Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
3.2 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Se repararmos, as pessoas nĂŁo usam a palavra "amor" apenas quando
falam de outras pessoas. Elas mencionam a palavra "amor" também ao
descrever objetos e coisas. Como por exemplo ao dizerem coisas como "eu amo
esse batom", "eu estou completamente apaixonado com o meu carro" ou "amo
o meu clube de futebol".
Sendo assim, este artigo centra-se no conceito do amor pela marca
estabelecido entre consumidores e as marcas, e nas suas consequĂȘncias.
O objeto de estudo desta investigação é a marca Apple, uma marca com
bastante notoriedade no mercado internacional e em Portugal.
Este trabalho de pesquisa tem como objetivo aprofundar a compreensĂŁo
desta interação entre consumidores e marcas. Mais concretamente, visa
diagnosticar o conceito de amor pela marca e identifica as consequĂȘncias desse
amor por parte dos consumidores da marca em estudo.
A metodologia seguida assentou na realização de um inquérito aos
consumidores da marca âAPPLEâ, do qual se obtiveram 492 respostas. AtravĂ©s
da anĂĄlise dos resultados obtidos, pode-se verificar que o amor pela marca gera
no consumidor um sentimento de lealdade, a intenção de pagar preços premium,
o passa-a-palavra positivo e o envolvimento ativo. Os resultados obtidos
reforçam os resultados dos escassos estudos passados. Assim sendo, os
resultados deste estudo demonstram a importĂąncia de se criarem vĂnculos entre
os consumidores e as marcas, uma vez que estes se traduzem em rentabilidade
e crescimento para as empresas.
Description
Keywords
Amor pela Marca; Preço Premium; Lealdade; Passa-a- Palavra; Envolvimento Ativo.