Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
6.5 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente Projeto de Investigação encontra-se integrado no Estágio Supervisionado do Mestrado em Ensino de Música do Conservatório Superior de Música de Gaia (CSMG), com a Especialidade em Canto, realizado no Conservatório Regional de Música de Vila Real (CRMVR). Este Estágio Supervisionado visa introduzir ao longo das aulas de técnica vocal, exercícios baseados em metáforas gestuais que auxiliem o aluno a libertar-se das suas tensões e inibições durante a sua performance vocal, e a encarar a mesma não só com a responsabilidade e concentração necessárias, mas também com o prazer e a liberdade de poder transmitir ao público os sentimentos e as emoções adequadas à performance vocal que está a realizar. De acordo com a literatura, o corpo é o instrumento que permite ao ser humano a comunicação, bem como a expressão. Assim, torna-se relevante que os intérpretes conquistem a competência de exibir comportamentos naturais nítidos no ato da performance.
Esta Investigação, teve por base a implementação de uma metodologia que abarcou três alunos da classe de Canto, com idades compreendidas entre os 11 e 14 anos. Procurou-se manter a estrutura já definida pela professora Cooperante, implementando gradualmente novos exercícios. Foi solicitada a execução de exercícios originários da Teoria de Laban, de modo a possibilitar a libertação de tensão num primeiro momento, e posteriormente, em união com uma técnica bem consolidada possibilitar ao aluno aprimorar a sua expressão e emissão vocal. Assim, foram notórias melhorias observando-se resultados positivos corroborando os objetivos específicos. Deste modo é possível concluir que a implementação do movimento corporal auxilia na aprendizagem do canto, eliminando tensões, facilitando a aquisição de competências técnicas e conferindo mais liberdade e expressão.
Description
Keywords
canto gesto expressividade