Browsing by Issue Date, starting with "2020-02-21"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Bringing neuroscience to education: using an innovative method: the “BRAIN” Method - for teaching human motor control in higher education studentsPublication . Santos, Hugo; Martins, Maria Elisabete; Baleia, IsabelThe past decade has seen a tremendous interest in the potential of applying insights from neuroscience to educational settings. Some refer to this emerging field of translational research as ‘neuroeducation’, others call it: ‘mind, brain and education’ or ‘educational neuroscience’. After a review of the literature on neuroeducation we created a method based on and combined the most cited principles: Priming; Constructivism; Feedback; Motivation; Reward; Cooperative work and Self-assessment. So we created the method BRAIN, wich means – BRing what you know / Acquire new knowledge / Inquiring about what you have learned / aNalyze what you have learned. We use this method in the motor control course of the physiotherapy course of our school. The themes were distributed by modules of 2 classes (one theoretical and one practical) and each module was planned taking into account the BRAIN model. For the lectures, small preparatory activities were built to activate students' prior knowledge and prepare them for the class. During the classes the contents were presented by the teacher through a combination of expository method with interactive methods. For practical classes, activities were performed in small groups. For all modules the learning objectives were divided into 3 levels, basic, advanced and advanced +. Out of class students performed consolidation activities that gave them bonus points. During the course 2 written tests and an oral test were applied. We applied a satisfaction questionnaire and made a focus group to know the opinion of the students on the subject. After analyzing the questionnaire and the focal group we can conclude that the students were very satisfied with the implemented methodology. Regarding the grades, the performance of the class reached a very good level.
- The Exposure of European Union Productive Sectors to Oil Price ChangesPublication . Ferreira, Paulo; Johnson de Area Leão Pereira, Eder; Borges de Barros Pereira, Hernane
- Brand Love na Cultura da Convergência – uma influência para a Indústria CinematográficaPublication . Azambujo Fernandes, Ana Beatriz; Dias, ÁlvaroAtravés da evolução da Web 2.0 e do aparecimento das redes sociais, a relação entre o consumidor e a marca sofreu alterações. Atualmente, o consumidor tem acesso a plataformas online que lhe permitem estar em contacto com as marcas, através do fluxo de conteúdos por via de vários dispositivos e canais de distribuição. Jenkins, apelidou este movimento como Cultura da Convergência, uma mudança de paradigma, alterando as relações entre a produção e o consumo de informações. Movido pelas motivações, o consumidor tem cada vez mais uma voz ativa na sociedade, participando em diversos temas de interesse cultural, político e ambiental. Contribuindo para uma pool de informação, criando novos conteúdos, ou apenas a consumir o que provem dos processos anteriores. Com base na indústria cinematográfica, utilizou-se o caso da saga Harry Potter, aplicado aos conceitos referidos na presente dissertação. Dessa forma foi realizado um questionário que pretendia medir a relação entre brand love e consumer engagement de forma a averiguar a sua influência, a par com as motivações de informação, identificação, entretenimento, benefícios económicos e influência social, pela qual o consumidor era movido. Por último apurou-se entre utilizadores ativos e passivos, quais os tipos de utilizadores que interagem com a saga, e o seu papel na contribuição, consumo e criação. Os resultados obtidos concluíram que Brand Love tem influência sobre Consumer Engagement; motivações como Identificação, Informação e Entretenimento influenciam o Consumo; Identificação, Informação e Influência Social influenciam a Contribuição e as motivações de Informação, Benefícios, Entretenimento e Influência Social influenciam a Criação; e que Consumer Engagement terá influência sob active/passive users.
- A Satisfação do Paciente nas Urgências dos Centros de Saúde e Hospitais. Plano de Negócio do Sistema “Techcare Attendance - TriusOne”Publication . Casimiro Correia, Kátia das Dores; Dias, ÁlvaroA ida às urgências hospitalares ou aos centros de saúde comporta em si, desde logo, uma carga emocional e psicológica no paciente que torna os seus julgamentos mais pormenorizados e atentos, potenciados pela impaciência e desconforto que a situação de urgência comporta. A satisfação do paciente deve ser um objectivo das unidades de saúde, dado que só assim poderá haver uma melhor prestação de cuidados de saúde e uma maior normalidade no trabalho dos profissionais de saúde. Um dos factores mais apontados para a insatisfação dos pacientes nas urgências deve-se aos tempos de espera. A simplificação de processos, nomeadamente ao nível da triagem, pode significar um ganho de tempo e um factor que pode satisfazer o paciente. A possibilidade de implementação do sistema “Techcare Attendance-TriusOne” como processo simplificador da triagem das urgências pode significar um elevado potencial, sendo premente analisar a sua viabilidade económica e financeira. Para a análise da satisfação do paciente recorri à aplicação de um inquérito por questionário baseado na escala SERVPERF adaptada para um estudo do tipo não experimental, descritivo simples e transversal para o estudo das dimensões tangibilidade, fiabilidade, capacidade de resposta, segurança e a empatia aplicada a 66 indivíduos. Apurou-se que de, um modo geral, todas as dimensões de qualidade dos serviços de urgência são percecionados positivamente pelos utentes/pacientes. As dimensões de qualidade dos serviços que têm um maior poder explicativo na satisfação global são a fiabilidade, capacidade de resposta e empatia. A implementação do sistema “Techcare Attendance” mostrou-se procedente e viável.
- Marketing Digital: O papel do storytelling na fidelização dos clientes Estudo de caso: a marca “Coca-Cola”Publication . Dória de Sousa Aragão, Denise Loren do Sacramento; Varela, MiguelStorytelling, como o próprio nome indica, é o ato de contar histórias. No entanto, trata-se sobretudo de saber contar a história e de cativar o ouvinte ou o leitor. No contexto do Marketing é uma estratégia relevante, visto que busca a identificação do consumidor com o produto e ajuda na criação de empatia entre a empresa e o consumidor. Deste modo, storytelling insere-se na estratégia B2C do Marketing e procura estabelecer uma relação estrita entre ambos. “De modo geral, storytellings dão sentido ao mundo do homem, de diferentes modos, em diferentes épocas, em diferentes suportes, desde os primórdios até hoje, quando estas passaram a existir nos écrans como narrativas digitais (podcasts, webcams, blogs, televisão interativa” (Domingos, 2008). “A arte de contar histórias aproxima as pessoas da empresa, podendo ser muito bem aplicada para vender produtos, serviços ou ideias, uma vez que ao apresentar algo através de uma narrativa, torna-se possível comunicar de forma mais pessoal e apelativa com o público-alvo” (Santos, 2016). O presente trabalho aplica este conceito ao Marketing da marca Coca-Cola, tendo concluído que o storytelling é uma estratégia eficaz no envolvimento emocional dos seus clientes.