Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.87 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Verifica-se uma evolução nas estratégias empresariais de forma a satisfazer as expectativas específicas e individuais dos consumidores, sendo, a heterogeneidade da procura um elemento crítico para o marketing. Dá origem a estratégias de nichos, a ofertas de produtos diferenciadas, e exige um grande esforço efetivo por parte dos profissionais do marketing.
Mass customization é descrita como um modelo que procura oferecer produtos e serviços customizados, ou seja, adaptados às necessidades e preferências dos consumidores, mas produzidos com a mesma eficiência que os produtos padronizados de grande escala. O principal objetivo desta estratégia é habilitar as empresas a reagir rapidamente às mudanças constantes das preferências dos consumidores, resolvendo a heterogeneidade da procura de forma eficiente.
A procura pelo exclusivo e personalizado, evidencia a autenticidade que os consumidores atuais desejam preservar. As pessoas querem sentir-se diferenciadas, únicas e exclusivas, numa era onde tudo é fabricado em série e em larga escala. Este paradigma abriu portas para outros tipos de negócios de artigos personalizados, em diversas áreas.
Uma empresa que opte por adequar a sua oferta ou parte dela à customização, deve primeiro reconhecer a necessidade de ter um processo de fabricação flexível, a possibilidade de reconfigurar os seus produtos ou serviços de acordo com as preferências individuais dos seus consumidores, criar uma plataforma de design envolvente e ter uma gestão eficiente do canal de suprimentos e do seu portfolio de produtos.
Esta tese, com base em estudos de caso múltiplos, pretende analisar os processos técnicos nas empresas alvo, avaliar como estas empresas do setor do calçado utilizam a customização em massa através da web, na sua estratégia empresarial, a sua operacionalização, extensão, etapas e consequências.
Description
Keywords
customização em massa; setor do calçado; integração do cliente; co-criação; estudo de casos múltiplos.