PROGRAMA DE INTERVENÇÃO incorporar princípios de Investigação-Ação, baseando-o num quadro teórico inclusivo de questões respeitantes à natureza da dinâmica musical e do movimento sonoro, bem como os percursos didáticos que podem potencializar as referidas questões descritas. Todo este processo foi enquadrado e conduzido pela aplicação do método de Investigação-Ação, articulado com as temáticas inerentes à dinâmica musical. O PROGRAMA DE INTERVENÇÃO foi desenvolvido no contexto das aulas por mim lecionadas e na turma que me foi atribuída. A observação, audição e ajuste da dinâmica musical, bem como as estratégias didáticas mais adequadas para a obtenção do resultado e efeito pretendidos foi o tema principal do objeto de estudo. Fazem parte deste relatório uma introdução teórica de contextualização dos conceitos, uma Introdução Metodológica onde se sintetizam as principais metodologias utilizadas no decorrer deste estágio, a Análise de Dados e a respetiva Interpretação de Resultados, realizados através da utilização de suportes em Áudio, Imagem Vídeo e Diários de Bordo do mestrando. No final são sintetizadas as principais conclusões obtidas com este trabalho e apresentam-se algumas sugestões para trabalhos futuros. Espera-se que as conclusões retiradas desta Intervenção contribuam para o um aperfeiçoamento das propostas didáticas envolvidas nas Classes de Conjunto, no ensino vocacional da música.

Description

Keywords

classe de conjunto coro investigação ação dinâmicas musicais movimento sonoro

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License