Browsing by Issue Date, starting with "2024-07-10"
Now showing 1 - 10 of 11
Results Per Page
Sort Options
- Desenvolvimento do Plano de Negócios no Canal Digital: My Health WalletPublication . Pereira, Pedro; Ribeiro, VascoA app apresentada ao longo deste projeto, designa-se por My Health Wallet e consiste numa oportunidade de negócio, derivada de uma lacuna de mercado na área da saúde e da tecnologia. Devido à digitalização dos serviços, as empresas estão cada vez mais omnipresentes, permitindo assim, oferecer soluções tecnológicas mais eficientes aos seus clientes. Mas atualmente, cada instituição hospitalar aposta no seu próprio site ou aplicação, colocando assim, os utentes numa situação, bastante complexa e desorganizada, contribuindo, para a dispersão de informação clínica. Desta forma, a My Health Wallet surge com o intuito de facilitar a vida dos utentes clínicos e hospitalares, através do armazenamento de ficheiros e da gestão de dados num local centralizado. Esta app funciona através de um sistema de armazenamento em nuvem e permite uma gestão e organização de documentos de um modo pertinente e interativo, permitindo que os clientes, tenham acesso ao seu portefólio clínico, a qualquer momento e em qualquer lugar. De forma a sustentar a viabilidade desta aplicação, ao longo deste projeto foi desenvolvida uma estrutura ideologia, que comtempla: A introdução, onde se abordou a problemática, as questões de investigação e os principais objetivos; A revisão da literatura, ou seja, o desenvolvimento de uma abordagem mais teórica, baseada no crescimento da digitalização de serviços, nas aplicações digitais móveis no setor da saúde e nas ferramentas de planeamento estratégico; A metodologia, ou seja, a indicação do tipo de estudo, os procedimentos e instrumentos utilizados; O plano de negócios, que visou aprofundar a caracterização do negócio, as análises desenvolvidas no plano estratégico e os cálculos e mapas apresentados ao longo do capitulo da viabilidade económico-financeira. Por último, surge a conclusão, onde foi realizado um balanço dos resultados recolhidos e apurados ao longo do estudo, acompanhado pelas limitações do projeto e pelas sugestões futuras.
- The role of cosmetics in psoriasisPublication . Pedroso, Marisa; Nobre, Joana; Auxtero, Maria Deolinda
- A Pessoa com Dor Torácica: Intervenções de Enfermagem no Serviço de UrgênciaPublication . Moreira, Ana Sofia Fernandes; Amaral, Guida Maria Marques da SilvaO presente relatório foi elaborado no âmbito da conclusão do Mestrado em associação, na área de Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica – A Pessoa em Situação Critica, lecionado no Instituto Politécnico de Portalegre. Este tem o intuito de demonstrar a reflexão realizada sobre o desenvolvimento das competências comuns, especificas e de mestre realizada ao longo do percurso. Foi elaborado um projeto de intervenção em serviço durante o período de estágio com o objetivo de promover a segurança e a qualidade dos cuidados de enfermagem na abordagem à Pessoa com Dor Torácica no Serviço de Urgência, recorrendo à metodologia de projeto. O desenvolvimento do projeto de intervenção em serviço foi sustentado pela Teoria da Sabedoria Clínica em Cuidados de Saúde Agudos e Críticos, que promove o desenvolvimento de competências relacionadas coma aquisição do espírito critico, tomada de decisão suportada nas mais recente evidência, gestão, liderança e trabalho em equipa, princípios fundamentais na prestação de cuidados de excelência. Finaliza-se com a reflexão e análise crítica da aquisição e desenvolvimento das competências comuns específicas do enfermeiro especialista em Enfermagem médico-Cirúrgica – Pessoa em Situação Crítica e das competências de mestre em enfermagem.
