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Abstract(s)
O presente Relatório é parte integrante do Estágio Supervisionado, realizado no âmbito do
Mestrado em Ensino de Música - Especialização em Música de Conjunto -
ministrado no Conservatório Superior de Música de Gaia, no ano letivo de 2017/2018.
Este Estágio teve como temas principais:
a) a aplicação do movimento corporal articulado com exemplos musicais executados pelos
alunos;
b) a prática de jogos didáticos inspirados em Martenot, com os objetivos que a seguir se
enumeram:
aumentar a eficácia do processo formativo;
suscitar o envolvimento emocional dos alunos dentro da sala de aula;
aumentar os níveis de motivação dos alunos;
incrementar a qualidade do som produzido pelos alunos em contexto de aula e em
público;
O racional que presidiu ao trabalho de Estágio integrou conceitos operacionais de cunho
epistemológico e propostas pedagógico-didáticas formuladas por pedagogos europeus da primeira
metade de século XX. Entre estas propostas avulta a importância conferida ao movimento e a
expressão corporal nos processos de musicalização em sala de aula.
A planificação do Estágio seguiu as orientações preconizadas por Legendre (2005) no seu modelo de
Relação Pedagógica (RP) e a estratégia formativa no quadro do conceito Investigação-ação.
Pelos registos apresentados na análise categorial e pela interpretação dos resultados retirados dos
instrumentos de recolha de dados, parece legítimo e apropriado concluir que o movimento corporal e
os jogos didáticos, utilizados nas classes de conjunto da maneira proposta, constituíram fator
facilitador das aprendizagens cognitivas, performativas e uma melhor compreensão e vivência da
música como linguagem.
Description
Keywords
música de conjunto movimento corporal motivação produção sonora