Browsing by Issue Date, starting with "2019-07-29"
Now showing 1 - 8 of 8
Results Per Page
Sort Options
- Análise dos projetos e das obras no Palácio Foz, em Lisboa, entre 1887 e 1904: contributo para a sua reconstituição arquitetónica e construtivaPublication . Moreira, Anabela Mendes; Serrano, InêsA caracterização arquitetónica e construtiva de um edifício é fundamental em qualquer processo de intervenção. A proficiência desses processos depende, em grande medida, do conhecimento profundo do edifício e da correta interpretação das alterações que nele se tenham operado. A reconstituição construtiva, sobretudo de edifícios mais antigos e que foram submetidos a maior número de intervenções no decurso do tempo, nem sempre é possível, dada a inexistência ou a insuficiência de registos escritos do seu projeto inicial, ou das suas sucessivas alterações. Existem, porém, exceções que se referem principalmente a edifícios com maior notabilidade, onde é possível revisitar o processo projetual, através de registos coevos, e, no caso de obras mais recentes, identificar e analisar os estratos referentes às várias intervenções, através da análise documental geralmente depositada em arquivos institucionais. Neste artigo procede-se à possível reconstituição arquitetónica e construtiva dos elementos do envelope (cobertura e paredes exteriores) de um dos edifícios mais distintos da cidade de Lisboa, o Palácio Foz, erigido na sequência do terramoto de 1755. O trabalho de pesquisa realizado focou-se na análise dos requerimentos submetidos pelo Marquês da Foz à Câmara Municipal de Lisboa no período compreendido entre 1887 e 1904. Os referidos requerimentos correspondem a pedidos escritos de alterações, ampliações e renovações construtivas solicitados pelo proprietário. Este estudo pretende identificar e datar as principais alterações arquitetónicas e construtivas realizadas no envelope do edifício, relativamente à construção inicial, enquadrando-as com as alterações urbanísticas da zona envolvente. Pretende-se, assim, contribuir para a caracterização da história arquitetónica e construtiva do edifício, explicitando a relação entre as práticas construtivas e o contexto urbano durante aquele período.
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Rodrigues, Renata Isabel Aguiar; Almeida, José Maria deO presente Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Ao longo dos quatro semestres de estágio, observei e realizei atividades em todos os anos de escolaridade, desde o 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico até ao 6.º ano do 2.º Ciclo do Ensino básico. O relatório encontra-se dividido em quatro capítulos: Capítulo 1- Relatos de Estágio: composto por 10 relatos de estágio, dos quais três de aulas realizadas e conduzidas por mim e sete escritos com base em aulas/atividades observadas. Capítulo 2 – Planificações: apresentação de oito planificações de aulas/atividades. Uma para cada ano escolar do 1.º Ciclo, duas para o 5.º ano e outras duas para o 6.º ano. Capítulo 3 – Dispositivos de avaliação: apresenta quatro dispositivos de avaliação: um da disciplina de Português para o 2.º ano; um de Matemática para o 4.º ano; um de Ciências Naturais para o 5.º ano; e por fim, um de Matemática para o 6.º ano. Capítulo 4 – Proposta de uma Atividade através de Trabalho de Projeto: apresentação de uma proposta de atividade assente na construção de uma casa e jardim, recorrendo à utilização de materiais reciclados, onde possa habitar um animal de estimação. Tem como finalidade aplicar os conteúdos aprendidos ao longo do ano letivo em contexto prático do dia-a-dia, a atividade proposta visa também promover o trabalho em equipa e desenvolver o sentido de responsabilidade e de organização dos alunos. Por fim, apresento uma reflexão sobre todo o percurso realizado durante este período de estágio, referindo algumas aprendizagens, limitações, dificuldades e possíveis projetos futuros.
- Relatório de estágio profissionalPublication . Gaivão, Maria Carlota Albuquerque Mouzinho de Albuquerque; Magalhães, ViolanteO presente Relatório de Estágio Profissional (I, II, III e IV), que surge no âmbito do Mestrado Profissionalizante em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, compila uma série de vivências e aprendizagens vividas ao longo de quatro semestres, entre 2017 e 2019. Para além da Introdução (na qual identifico e contextualizo o estágio) e das Considerações Finais (onde reflito sobre a experiência de estagiária), este Relatório está organizado em quatro capítulos. No primeiro capítulo, Relatos de Estágio, são descritos dez momentos do meu percurso enquanto estagiária, que, por motivos diversos, considerei relevantes para a minha formação pessoal e profissional; no final de cada relato, faço as respetivas inferências, baseando-me em autores que fui estudando no decorrer do meu percurso académico. No segundo capítulo, Planificações, apresento oito das planificações que fui concebendo ao longo do meu estágio, abrangendo os dois ciclos de ensino e diversas disciplinas; justificarei as opções tomadas, sustentando-as com autores. No terceiro capítulo, Dispositivos de Avaliação, apresento quatro dispositivos de avaliação aplicados a diferentes anos de escolaridade, do 1.º e 2.º ciclos, e faço a respetiva análise dos resultados obtidos. Por último, no quarto capítulo, apresento o projeto No centenário de Sidónio Muralha, que tem como principal objetivo pôr alunos de 1.º Ciclo a fazer a leitura literária da obra que o autor escreveu para a infância e, celebrando o centenário do nascimento do escritor (em 2020), em conjunto com algumas entidades culturais, envolvê-las em atividades de divulgação e promoção desta obra.
