Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Educar para a sustentabilidade: um projeto STEAM com crianças do 2.º ciclo do ensino básico

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
FILIPA_ALEXANDRA_PINTO.pdf12.24 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente Relatório Final, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, descreve e reflete sobre o percurso realizado nos estágios integrados nas unidades curriculares de Prática Educativa I e II, respetivamente, e apresenta uma investigação conduzida num desses contextos. A investigação foi desenvolvida com alunos/as do 2.º Ciclo do Ensino Básico e pretendeu responder ao problema “De que modo a Educação para a Sustentabilidade através de uma abordagem STEAM, por trabalho de projeto, pode promover o desenvolvimento de competências em crianças do 2.º CEB?", através de um estudo qualitativo, descritivo e interpretativo. O estudo integrou o trabalho por projeto e teve como objetivos promover metodologias ativas e desenvolver de competências essenciais às exigências do séc. XXI. Os resultados mostram que as metodologias ativas e o cariz interdisciplinar do projeto, aliados à exploração e resolução de problemas identificados pelos/as alunos/as na comunidade escolar, estimularam a aquisição de competências nos domínios das disciplinas STEAM, da Educação para a Cidadania e responsabilidade ambiental. Verificou-se que o empenho e participação dos alunos/as contribuíram para a sua formação enquanto cidadãos/ ãs críticos/as conscientes e preparados/as para os atuais desafios da sociedade
This Final Report, carried out as part of the Master's Degree in Teaching Primary Education and Maths and Natural Sciences in Secondary Education, describes and reflects on the work carried out during the internships integrated into the Educational Practice I and II curricular units, respectively, and presents an investigation conducted in one of these contexts. The research was carried out with students from the 2nd Cycle of Basic Education and aimed to answer the question “How can Education for Sustainability, using a STEAM approach and project work, promote the development of competences in children from the 2nd Cycle of Basic Education?”, through a qualitative, descriptive and interpretative study. The study integrated project work and aimed to promote active methodologies and develop competences that are essential to the demands of the 21st century. The results show that the active methodologies and inter-disciplinary nature of the project, combined with the exploration and resolution of problems identified by the students in the school community, stimulated the acquisition of competences in the fields of STEAM, Citizenship Education and environmental responsibility. The students' commitment and participation contributed to their development as critical citizens who are aware of and prepared for the current challenges facing society.

Description

Keywords

Educação em STEAM Sustentabilidade Cidadania Trabalho por Projeto Competências STEAM education Sustainability Citizenship Project Work Skills

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue