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ISLA - Dissertação de mestrado

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  • Impacto da Tecnologia Customer Relationship Management em Empresas Portuguesas
    Publication . Silva, Ana; Martinho, Domingos
    Introdução: A vantagem competitiva das empresas baseia-se na duração da relação com os seus clientes pelo que parece relevante conhecer as ferramentas que podem potenciar essa relação, nomeadamente os fatores que influenciam a implementação bem-sucedida da tecnologia Customer Relationship Management (CRM) nas empresas portuguesas. Método: Analisou-se a adoção do sistema CRM em três dimensões - gestão centrada no cliente, organização do CRM e CRM operacional - e o efeito moderador da turbulência tecnológica no desempenho organizacional. A investigação foi de cariz quantitativo e para recolha dos dados foi aplicado um questionário com o objetivo de avaliar o modelo conceptual proposto através da análise de equações estruturais, tendo-se obtido 95 respostas válidas de utilizadores de sistemas CRM. Resultados: A maioria dos respondentes associa positivamente as dimensões da adoção do CRM a um impacto positivo no desempenho organizacional. Confirmaram-se seis hipóteses, entre as sete testadas, das quais cinco apresentaram um efeito forte. A adoção do sistema CRM mostrou estar positivamente relacionada com o desempenho organizacional, através das dimensões da organização do CRM e CRM operacional, com efeitos fortes. Apesar disso, a relação que se previa positiva entre a dimensão da gestão centrada no cliente e o desempenho organizacional não foi confirmada. Foi ainda confirmado o efeito moderador da turbulência tecnológica na relação entre a adoção do CRM e o desempenho organizacional, com efeito nos resultados indiretos específicos, e impacto no desempenho organizacional, resultado observado como efeito indireto total. Discussão: Os resultados do estudo sugerem que o modelo conceptual é adequado ao contexto empresarial português. O desenvolvimento de investigação futura poderá fornecer informação sobre a influência das variáveis estudadas na fase de implementação do CRM e na diversidade de percepções entre diferentes departamentos. Conclusão: Conforme era o objetivo deste trabalho, identificaram-se fatores de sucesso na adoção do CRM nas empresas portuguesas. A adequabilidade do modelo oferece dados quantitativos válidos como ponto de partida para futuras investigações. Este estudo é importante para os gestores de empresas, responsáveis de marketing e para a literatura académica sobre o tema, sendo expetável que a avaliação do impacto positivo da adoção da tecnologia CRM possa levar a que outras empresas considerem a sua adoção no âmbito da sua estratégia de desenvolvimento.
  • O Impacto da Felicidade no Trabalho na Motivação e Produtividade dos Colaboradores
    Publication . Menino, Patricia; Martinho, Filipa
    A felicidade no trabalho é um tema que tem vindo a suscitar cada vez mais interesse no contexto organizacional, uma vez que não só beneficia os resultados da organização, como também fomenta a sustentabilidade ao incentivar uma cultura que valoriza o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Colaboradores felizes estão mais predispostos à criatividade e tendem a ser mais resilientes e produtivos, o que contribui para ambientes laborais mais saudáveis e sustentáveis a longo prazo. Para além disso, a satisfação no trabalho pode reduzir a rotatividade e os custos associados à substituição dos colaboradores, promovendo uma gestão mais eficaz dos recursos humanos e financeiros da organização. Neste sentido, pretende-se responder à seguinte questão “De que forma a felicidade organizacional influencia a motivação e produtividade dos colaboradores?”. Para tal, o presente estudo tem por objetivos de investigação: identificar os principais fatores que contribuem para a felicidade no trabalho e a sua correlação com a motivação e produtividade dos colaboradores. Para alcançar os objetivos propostos, adotou-se uma metodologia quantitativa, através da aplicação de um questionário como técnica de recolha de dados. A amostra deste estudo é composta por 253 indivíduos que se encontram a exercer uma atividade profissional, com idade igual ou superior a 18 anos, do género feminino e masculino. A recolha de dados decorreu por via de uma amostragem aleatória por conveniência, de participação voluntária e anónima. Os principais resultados do estudo confirmaram a existência de uma correlação significativa entre a felicidade no trabalho e a motivação e produtividade dos colaboradores, dando assim, resposta à pergunta de partida.
  • LEAN MANUFACTURING E O COMBATE AO DESPERDÍCIO: IMPLEMENTAÇÃO DO SMED NUMA ÁREA DE INJEÇÃO DE PLÁSTICO
    Publication . Santos, Adolfo; Thomaz, João
    Com a globalização dos mercados, as empresas estão sujeitas a uma competição cada vez mais dinâmica e feroz. Para que tenham presença e continuidade junto dos consumidores e clientes tem de adotar uma postura de combate à redução dos desperdícios, resultantes de atividades isentas de valor acrescentado, aumentando a sua eficácia e eficiência na produção dos seus produtos. O setor automóvel não se exclui desta dinâmica. Setor responsável por impulsionar o desenvolvimento de técnicas, ferramentas e filosofias incluídas num sistema de produção, denominada como Sistema de Produção Toyota (Toyota Production System – TPS), que se dedica a “emagrecer” os processos produtivos, tornando-os mais eficientes, excluindo ou mitigando para o efeito o máximo de desperdícios. É neste contexto que a empresa em estudo nesta dissertação coloca todo o seu foco com a aplicação de ferramentas como o SMED, junto de equipamentos considerados estranguladores do output da produção, mitigando o tempo de setup ao máximo, identificando e eliminando os desperdícios envolvidos na tarefa. Para demonstração dos resultados da implementação do SMED este estudo analisa a aplicação do SMED num equipamento definido pela sua alta saturação produtiva enquanto “projeto piloto”, onde se verificam os benefícios produtivos relativos a disponibilidade de equipamento como aumento de output produtivo, tendo como base o estudo científico realizado e aplicado na prática no setor de injeção plástico da empresa.
  • O Impacto dos Processos de Reestruturação Funcional no Binómio Eficácia - Eficiência
    Publication . Fidalgo, Verónica; Ramos, Pedro
    A criação de valor e a riqueza são os principais objetivos na gestão de empresas e constituem também a principal preocupação dos seus responsáveis. Numa envolvente empresarial cada vez mais competitiva e em constante mudança, as empresas sentem, cada vez mais, a necessidade de se adaptarem. As Reestruturações Empresariais constituem um processo de mudança ao qual as empresas poderão recorrer de forma a alcançar, de forma eficaz e eficiente, os objetivos corporativos. A presente investigação visa a determinação da influência da Reestruturação Empresarial na Performance, utilizando uma metodologia empírico-formal do tipo quantitativa, em se procederá à distribuição de um questionário a uma amostra para a obtenção de dados. Para o tratamento dos dados serão aplicadas diversas técnicas estatísticas como a média e desvio padrão, análise de variâncias e correlações, análise de componentes principais, análise fatorial, analise de clusters e testes de hipóteses (regressão linear simples). Após análise estatística foi possível verificar a confirmação geral do modelo pois foi demonstrada a existência de casualidade entre a maioria das variáveis que compõem a dimensão Reestruturação Empresarial com a dimensão Performance. Em suma, a contribuição da Reestruturação Empresarial para a Performance é evidente através de Fusões/Aquisições, Ferramentas de Otimização Empresarial e Corporate Governance.
  • Projeto de construção de bungalows na aldeia do Pinheiro Grande Plano de Negócios
    Publication . Simão, Catarina; Ribeiro, Vasco
    Introdução: O Pinheiro Grande é a aldeia do concelho da Chamusca mais antiga, rica em histórias, tradições e costumes. Com a reconstrução de uma ilustre e afamada quinta (futuramente), é também uma forma de devolver vida à, agora, aldeia com pouca vida e pessoas. Criar novos conceitos e estruturas que interliguem o moderno com o rústico ou rural e criar uma maior oferta de alojamento na aldeia. Método: O objetivo do presente plano de negócios é descrever a finalidade de um negócio pensado de raiz e todas as fases que devem ser dadas para que estes objetivos sejam alcançados, com o intuito principal de reduzir os riscos e as incertezas para o empreendedor, sempre direcionado para um plano sustentável. Resultados: O projeto de bungalows numa região que não possui qualquer tipo de empreendimento turístico deste género será uma mais-valia para a localidade, atraindo mais visitantes e aumentando o sistema económico local. Conclusão: Na implementação de um plano de negócios existem dois propósitos, o primeiro e mais importante é servir de guia orientador durante a vida do negócio, para ter valor deve ser mantido atualizado. E, em segundo lugar, o plano de negócios representa um requisito para planear os fundos e as previsões orçamentais e operações futuras.