- Plan Time Management in School Activities and Relation to Procrastination: A Study for Educational SustainabilityPublication . Valente, Sabina; Dominguez Lara, Sergio Alexis; Lourenço, Abílio AfonsoAcademic procrastination, more than merely postponing tasks, represents a significant failure in the self-regulation process of learning. Research on study skills highlights academic time management as one of the crucial elements of learning strategies and sustainable education. These abilities will help achieve the fourth goal of the Sustainable Development Goals. Therefore, this study aimed to understand how students plan time management in school activities and its influence on study procrastination, analyzing differences between genders and the hours students spend studying. The Time Management Planning Inventory, the Study Procrastination Questionnaire, and a personal and school data sheet were used. A sample of 506 students (Mage = 13.7) from basic schools in northern Portugal was utilized. The results revealed that gender and study hours significantly influence how students plan time management for school tasks in the short and long term. These variables also showed a significant impact on the procrastination of study activities. The practical implications of this study are substantial, as they provide educators and researchers with insights into the factors influencing academic procrastination and the role of time management planning and study hours. These insights can be applied to develop effective strategies to reduce academic procrastination and promote sustainable education.
- Clima emocional em contexto pandémico no sul do Brasil:Publication . Silva, Joelson; Matavelli, RafaelaA pandemia Covid-19 obrigou muitos países a adotarem medidas de isolamento social para contenção do coronavírus SARS-CoV-2. Vários pesquisadores correlacionaram sintomas psicopatológicos relacionados ao stress, ansiedade e depressão, decorrentes da pandemia. Desta forma, este artigo objetiva apresentar as possíveis correlações entre Clima Emocional (positivo e negativo), e algumas variáveis psicossociais como: stress, ansiedade, depressão, estratégia de coping resiliente, satisfação com a vida e satisfação com o trabalho. Como amostra desse estudo tivemos um volume de 277 pessoas que responderam os questionários pré-estabelecidos para aferirem as hipóteses de pesquisa. Dessa amostra (51.8%) são do sexo masculino, a média de idade aproximadamente de 38 anos, casados (59.8%). Além dos dados sociodemográficos foram analisadas questões referentes ao vínculo laboral. Os principais resultados dessa pesquisa revelaram níveis altos de correlação entre clima emocional negativo com a sintomatologia de stress, ansiedade e depressão. Os resultados apresentados demonstraram ainda uma correlação entre as variáveis psicossociais como por exemplo: stress e coping resiliente; coping resiliente e satisfação com a vida; coping resiliente com ansiedade e ainda uma correlação alta e positiva entre satisfação com a vida e satisfação com o trabalho.
- Comunicação integrada de marketing no setor da arquitetura: estudo de caso - MasslabPublication . Meneses, Marta Gonzaga Mendes; Soares, RaquelNo setor de Serviços de Arquitetura em Portugal, a dinâmica é desafiadora, caracterizada pela recessão económica e pela alta competitividade. Os escritórios de arquitetura enfrentam dificuldades, como a dependência de redes de contactos pessoais e sistemas de informação. Esta situação exige uma adaptação proativa, antecipando tendências e oportunidades para superar as vulnerabilidades do mercado. Além disso, a conexão intrínseca entre os escritórios de arquitetura e a indústria da construção amplifica os desafios, exigindo uma compreensão aprofundada das necessidades dos clientes e uma estratégia eficaz para se destacar num ambiente altamente competitivo. Este estudo surgiu no contexto de um estágio curricular na MASSLAB, uma empresa que enfrenta os desafios mencionados anteriormente. O objetivo geral deste trabalho é, então, desenvolver um Plano de Comunicação Integrada de Marketing para a MASSLAB para 2024, sendo que, para alcançar este objetivo, foram definidos três objetivos específicos: analisar a situação atual do mercado de Serviços de Arquitetura, em particular da MASSLAB; perceber a importância que as práticas de Comunicação e Marketing têm no sucesso de Serviços de Arquitetura; desenvolver ações de Comunicação Integrada de Marketing para a MASSLAB. A metodologia adotada foi qualitativa, com recolha de dados de fontes secundárias e aplicação de um estudo de caso. Os resultados deste estudo destacam a importância do Plano de Comunicação Integrada de Marketing para a MASSLAB atingir os seus objetivos estratégicos num mercado desafiador. As ações propostas visam não apenas aumentar a visibilidade da empresa, mas também fortalecer a sua reputação, alcançar novos mercados e clientes e reter talentos, contribuindo assim para o crescimento e sucesso da MASSLAB no setor de Serviços de Arquitetura em Portugal.
