Repository logo
 
Publication

A Gestualidade do Professor: A expansão e o recolhimento da gestualidade como elementos que suscitam alterações na realização musical dos alunos da disciplina de classe de conjunto

datacite.subject.fosMúsicapt_PT
dc.contributor.advisorMateus, Mário
dc.contributor.authorMiguel Bovião Monteiro, José
dc.date.accessioned2020-10-02T15:43:36Z
dc.date.available2020-10-02T15:43:36Z
dc.date.issued2020-06-30
dc.description.abstractO presente relatório incide sobre o Estágio Pedagógico Supervisionado, realizado no âmbito da obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, com especialidade em Classe de Conjunto, ministrado no Conservatório Superior de Música de Gaia. A intervenção pedagógica que lhe corresponde e o projeto de investigação que a complementou tiveram como tema central a gestualidade do professor da disciplina de Classe de Conjunto enquanto regente musical, mais concretamente sobre a gestualidade que faz a aplicação da expansão e do recolhimento que poderão suscitar alterações na realização musical dos alunos da disciplina de Classe de Conjunto (sopros), pertencentes ao 3.º ciclo do ensino básico, do ensino especializado da música. O ambiente de ensino/aprendizagem proporcionado pela disciplina de Classe de Conjunto (sopros) permite aos alunos por em prática e consolidar os conhecimentos adquiridos nas outras disciplinas do ensino especializado da música, bem como, preparálos para a prática musical de conjunto. Contudo, os alunos pertencentes a este nível de ensino, ainda não adquiriram noções sólidas relativas ao fraseamento musical e principalmente sobre os aspectos qualitativos que compõem a gestualidade da regência musical do professor da disciplina de Classe de Conjunto, bem como, da sua adequação ao texto musical em geral e à frase musical em particular. Deste modo, com a escolha desta temática e consequente aplicação deste projecto de intervenção pedagógico, pretende-se aferir, através da análise qualitativa da realização musical destes alunos, da possibilidade de lhes suscitar alterações na sua realização musical através da gestualidade da regência musical do professor, nomeadamente na sua aprendizagem musical e na capacidade de atribuição de um significado simbólico maior do que a mera marcação da pulsação.pt_PT
dc.identifier.tid202523004pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/33482
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectGestualidadept_PT
dc.subjectImagem Musicalpt_PT
dc.subjectClasse de Conjuntopt_PT
dc.subjectRegência Musicalpt_PT
dc.subjectRealização Musicalpt_PT
dc.titleA Gestualidade do Professor: A expansão e o recolhimento da gestualidade como elementos que suscitam alterações na realização musical dos alunos da disciplina de classe de conjuntopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEnsino de Músicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório de Estágio.pdf
Size:
32.87 MB
Format:
Adobe Portable Document Format