Browsing by Issue Date, starting with "2019-09-23"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Marketing Integrado: inclusão da implementação de materiais digitais: o caso da Leo BurnettPublication . Lopes, Ricardo Miguel Pinto; Bilro, RicardoA Leo Burnett, inserida na Publicis Groupe (uma das maiores empresas de exploração de publicidade no mundo), é a agência em Portugal mais premiada nos principais festivais internacionais de publicidade. Focada, essencialmente, na publicidade tradicional (above the line) tem grande potencial de crescimento na execução e implementação de materiais digitais, com capacidade de gerar maiores lucros. Torna-se importante identificar estratégias para que a agência consiga integrar todo o trabalho, tanto o online com os offline, na sua resposta aos seus clientes, tendo em vista a sua melhoria lucrativa, de presença no mercado e de oferta ao cliente. Para explorar esta possibilidade de mudança no modo de trabalho foi aplicado como método de recolha um focus group com a presença dos principais elementos da LB Portugal e das agências/grupos da PG que trabalham em contacto com a LB. Compreendeu-se que existem algumas questões internas que parecem dificultar o crescimento potencial procurado na execução e implementação de materiais digitais no seio da PG – a organização do departamento responsável pela componente digital e a aparente resistência à mudança dos colaboradores da empresa. Propõem-se, então, estratégias de gestão da mudança que procuram fazer face a estas dificuldades, através de um processo faseado e atento à individualidade de cada colaborador e ao trabalho integrado de todas as áreas envolvidas, construído com base no modelo ADKAR de Jeff Hiatt, fundador da Prosci.
- O impacto da sustentabilidade no consumo de moda de luxoPublication . Costa, Cátia Alexandra Pires; Lopez, AníbalO forte crescimento demográfico e económico sem preocupações ecológicas compromete claramente a vida das próximas gerações e por isso, o desenvolvimento sustentável tem vindo a ter crescente importância mundial. O mercado do luxo é atualmente um dos motores da economia global. Atrai, a cada dia, novos clientes e apreciadores, contudo, este mercado tem sido recentemente alvo de críticas públicas no que respeita à sustentabilidade, visto como atrasado e, em parte, em desacordo com os pilares do desenvolvimento sustentável. Este recente paradigma de mercado, a atenção dos clientes face às práticas sustentáveis de uma empresa e a sua crescente valorização, pode apresentar-se como influenciador no processo de decisão de compra, como é tendência noutros mercados. O objetivo geral deste trabalho é, portanto, perceber se a consciência e preocupação relativa a práticas ambientais interfere na intenção de compra de marcas de luxo, quando esta é motivada pela busca de prestígio. Para tal, foi desenvolvido um questionário junto de uma amostra de população-alvo de 106 indivíduos, de modo a testar as hipóteses colocadas, recorrendo à metodologia cross-sectional. Os resultados obtidos mostram que a preocupação ambiental modera a relação positiva entre a motivação de compra por prestígio e a intenção de compra de marcas de luxo, sendo que esta é mais forte quando a preocupação ambiental é menor. Isto sugere-nos que ainda existe uma perceção negativa face às práticas sustentáveis das marcas de luxo por parte dos consumidores, pois quanto maior a sua consciência relativa a práticas ambientais, menor é a sua intenção de compra.
- A importância da Reputação Corporativa no processo de decisão de Intenção de Saída de uma organizaçãoPublication . Santos, Diogo Miguel Fernandes Ferreira Rites dos; Búrcio, CarlosEsta dissertação recai sobre o tema da Reputação Corporativa e essencialmente sobre a possibilidade de este fator influenciar a Intenção de Saída da organização por parte de um colaborador. Inicialmente, esta dissertação aborda a importância e o impacto que uma Reputação Corporativa pode ter no sucesso de uma determinada organização. Nos tempos atuais, onde cada vez mais os indivíduos procuram atingir o seu sucesso profissional numa organização profissional que vá ao encontro dos seus próprios valores, esta perceção é fulcral para entender como este ativo intangível pode contribuir para o sucesso ou o insucesso de uma determinada organização. Foi realizado um estudo a partir de questionários online, respondidos por colaboradores da empresa onde realizei o meu estágio curricular, de modo a perceber se, e de que modo, o compromisso afetivo pela organização pode influenciar a sua tomada de decisão em abandonar ou não a dita empresa. Atualmente, com a massificação e partilha da informação presente, qualquer decisão mal calculada pode levar a uma determinada interpretação por parte das pessoas e, neste caso, dos colaboradores da empresa, o que pode alterar a sua perceção sobre a organização onde trabalham. Após a realização dos questionários por parte dos colaboradores, foi feita a análise estatística dos dados, que demonstrou que os inqueridos se movem por outros valores que não são contemplados no nosso estudo.
