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Abstract(s)
Numa era cada vez mais global compreender o que determina o início da internacionalização
por parte de uma empresa e que barreiras esse processo de internacionalização pode encontrar
é extremamente importante.
Devido à importância da compreensão dos determinantes e barreiras à internacionalização, é
pertinente perceber quais os determinantes e barreiras à internacionalização que afetavam a
maior parte do tecido empresarial português, que são as PME’s. E uma vez que existe a
tendência por parte das empresas portuguesas de se internacionalizarem para os PALOP, é
oportuno analisarmos um desses mercados, neste caso o segundo maior mercado no
continente africano de língua portuguesa, Moçambique.
Utilizando a metodologia qualitativa, através da realização de questionários aleatórios,
obteve-se dados de uma amostra de 27 PME’s portuguesas que se internacionalizaram para o
mercado moçambicano.
Os resultados permitem perceber que o que é determinante no processo de internacionalização
é a estratégia utilizada em cada uma das áreas relacionadas com o processo de
internacionalização, a capacidade da empresa de cumprir com as exigências do processo de
internacionalização e o compromisso para com esse mesmo processo.
Os resultados também permitem perceber que a grande barreira à internacionalização é a falta
de conhecimento sobre diversos fatores que afetam a internacionalização.
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Keywords
Internacionalização PME’s Portugal Moçambique fsQCA