  • MATRIZ DE COMPETÊNCIAS Avaliação da Sua Implementação numa Empresa de Produtos Químicos para Construção Civil
    Publication . Junior, Bernardo; Reis, Isabel
    A gestão de competências tem-se consolidado como uma prática essencial nas estratégias de desenvolvimento organizacional, com o objetivo de alinhar as habilidades dos funcionários aos objetivos estratégicos das empresas. Este estudo qualitativo visa avaliar a eficácia da matriz de competências implementada na empresa em 2020, através das percepções dos diretores da mesma. Utilizando, numa abordagem qualitativa, o método da análise de conteúdo, foram exploradas as experiências e opiniões dos líderes da organização sobre a implementação, os desafios enfrentados e os impactos na gestão de talentos. A análise dos dados revelou uma visão detalhada das práticas e obstáculos associados à aplicação da matriz de competências, oferecendo insights valiosos para o aprimoramento das estratégias de gestão. As conclusões do estudo destacam a importância de uma abordagem contextualizada e adaptativa na implementação de ferramentas de desenvolvimento organizacional, proporcionando recomendações práticas para gestores e literatura académica.
  • Desenvolvimento do Plano de Negócios no Canal Digital: My Health Wallet
    Publication . Pereira, Pedro; Ribeiro, Vasco
    A app apresentada ao longo deste projeto, designa-se por My Health Wallet e consiste numa oportunidade de negócio, derivada de uma lacuna de mercado na área da saúde e da tecnologia. Devido à digitalização dos serviços, as empresas estão cada vez mais omnipresentes, permitindo assim, oferecer soluções tecnológicas mais eficientes aos seus clientes. Mas atualmente, cada instituição hospitalar aposta no seu próprio site ou aplicação, colocando assim, os utentes numa situação, bastante complexa e desorganizada, contribuindo, para a dispersão de informação clínica. Desta forma, a My Health Wallet surge com o intuito de facilitar a vida dos utentes clínicos e hospitalares, através do armazenamento de ficheiros e da gestão de dados num local centralizado. Esta app funciona através de um sistema de armazenamento em nuvem e permite uma gestão e organização de documentos de um modo pertinente e interativo, permitindo que os clientes, tenham acesso ao seu portefólio clínico, a qualquer momento e em qualquer lugar. De forma a sustentar a viabilidade desta aplicação, ao longo deste projeto foi desenvolvida uma estrutura ideologia, que comtempla: A introdução, onde se abordou a problemática, as questões de investigação e os principais objetivos; A revisão da literatura, ou seja, o desenvolvimento de uma abordagem mais teórica, baseada no crescimento da digitalização de serviços, nas aplicações digitais móveis no setor da saúde e nas ferramentas de planeamento estratégico; A metodologia, ou seja, a indicação do tipo de estudo, os procedimentos e instrumentos utilizados; O plano de negócios, que visou aprofundar a caracterização do negócio, as análises desenvolvidas no plano estratégico e os cálculos e mapas apresentados ao longo do capitulo da viabilidade económico-financeira. Por último, surge a conclusão, onde foi realizado um balanço dos resultados recolhidos e apurados ao longo do estudo, acompanhado pelas limitações do projeto e pelas sugestões futuras.
  • O Impacto das Ferramentas de Gestão nas Organizações
    Publication . Militão, Nuno; Farinha, João
    Este estudo investiga o impacto das ferramentas de gestão nas micro e pequenas empresas em Portugal, considerando o seu papel crucial no crescimento económico e na criação de empregos. Pretende-se avaliar qual o impacto das ferramentas de gestão nas organizações, identificar quais as ferramentas de gestão mais utilizadas e aferir se existe uma relação positiva entre a intensidade de utilização das ferramentas de gestão e a performance alcançada pelas empresas. A metodologia adotada envolve uma revisão bibliográfica para identificar conceitos e teorias relevantes, bem como um inquérito online dirigido aos trabalhadores por conta de outrem. A análise dos dados será realizada através de técnicas estatísticas O estudo revela-nos que a maioria dos inquiridos reconhece a importância e utiliza ferramentas de gestão, sendo que a ferramenta de gestão mais conhecida e mais utilizada é a Análise SWOT. O estudo revela-nos também, que ainda existem barreiras significativas para a sua adoção, nomeadamente, a falta de disponibilização e a formação adequada. O interesse por um modelo simplificado de gestão é muito alto, o que revela uma necessidade por soluções de gestão menos complexas. Os objetivos do estudo foram alcançados, uma vez que foram identificadas as ferramentas de gestão mais utilizadas pelas micro e pequenas empresas em Portugal, onde se destacam a Análise SWOT e o Ciclo de Vida do Produto. Também foi avaliada a frequência de utilização, tendo sido observado que a análise SWOT e o Ciclo de Vida do Produto, são as ferramentas mais utilizadas. Relativamente ao impacto do uso das ferramentas de gestão no desempenho das micro e pequenas empresas, o estudo destacou que ferramentas como a Análise SWOT, a Proposta de Valor e a Jornada do Cliente têm um impacto considerável. Os motivos pelos quais algumas micro e pequenas empresas em Portugal optam por não utilizar ferramentas de gestão, são a falta de disponibilização destas ferramentas pelas empresas e a falta de formação adequada. As conclusões do estudo, ajudam a compreender melhor o papel das ferramentas de gestão no contexto das micro e pequenas empresas portuguesas, fornecendo dados importantes para futuras estratégias e políticas de apoio a este segmento empresarial.