- What is the Wigner function closest to a given square integrable function?Publication . Ben-Benjamin, J.S.; Cohen, J.; Dias, Nuno C.; Loughlin, P.; Prata, João N.We consider an arbitrary square integrable function F on the phase-space and look for the Wigner function closest to it with respect to the L2 norm. It is well known that the minimizing solution is the Wigner function of any eigenvector associated with the largest eigenvalue of the Hilbert--Schmidt operator withWeyl symbol F. We solve the particular case of radial functions on the two-dimensional phase space exactly. For more general cases, one has to solve an infinite dimensional eigenvalue problem. To avoid this difficulty, we consider a finite dimensional approximation and estimate the errors for the eigenvalues and eigenvectors. As an application, we address the so-called Wigner approximation suggested by some of us for the propagation of a pulse in a general dispersive medium. We prove that this approximation never leads to a bona fide Wigner function. This is our prime motivation for our optimization problem. As a by-product of our results, we are able to estimate the eigenvalues and Schatten norms of certain Schatten-class operators. The techniques presented here may be potentially interesting for estimating eigenvalues of localization operators in time-frequency analysis and quantum mechanics.
- Probing dense baryon-rich matter with virtual photonsPublication . Hades Collaboration
- Determinantes e Barreiras na Internacionalização das PME's Portuguesas: Uma Analise de Moçambique como mercado de destino.Publication . Gomes Duarte, Carina Alexandra; Dias, ÁlvaroNuma era cada vez mais global compreender o que determina o início da internacionalização por parte de uma empresa e que barreiras esse processo de internacionalização pode encontrar é extremamente importante. Devido à importância da compreensão dos determinantes e barreiras à internacionalização, é pertinente perceber quais os determinantes e barreiras à internacionalização que afetavam a maior parte do tecido empresarial português, que são as PME’s. E uma vez que existe a tendência por parte das empresas portuguesas de se internacionalizarem para os PALOP, é oportuno analisarmos um desses mercados, neste caso o segundo maior mercado no continente africano de língua portuguesa, Moçambique. Utilizando a metodologia qualitativa, através da realização de questionários aleatórios, obteve-se dados de uma amostra de 27 PME’s portuguesas que se internacionalizaram para o mercado moçambicano. Os resultados permitem perceber que o que é determinante no processo de internacionalização é a estratégia utilizada em cada uma das áreas relacionadas com o processo de internacionalização, a capacidade da empresa de cumprir com as exigências do processo de internacionalização e o compromisso para com esse mesmo processo. Os resultados também permitem perceber que a grande barreira à internacionalização é a falta de conhecimento sobre diversos fatores que afetam a internacionalização.
- Condicionantes Organizacionais e Informação Contabilística Impactos na Obtenção dos Resultados desejadosPublication . MARTINS MATIAS, BEATRIZ; Dias, ÁlvaroA atual evolução das novas tecnologias introduziu em toda a envolvente empresarial desafios de elevada complexidade, provocando a alteração dos comportamentos tradicionais e desafiando as organizações a aprenderem e a sobreviverem num mercado em constante mudança e com um ritmo totalmente incerto. Neste sentido, o mercado económico dos dias de hoje exige às empresas a capacidade de reter e utilizar informação credível que acrescente valor e que permita a continuidade eficiente dos seus negócios. A contabilidade enquanto “ciência dos números” tem vindo a desempenhar um papel cada vez mais ativo na economia das pequenas e médias empresas, transmitindo conhecimentos e tendências capazes de auxiliar nas tomadas de decisão e no alcance dos objetivos financeiros. Além do mais, o tema envolvente da qualidade da informação contabilística no contexto organizacional é relativamente recente e tenciona mensurar a qualidade da informação disponibilizada. Mais do que as caraterísticas da qualidade da informação contabilística, neste presente estudo está também em causa a credibilidade e os resultados obtidos com o output gerado pelos profissionais da contabilidade. No entanto, é ainda reconhecido a existência de determinados fatores internos das organizações que dificultam a obtenção de melhores resultados, tais como a estrutura, a cultura e o sistema de controlo interno. A recolha dos dados foi realizada com base numa pesquisa quantitativa, por meio dos questionários obtidos pelos 180 participantes. As conclusões desta investigação evidenciam que a informação contabilística, tanto pelas caraterísticas qualitativas como pelo momento da sua apresentação, influencia os resultados desejados pelas empresas portuguesas. Porém, a qualidade da informação contabilística também parece ser afetada por condicionantes estruturais, culturais e sistemas de controlo interno provenientes da empresa.
- Condicionantes da compra compulsiva e impulsiva O efeito moderador do consumidor de Eco HotéisPublication . Fernandes Queirós, Tiago Alexandre; Dias, ÁlvaroNos últimos anos tem vindo a falar-se cada vez mais de Eco Inovação e de Eco Turismo. É importante conseguir relacionar qualquer área de investigação ao Marketing devido a esta segunda ser uma área totalmente abrangente que deve estar presente em qualquer sector. Existem alguns estudos sobre a influência da compra impulsiva na compra compulsiva e se ambas estão relacionadas bem como outros estudos, uns mais antigos e outros mais recentes, das variáveis que são normalmente associadas à compra compulsiva, variáveis tais como as atitudes, a autoestima, as crenças ou o stress, e que podem ou não influenciar a compra compulsiva. O presente estudo tem como objetivo juntar as duas temáticas e perceber de que modo é que os consumidores de Eco Hotéis podem ser influenciados seja pelas atitudes, a autoestima, as crenças ou o stress de modo a que posteriormente influenciem a compra impulsiva que está, como vamos conseguir ver, diretamente relacionada à compra compulsiva.