Browsing by Issue Date, starting with "2025-04-02"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Educar para a sustentabilidade: um projeto STEAM com crianças do 2.º ciclo do ensino básicoPublication . Pinto, Filipa Alexandra Fontes dos Reis; Cruz, Catarina Maria Neto da, 1981-; Vaz, Dulce Maria Simões Santos, 1975-O presente Relatório Final, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, descreve e reflete sobre o percurso realizado nos estágios integrados nas unidades curriculares de Prática Educativa I e II, respetivamente, e apresenta uma investigação conduzida num desses contextos. A investigação foi desenvolvida com alunos/as do 2.º Ciclo do Ensino Básico e pretendeu responder ao problema “De que modo a Educação para a Sustentabilidade através de uma abordagem STEAM, por trabalho de projeto, pode promover o desenvolvimento de competências em crianças do 2.º CEB?", através de um estudo qualitativo, descritivo e interpretativo. O estudo integrou o trabalho por projeto e teve como objetivos promover metodologias ativas e desenvolver de competências essenciais às exigências do séc. XXI. Os resultados mostram que as metodologias ativas e o cariz interdisciplinar do projeto, aliados à exploração e resolução de problemas identificados pelos/as alunos/as na comunidade escolar, estimularam a aquisição de competências nos domínios das disciplinas STEAM, da Educação para a Cidadania e responsabilidade ambiental. Verificou-se que o empenho e participação dos alunos/as contribuíram para a sua formação enquanto cidadãos/ ãs críticos/as conscientes e preparados/as para os atuais desafios da sociedade
- Noções matemáticas de crianças em creche: uma abordagem num contexto de educação STEAMPublication . Ribeiro, Sara Alexandra Petim; Cruz, Catarina Maria Neto da, 1981-; Santiago, Ana Elisa Esteves, 1978-O presente Relatório Final descreve uma investigação de natureza qualitativa, de cariz descritivo e interpretativo, realizada com crianças em contexto de Creche, com idades entre os 2 e os 3 anos. A investigação realizada, no âmbito das unidades curriculares de Prática Educativa do Mestrado em Educação Pré-Escolar, visa estimular aprendizagens matemáticas nas crianças, a partir de um contexto interdisciplinar e proceder à sua análise através de representações do pensamento. Inicia com um breve enquadramento dos estágios pedagógicos decorridos no âmbito da Prática Educativa, sendo dada maior ênfase à caracterização e análise reflexiva do processo de estágio realizado em Creche, no qual decorreu a investigação. De seguida são apresentados os objetivos e questões que o norteiam, a fundamentação teórica dos temas envolvidos para dar resposta ao problema: “De que modo podem ser promovidas aprendizagens matemáticas, em crianças de dois e três anos de idade, num contexto interdisciplinar envolvendo a Educação STEAM?”. A análise dos dados evidencia os conceitos matemáticos desenvolvidos durante a implementação do cenário de aprendizagem criado, realizados de acordo com documentos de referência sobre aprendizagens matemáticas nos primeiros anos. Os resultados destacam a influência do cenário de aprendizagem e a sua condução pela Investigadora como aspetos essenciais no estímulo de noções matemáticas, de forma natural e significativa, através de uma abordagem STEAM.
- Divórcio na velhice: o desafio da construção da integridade familiarPublication . Monteiro, Edvane de Jesus Mendes; Marques, Filipa Daniela Correia, 1985-Este estudo explora as trajetórias de vida e os desafios enfrentados por idosos divorciados na construção da integridade familiar. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com sete participantes divorciados após os 50 anos, explorando os motivos para o divórcio, experiências de vida e mudanças nas relações familiares. A análise de conteúdo revelou dois grandes domínios: i) processo do divórcio e ii) construção da integridade familiar. Destes domínios emergiram categorias específicas, tais como: motivos inerentes ao divórcio; decisão do divórcio; impactos do divórcio na velhice e desafios enfrentados durante o processo do divórcio; experiências de vida após o divórcio; expectativas futura; relações familiares e transformações das relações ao longo do tempo; resolução de conflitos e perdas e criação de sentido e legado. Os resultados indicam que a construção da integridade familiar está intrinsecamente ligada à capacidade de resolver conflitos e fortalecer laços, o que contribui para um legado familiar significativo. Os participantes em integridade familiar demonstraram resiliência emocional e apoio familiar, facilitando a adaptação ao divórcio. Em contraste, aqueles classificados em desconexão/alienação familiar enfrentaram desafios emocionais que dificultam a reconciliação familiar. Este estudo contribui para a compreensão do divórcio na velhice e reforça a necessidade de políticas de apoio aos idosos que se divorciam na velhice.