  • Interoperabilidade em Sistemas Multiagentes: Princípios Éticos e Morais na Inteligência Artificial
    Publication . Silva, Rui; Vardasca, Ricardo
    Esta dissertação aborda a problemática da ética e moral na interoperabilidade de sistemas multiagentes, destacando a necessidade de garantir que esses sistemas ajam de maneira ética e moralmente responsável, respeitando princípios como justiça, transparência e responsabilidade. No âmbito da crescente integração tecnológica e interconectividade entre sistemas autónomos, a questão da ética e moral ganha destaque como uma preocupação central. No entanto, apesar da importância reconhecida, há uma lacuna significativa na literatura em termos de como esses princípios éticos e morais devem ser incorporados e aplicados em sistemas multiagentes interoperáveis. Esta lacuna torna-se ainda mais evidente quando se considera a complexidade das interações entre agentes autónomos em ambientes dinâmicos e heterogéneos. Assim, esta investigação visa preencher essa lacuna ao investigar e propor uma abordagem eficaz para integrar considerações éticas e morais na interoperabilidade de sistemas multiagentes. Foram desenvolvidos cenários competitivos e cooperativos para serem aplicados nos Large Language Model ChatGPT, Gemini e Llama 2, com o objetivo de verificar a identificação ética e restrição da conversa. Também foram treinados classificadores de Machine Learning para análise de sentimentos e posterior aplicação na comunicação entre agentes. O Llama 2 destaca-se na restrição da conversa, em ambos os cenários e idiomas com 6 restrições no idioma em inglês e 1 restrição no idioma português. Na identificação da ética, para o cenário competitivo não há resultados consistentes. No cenário cooperativo o Gemini destaca-se na identificação da ética. No treino dos classificadores, o Random Forest apresenta um valor consistente no cenário cooperativo com duas classes, com uma exatidão de 0.96 e uma AUC de 1. Com a utilização da Framework SPADE, conseguimos restringir a conversa entre agentes, quando a ética não é detetada na conversa. Destaca-se os Random Forest pela capacidade de acertar 6 classificações em 6 interações, no cenário cooperativo 4 Classes e com apenas 1 falha em todas as classificações, de todos os cenários e classes, da ética e moral. Deste modo, será possível contribuir para o desenvolvimento de tecnologias mais responsáveis e alinhadas com os valores humanos.
  • Cibersegurança numa unidade hospitalar
    Publication . Botas, Artur; Tereso, Marco
    Sendo a cibersegurança, um tema de extrema importância para o bom funcionamento de qualquer instituição e uma vez que os ataques são cada vez mais frequentes, nomeadamente hospitalares, foram enviados alguns e-mails de alerta sobre segurança e posteriormente simulados alguns ataques phishing, para todos os utilizadores da instituição visada. Foram registados os acessos numa base de dados SQL, dos utilizadores que selecionaram o link e os que colocaram credencias. Por questões de segurança os dados foram anonimizados, inclusive a instituição, https://eur lex.europa.eu/eli/reg/2016/679/oj. Novamente foi enviada informação por e-mail a dar conhecimento do efetuado e do número de utilizadores que expuseram credenciais, assim como identificados os pontos que deveriam ter sido reconhecidos como não seguros. Na segunda campanha de phishing, a simulação foi mais dissimulada, o que originou um número substancialmente maior de utilizadores a serem vítimas da mesma. O trabalho efetuado foi produtivo, uma vez que serviu para despertar os utilizadores e a própria instituição sobre as vulnerabilidades e suas consequências. Embora os resultados tenham sido preocupantes, o objetivo foi atingido, estas simulações foram de extrema importância para sensibilizar e despertar os utilizadores para estas situações e evitar que sejam vítimas das mesmas.