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- Concertos musicais: o que motiva os fãs a seguir a sua banda: estudo de caso U2Publication . Amade, Zahra Abzal Badur Ali; Trindade, Pedro Alves; Gustavo, Nuno SilvaCada vez mais os indivíduos dedicam mais do seu tempo a atividades de lazer, tendo havido um crescimento no número de eventos, celebrações e entretenimento. Estudos afirmam também que a música deixou de ser vista apenas do ponto de vista da audição, passando também a ser associada ao campo da visão, no sentido de conseguirem ter uma experiência mais completa. Durante o processo de revisão da literatura foi também possível verificar que estudar a motivação e, em particular, a motivação turística, ou seja, o que predispõe um indivíduo a viajar para participar numa atividade turística, sendo no fundo definida como uma força propulsora que está por detrás do comportamento humano, tornou-se uma questão essencial por ser considerada a chave para desenhar e planear eventos e, por outro lado, por compreender o processo de decisão dos turistas. Deste modo, a presente dissertação procura investigar os fatores que motivam os fãs de uma banda a segui-la para assistir aos seus concertos e, por outro lado, os fatores que condicionam essa mesma decisão. Assim, para além da revisão teórica, foi realizada uma investigação empírica utilizando como estudo de caso a banda musical U2. Optamos por realizar uma observação indireta através da aplicação de um inquérito por questionário, administradoda internet aos fãs da banda em questão. Após a investigação empírica, na qual conseguimos obter o número de inquéritos válidos para garantir a representatividade da amostra, foi-nos possível provar que todos os fatores podem funcionar como motivacionais e condicionantes. Assim, em vez de determinarmos quais os que motivam e quais os que condicionam, decidimos identificar quais os que são considerados mais relevantes durante o processo de decisão. Neste caso concreto, os fatores acompanhar alguém, o destino do concerto, o preço do bilhete e a distância entre a sua zona de residência e o local do concerto, foram os que mais inquiridos consideraram como sendo fatores importantes quando tomam a decisão de viajar para assistir a um concerto. Concluímos ainda que o socializar com outros fãs motiva-os a participar neste tipo de eventos e, por outro lado, a meteorologia do destino do concerto não apresenta ter valor quando tomam essa decisão.
- Da segurança do uso do medicamento endovenoso à segurança do doentePublication . Grisante, Diana; Pereira, MarianaO presente trabalho enquadra-se na Unidade Curricular Relatório do 3º Curso de Mestrado em Enfermagem em Associação, integrando o Estágio I e Estágio Final, desenvolvidos numa Unidade de Cuidados Intensivos e num Serviço de Urgência, respetivamente, fundamentais no desenvolvimento de competências de Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de cuidados ao doente crítico. Implementamos um Projeto de Intervenção em Serviço, através da metodologia de projeto numa dinâmica de investigação-ação, tendo elaborado uma instrução de trabalho relativa à preparação e administração de medicamentos endovenosos ao doente, no sentido de promover a segurança e a qualidade dos cuidados. O Modelo orientador da nossa prática e do projeto desenvolvido foi o “Modelo Qualidade-Cuidado” de Joanne Duffy, baseado em evidências aplicadas à prática contribuindo para a qualidade dos cuidados de saúde em enfermagem. Numa perspetiva de reflexão sobre a prática, relativamente ao percurso e atividades desenvolvidas procedemos também a uma análise reflexiva acerca da aquisição e desenvolvimento das competências de Enfermeiro Especialista e de Mestre em Enfermagem
- Precauções de isolamento no Serviço de Urgência. Um projeto de melhoria da qualidade nos cuidados de enfermagemPublication . Quintas, Cátia; Pereira, MarianaO presente relatório traduz todo um caminho percorrido no Mestrado em Enfermagem, Área de especialização: Enfermagem Médico-cirúrgica: A Pessoa em Situação Crítica bem como uma reflexão acerca da aquisição das competências comuns e especificas do Enfermeiro Especialista em EMCPSC, bem como as competências de Mestre em Enfermagem. O estágio final decorreu num serviço de urgência no qual desenvolvemos um Projeto de Intervenção em Serviço (PIS) na área da Prevenção e Controlo de Infeção. Este relatório retrata o desenvolvimento do PIS, em que recorremos à Metodologia de Projeto nas suas diferentes etapas, o qual intitulamos “Precauções de Isolamento no Serviço de Urgência. Um Projeto de Melhoria da Qualidade dos Cuidados de Enfermagem”. Neste âmbito foi elaborado um Manual de Boas Práticas visando a uniformização de procedimentos e a melhoria da qualidade e segurança dos cuidados de enfermagem
- Segurança do doente crítico: Notificação de eventos adversosPublication . Carvalho, Catarina; Santiago, Maria DulceA segurança do doente tem sido gradualmente reconhecida, no âmbito da qualidade em saúde, emergindo, nas suas várias áreas, o erro clínico e a sua gestão e, especificamente, a notificação de incidentes/eventos adversos. Estes eventos impactam significativamente os resultados em saúde hospitalar, sendo a notificação dos mesmos considerada um dos meios de prevenção mais eficiente. Procedeu-se, durante o Estágio Final, ao desenvolvimento de uma Intervenção Profissional Major, detalhada neste documento, objetivando a melhoria da qualidade em saúde e da segurança do doente crítico, através da introdução de uma ferramenta, adaptada ao contexto clínico, de notificação de eventos adversos. Concomitantemente, pretendeu-se analisar e refletir criticamente e fundamentada o processo de aquisição e desenvolvimento de competências, nomeadamente das competências comuns do Enfermeiro especialista, as competências específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica e as competências necessárias à obtenção do grau de Mestre em Enfermagem
- Análise dos critérios de seleção de uma marca alimentar (leite) para as crianças em idade pré-escolar (3-5 anos) na Região de LisboaPublication . EURICO CARDOSO, NEUZA MARIA; Sarmento, EduardoAs crianças em fase de crescimento são um grupo etário que necessita de alimentos nutritivos. É recomendada a ingestão diária de leite pela OMS inserida numa dieta equilibrada. No entanto, as marcas têm vindo a adaptar-se às alterações dos estilos de vida, às questões ambientais e ao aumento de consumidores intolerantes à lactose. Pretende-se com a realização da dissertação analisar os critérios de seleção de uma marca alimentar de leite para as crianças em idade pré-escolar comparando os atributos conferidos ao leite pelas escolas e pelos pais e encarregados de educação analisando se coincidem com a missão das marcas de leite. A metodologia aplicada no estudo foi abordada qualitativamente através da realização de dois questionários e uma entrevista de modo a obter dados relativamente aos critérios de seleção de uma marca de leite. Foram obtidas 120 respostas relativamente ao questionário dirigido aos pais e 16 respostas relativamente ao questionário dirigido às escolas. Na escolha de uma marca de leite, os pais e as escolas consideram que a segurança alimentar e os benefícios nutricionais são os principais atributos decisivos, sendo que o esforço por parte das marcas é trabalhado no sentido de incentivar o consumo de leite pelos seus benefícios nutricionais.
