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Advisor(s)
Abstract(s)
A indústria da cortiça portuguesa é hoje a maior do mundo neste sector, e uma
das mais lucrativa indústrias no panorama económico português. Com o
desenvolvimento da indústria, também cada vez mais utilizações são conhecidas para
este produto natural. Os acessórios e peças de vestuário feitos em cortiça são hoje
uma realidade que começa a dar os primeiros passos, e pretendem chegar a um
público mais abrangente.
Nesse sentido sentimos que era importante aferir quais os fatores que
influenciam a atitude do consumidor perante bens de consumo. Determinar também
se a influência que estes fatores poderão exercer sobre a atitude do consumidor
poderá traduzir-se num comportamento de compra.
Para esse efeito foi seguido o modelo da Theory of Reasoned Action, um
modelo de predição da intenção de comportamento. A acrescentar a este modelo
foram adicionadas ainda diversas variáveis que, no nosso entender, poderão
influenciar as perceções do consumidor.
Para consumar o nosso estudo foi formulado um questionário destinado aos
consumidores residentes em Portugal Continental, que depois foi divulgado nas redes
sociais. Os dados constantes nas respostas, bem como os dados sociodemográficos
recolhidos, foram tratados com a ferramenta estatística SPSS 20, e analisados de
acordo com a metodologia descritiva usual (frequências, médias, desvio-padrão,
números mínimos e máximos). O efeito das variáveis independentes nas
dependentes foi determinado através de uma análise de variância (ANOVA).
Os resultados obtidos demonstram que existem diversos fatores que podem
influenciar positivamente a atitude dos consumidores, que por sua vez exerce uma
influência significativa na intenção de compra. Estes factos, se explorados pela gestão
das empresas, podem tornar possível entregar ao cliente um produto com maior valor
percebido e, com isso, expandir os seus mercados.
Description
Keywords
Atitude, Theory of Reasoned Action, Produtos em Cortiça, Consumidor.