Browsing by Issue Date, starting with "2021-06-29"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- MEDIDAS DE CONTROLO DO RISCO DE QUEDA EM ACESSO VERTICAL A ESPAÇOS CONFINADOS: CONCEÇÃO DE UM EQUIPAMENTO ANTI-QUEDAPublication . António, Domingos; Marques, PauloO âmbito deste projeto foi o controlo do risco de queda em acesso vertical a espaços confinados – problema que foi identificado e avaliado como não resolvido pelas soluções pré-existentes. O projeto teve como objetivo responder ao problema do controlo do risco de queda em acessos verticais a espaços confinados, concebendo um novo equipamento anti-queda adequado ao efeito. Foi feita uma avaliação de riscos com Matriz de Identificação de Perigos e Avaliação de Riscos do procedimento interno da empresa que foi o campo de estudo deste trabalho - EPAL, SA, Empresa Portuguesa das Águas Livres. Um novo equipamento anti-queda foi produzido em material Inox, do tipo ST 275 de classificação AISI 316. Este foi manufaturado sob processos, conceitos físicos e mecânicos específicos e normalizados. O invento foi desenvolvido iterativamente para se tornar eficaz, prático de transportar e fácil de usar nos diferentes tipos de aberturas acedidas, com ensaios em diversas tipologias de acesso vertical a espaços confinados, e com cálculos estruturais para determinação da resistência mecânica. Em resultado, o dispositivo desenvolvido é aplicável a qualquer tipo de degraus com espessura máxima de 2,5 cm, e distância mínima de 22 cm entre os respetivos apoios. Evidenciou-se a qualidade das soldaduras aplicadas e das opções geométricas tomadas pela secção quadrangular das colunas e pelas respetivas dimensões de perfis. Foram verificados atributos de facilidade de transporte, de aplicação, de rapidez de colocação e desmontagem, de estabilidade e resistência do equipamento, assim como as vantagens de tempo e custos comparativamente às soluções pré-existentes. Conclusivamente, o equipamento desenvolvido permite a prevenção e a proteção de queda no acesso vertical a espaços confinados, e supre a carência para laboração segura da população alvo. Os resultados intercalares deste projeto foram publicados com arbitragem científica e o resultado final foi patenteado com nº PT 110 383.
- Contributos dos jogos didáticos para a sensibilização à diversidade línguistica e culturalPublication . Gaspar Reis, Liliana Alexandra; Rosa, Celeste; Farinho, Paula
- A importância do marketing digital na indústria do mobiliário de luxo - Caso Brabbu - Covet GroupPublication . Monteiro, Alexandra; Monteiro, MárciaO domínio da Internet sob o mundo é algo que não surpreende, pois com esta nova realidade digital surgiram novas formas de comunicação que mudaram a relação criada com o consumidor. Assim, é necessário adaptar as comunicações, de forma a atingir este novo perfil de consumidor. O estágio realizou-se na marca BRABBU, uma das empresas pertencentes ao Grupo Covet, com início no dia 7 de setembro de 2020 e término no dia 13 de novembro de 2020. O estágio foi desenvolvido no departamento de Web Marketing, na equipa de mercados e a principal função desempenhada foi a de embaixadora do mercado da Arábia Saudita, com foco na capital Riade. Este relatório de estágio teve como principal objetivo demonstrar a compreensão da importância do marketing digital na indústria do mobiliário de luxo. No caso específico na marca BRABBU, cuja maioria das vendas é para o mercado externo, a aposta no marketing digital, é crucial para os resultados da empresa. Neste relatório foi aplicada uma metodologia qualitativa, através de três técnicas: a pesquisa documental, a observação direta durante o estágio e questionários por entrevistas a colaboradores dos subdepartamentos de marketing da marca BRABBU. Uma das conclusões retiradas do tema desenvolvido foi compreender como é fulcral para as marcas de luxo estarem presentes no mercado digital, através de uma estratégia eficaz de cada um dos seus subdepartamentos.
- A importância da melhoria de processos de vendas para a satisfação do cliente - o exemplo da empresa "Alpha"Publication . Soares, José; Monteiro, MárciaO sucesso de todas as empresas depende da satisfação dos clientes. Nesse sentido, as vendas ao cliente são uma ferramenta essencial de apoio ao desenvolvimento de metodologias cujo propósito é a satisfação do cliente. Portanto, as empresas devem determinar os seus preços com a qualidade do produto que atrai o cliente e mantém uma filiação de longo prazo. Uma organização empresarial deve concentrar-se num grande número de clientes, pois essa satisfação e lealdade do cliente devem ser incorporadas aos objetivos de longo prazo. Assim, o objetivo deste trabalho é verificar a importância dos processos de vendas na satisfação dos clientes e avaliar estratégias a adotar de modo a haver crescimento empresarial. Como tal, realizou-se uma revisão bibliográfica sobre os principais conceitos teóricos relacionados com o tema e procurouse realizar um estudo de caso em uma empresa de mobilidade que, por questões de confidencialidade, será chamada de empresa “Alpha”, através de um questionário, para comprovar a importância do processo de vendas na satisfação do cliente como estratégia para corrigir falhas, atingir melhores resultados e, consequentemente, a empresa crescer. Como principais resultados foram verificados oportunidades de melhoria na relação com o cliente individual no momento de vendas e o gerenciamento do tempo com o cliente. Os itens melhor avaliados foram dois dos três processos de reserva (a homepage e app). Como conclusão, a satisfação e a confiança nas vendas foram identificadas como elo entre a experiência da viagem e a qualidade no processo.
- An image of our own: um jogo de cartas sobre a construção social de géneroPublication . Pereira, Inês; Howard, AndrewAn Image of Our Own é um projeto experimental e interativo que combina ilustração e texto para discutir a construção social de género. O projeto é composto por um jogo com 15 cartas, com ilustrações nas frentes e textos auxiliares nos versos. Este projeto desafia para uma reflexão sobre género e de como ele é interpretado na sociedade. Com a desigualdade de género como ponto de partida, as ilustrações minimalistas realçam os preconceitos enraizados. No seu conjunto, cria uma imagem coletiva do conceito de género que pretende realçar os efeitos repressivos que a mesma pode ter. O género está presente no nosso dia-a-dia, mesmo que passe, muitas vezes, despercebido, por isso, expô-lo neste jogo confronta-nos com as nossas próprias crenças e comportamentos. Numa linguagem informal e acessível, são dados pontos de partida para iniciar uma conversa sobre a natureza humana. Para jogar só ou acompanhado, e relembrar o que significa, de facto, criar imagens de, com e para pessoas. Este projeto é relevante para o cenário atual pelo seu carácter social, que valoriza o design por ser multidisciplinar, mas também reacionário e ativista. E se o design pode ser uma ferramenta para a igualdade então os designers carregam essa responsabilidade.
- Contributo do Instituto de Estudos Superiores de Fafe para a Formação deDiretores EscolaresPublication . Maria João Setúbal Vicente Gonçalves Cardoso