- Experiência Gastronômica em Lisboa: Uma aplicação do modelo ServuctionPublication . Henrique de Macedo Soares, Marcelo; Sarmento, EduardoCom a necessidade de criar um determinado serviço que tenha destaque entre os seus concorrentes, os restaurantes buscam maneiras inovadoras para ganhar uma maior notoriedade entre os seus clientes existentes e/ou futuros para que este objetivo seja possível, o gestor terá que definir estratégias que satisfaçam não apenas os clientes, mas também seus colaboradores. Numa altura em que os clientes e colaboradores estão cada vez mais exigentes, devido à facilidade de comparação e avaliação dos serviços no setor de restauração através de redes sociais e outros meios de comunicação, esta dissertação, “Experiência Gastronômica em Lisboa: Uma aplicação do modelo Servuction”, tem como objetivo a análise do conhecimento e a relevância que uma experiência marcante tem nos restaurantes tradicionais em Lisboa. A literatura existente acerca desta teoria se foca-se do ponto de vista das organizações e dos clientes visando estudar os fatores considerados satisfatórios para que esta estratégia seja bem implementada, e que venha a exemplificar estratégias baseadas em experiências que foram bem sucedidas. O estudo empírico demonstrou, através da realização de um questionário com uma amostra de 126 inquiridos, que os fatores demonstrados ao longo desta dissertação se mostram verdadeiros ao tratar-se de qualidade de serviço, visto que o Servuction serve para a melhoria contínua do serviço com base na satisfação de clientes e colaboradores, fazendo com que os mesmos tenham uma experiência capaz de fidelizá-los e aumentar a notoriedade do estabelecimento.
- “O perfil do consumidor no mercado de moda de luxo”Publication . Manuel da Graça Silva, Carlos; Sarmento, EduardoA aquisição dos produtos de luxo por parte dos consumidores, vai para além de uma compra. Considera-se que o consumidor está a comprar não só um produto, mas sim uma emoção, por vezes para si, outras vezes para transmitir aos outros. O luxo é a procura do reconhecimento social e do prazer pessoal. Uma marca pode ser considerada de luxo para um consumidor e para outro ser apenas uma grande marca. O principal divulgador das marcas de luxo são os próprios consumidores, contudo cabe às marcas conseguirem acompanhar os desafios do mercado de modo a conseguirem a fidelização dos seus clientes. O marketing das marcas de luxo é bastante específico, pois visa apenas atingir o seu público-alvo. Neste tipo de mercado, os consumidores são muito exigentes e cabe às marcas conseguirem satisfazer as características que os consumidores mais valorizam, já que cada consumidor valoriza determinadas características, como a qualidade, a durabilidade e a exclusividade. O objectivo fulcral desta dissertação é entendermos qual o perfil do consumidor e quais as características que mais valoriza neste tipo de mercado, de forma a compreendermos o seu comportamento dentro do mercado de roupas de luxo. Para conseguirmos esclarecer o nosso objectivo optámos por um estudo qualitativo a partir da recolha de 466 questionários de modo a percebemos o comportamento e o perfil do consumidor neste mercado. Concluiu-se que o consumidor quando escolhe uma marca em detrimento de outra é influenciado por factores como a qualidade e durabilidade dos produtos, o conforto a imagem e a exclusividade. Todavia, apesar de todas as alterações o consumidor continua a preferir a ida à loja fisica em vez da escolha online.
- Vibrations of functionally graded material axisymmetric shells.Publication . Moita, J. S.; Araújo, A. L.; Correia, V. F.; Soares, C. M. M.The free-vibration analysis of functionally graded materials (FGM) axisymmetric plate-shell type structures are presented in this work. A numerical solution is obtained by expanding the variables in Fourier series in the circumferential direction and using conical frustum finite elements in the meridional direction. The finite element model, having two nodal circles and ten degrees of freedom per node, is based in the Kirchhoff-Love theory that include the transverse shear deformations by introducing a penalty function, and using one Gauss point integration scheme which gave excellent results for both thin and thick axisymmetric plate/shells structures. The reduced number of finite elements, which are required to model even complex structures, combined with the use of a small number of discrete layers to model the continuous variation of the mechanical properties through the thickness of the structure, result in an extremely low computational time required for FGM applications. An in-house program has been developed, and applications in a variety of axysimetric shells are solved, including circular plates. The solutions obtained are discussed and compared with solutions obtained by alternative models.