Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.18 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Business Model refere-se neste trabalho como o design das transações operadas por uma organização (que vão além das suas barreiras), representadas pelo conteúdo, a estrutura e a governança de todas as transações que ocorrem numa organização para geração de valor através da exploração de uma oportunidade de negócio. Este estudo objetiva analisar o impacto que a escolha de um ou mais design de modelo de negócios tem na performance das empresas, em particular o Business Model Novelty (BMN) e o Business Model Efficiency (BME). Através da realização de inquéritos, obteve-se uma amostra heterogénea de 30 empresas coletadas entre países da Europa e o Brasil, contando com a maior parte de respondentes brasileiros. Os resultados demostraram que não foi possível obter correlações a fim de validar as hipóteses, devido a grande dificuldade de obtenção dos dados por parte das empresas, levando assim a um número reduzido de respondentes. O presente estudo contribui de forma importante para a teoria da inovação e empreendedorismo, como uma resposta de uma necessidade latente da literatura de homogeneizar o entendimento sobre o tema, o seu desenvolvimento, a falta de clareza de conceitos e de conselhos que sejam claros e práticos para a gestão.
Description
Keywords
Business Model Design, Design Themes, Inovação, Performance, Empreendedorismo.