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O Papel das Redes Sociais no Marketing Desportivo Digital dos Clubes de Futebol Caso do Sporting Clube de Portugal

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As redes sociais, desde o seu nascimento em 1995, com a rede social Classmates e mais tarde, no início deste século, com o Facebook, Twitter, Instagram, entre outras, tiveram uma larga adesão por parte da sociedade, atraindo cada vez mais utilizadores. Desta forma, as redes sociais têm registado uma importância crescente na sociedade, o que tem levado a que grande parte das marcas, empresas e indústrias estejam registadas e tenham um papel ativo nas redes sociais. Com milhões de utilizadores e sendo uma ótima plataforma de marketing para as empresas e indústrias, a indústria do desporto e o marketing desportivo digital não podiam deixar de fora esta oportunidade das redes sociais. Numa era cada vez mais global e digital, os clubes de futebol têm vindo a aumentar muito significativamente os seus fãs e seguidores de todo o mundo que procuram ter experiências únicas e estar perto dos clubes que apoiam. As redes sociais têm um papel muito importante para satisfazer essas necessidades e os clubes devem utilizá-las, para que os seus fãs se sintam mais próximos do clube. Esta dissertação apresenta uma revisão de literatura sobre a temática abordada e de forma a apresentar o Sporting Clube de Portugal foi realizado um levantamento de informação no site e nas redes sociais do clube. Foi ainda utilizada uma metodologia quantitativa, através da aplicação de um questionário aos adeptos do SCP. Os resultados permitem apontar uma elevada conexão dos adeptos do SCP nas redes sociais do clube.

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Redes Sociais Marketing Desportivo Marketing Desportivo Digital Sporting Clube de Portugal

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