- ATITUDE DO CONSUMIDOR NO BRAND LOVE: Um Estudo Sobre a Marca Kinda HomePublication . Ilda Simão, Dizolele; Dias, ÁlvaroNos dias de hoje estudar o comportamento do consumidor é como aprender a ler mentes, ou seja, descobrir como os seus clientes pensam, sentem e, principalmente, escolhem quais produtos e serviços que irão de comprar. Conhecer atitude do consumidor não significa que temos de saber absolutamente tudo a respeito dos clientes, mas sim, saber qual a relação deles com o nosso produto, desde a oferta inicial até o momento da compra. Principalmente, perceber de que forma os pensamentos e emoções dos consumidores face a marca, influenciam no momento da compra para poder interferir de maneira a chamar atenção para a sua solução. Quando se consegue perceber o que move o comportamento do consumidor no amor à marca, a satisfação dos consumidores cresce, o valor percebido da marca também cresce, e ganha-se mais qualidade nos produtos e serviços que a empresa oferece. Todavia, a empresa começa a compreender como os consumidores olham para os seus produtos em comparação aos concorrentes e se torna mais competitivo. Atitude ou comportamento do consumidor no amor á marca é um processo complexo, por este ser influenciado por fatores; pessoais, sociais, culturais e psicológicos. Esses fatores podem dizer muito sobre como uma pessoa cria paixão por uma marca, como toma decisões, como faz compras, quais seus hábitos, quais suas opiniões e seus principais interesses. Essas decisões são guiadas pela idade, sexo, histórico de vida e cultura. Sendo assim, o objeto de estudo desta investigação é a marca Kinda Home, uma marca nascida em Angola e atualmente em Portugal. A metodologia para esta temática consolidou-se na realização de um inquérito de 120 respostas, através do qual pode-se verificar que o amor pela marca gera no consumidor um sentimento de atitude, lealdade, satisfação, e envolvimento ativo.
- O AMOR À MARCA: UM FATOR DETERMINANTE PARA O CONSUMO DA DERMOCOSMÉTICA NA FARMÁCIAPublication . ABDUL AJIJ, NAIM; Trindade, Pedro; Miguel Gonçalves, LuísO amor à marca emergiu como um conceito na área de marketing para consolidar, e tornar duradoura, a relação entre o consumidor e uma determinada marca. Neste contexto, os profissionais de marketing devem equacionar as suas estratégias adequadas para que o cliente-alvo se prenda a uma determinada marca estabelecendo uma forte relação emocional e afetiva. O objetivo desta dissertação é explorar o conceito de amor à marca e, junto de consumidores, procurar identificar que fatores conduzem ao nascimento de amor por uma determinada marca. A análise empírica incide sobre os produtos de dermocosmética que sejam habitualmente adquiridos em farmácia. Os dados foram obtidos a partir de um questionário online aos consumidores de ambos os géneros, que compram produtos de dermocosmética em farmácia, tendo feito a sua aquisição em três meses. O número correspondente à amostra foi de 115 inquiridos. Os resultados empíricos indicam que o amor à marca resulta da autoexpressão, confiança e o tipo de produto. A autoexpressão é o fator mais relevante, o que significa que os consumidores tendem a aderir a uma determinada marca como sinal de pertença a um determinado grupo ou a uma comunidade. Além disso, identificou-se que os consumidores criam relacionamentos fortes com a marca devido à qualidade dos produtos sugerindo que existe uma elevada confiança depositada nesses produtos. Estas conclusões permitem que as empresas identifiquem com maior facilidade quais os fatores a ter em conta nas suas estratégias de marketing, reforçando a importância de trabalhar atributos funcionais e racionais das marcas também nos aspetos emocionais e simbólicos.
- A Hipoterapia em Crianças com Perturbação do Espetro Autista (PEA) - Estudo de CasoPublication . Sofia Clarisse Tavares de Sousa