- The impact of packaging environmental cues on purchase intention and brand imagePublication . França, Inês Pinto; Soares, RaquelPeople's shopping habits have progressively transformed to reflect their desire to make some kind of positive impact on environmental protection. However, before consumers can take advantage of sustainable innovations, they need to be able to define sustainable packaging, tell it apart from conventional packaging, and weigh the advantages when making decisions. Therefore, it is important to look at how consumers recognize packaging as environmentally friendly in addition to identifying the cues that consumers use to do so. Analyzing the potential effects of packaging environmental cues on consumers' purchase intentions and brand image are the main goals of this study. The quantitative methodology is used in this study, more precisely the experimental method. Online surveys were employed as a means of gathering data. There were two experimental conditions for the independent variable: conventional packaging vs sustainable packaging, each one with two different product categories. Additionally, the independent and dependent variables were mediated by the perception of the packaging. According to the results, packaging environmental cues conduct to a more positive brand image and more purchase intentions than conventional packaging, and these relationships are mediated by the perception of sustainable packaging. The limitations of this research are discussed, as well as suggestions for future research.
- O impacto das dimensões da marca na satisfação do adepto: o caso do futebol portuguêsPublication . Pompeu, Mafalda Inês Lopes; Martin D'Ávila, MiguelCom o passar dos anos, o futebol evoluiu para uma experiência de entretenimento global que atrai a atenção dos mais variados indivíduos, tendo se tornado muito mais do que apenas um jogo. Atualmente, o futebol é o desporto com maior impacto social na população mundial, e em Portugal não é exceção. A marca de um clube de futebol tem assim um papel crucial na construção da sua identidade e na criação de ligações duradouras com os adeptos. Este estudo procura compreender como as dimensões da marca desportiva influenciam a satisfação dos adeptos dos três maiores clubes portugueses: Sporting CP, SL Benfica e FC Porto. Nesta pesquisa foi utilizada uma abordagem quantitativa, tendo os dados sido recolhidos através de um questionário online direcionado aos adeptos dos clubes mencionados. A análise dos dados recolhidos permitiu compreender as perceções dos adeptos sobre os diversos fatores que influenciam a sua experiência enquanto apoiantes. Os resultados demonstraram que as dimensões da marca influenciam significativamente a satisfação dos adeptos e foi possível concluir que o desempenho da equipa, a identificação dos adeptos com os valores do clube, o sentido de pertença a uma comunidade e a qualidade da experiência no estádio são os fatores mais cruciais para a satisfação geral dos adeptos. Esta dissertação oferece informações valiosas aos clubes de futebol sobre a importância de gerir a sua marca de forma eficaz para que seja possível aumentar a satisfação dos seus adeptos. A compreensão das dimensões da marca e do seu impacto na perceção de satisfação por parte dos adeptos permite aos clubes desenvolver estratégias de marketing e Branding direcionadas à criação e manutenção de uma relação de lealdade com os consumidores.
- O impacto da satisfação e seus determinantes na retenção de clientes no sector da telefonia móvel em AngolaPublication . Leitão, Gonçalo da Silva Salvador Capilo; Martin D'Ávila, MiguelNos últimos 5 anos, assistiu-se um crescimento geométrico no mercado angolano de telefonia móvel em termos de operadores e assinantes. Actualmente, em Angola possui pouco mais de 25 milhões de utentes dos serviços móveis e conta com 3 operadoras destes serviços. Está assim montado um cenário de grande competitividade. As empresas do sector posicionam para alcançar a quota de mercado que lhes agrega sustentabilidade económica. E fazem isso através da adopção de acções estratégicas que as permite conquistar novos ou reter os clientes já existentes. O presente trabalho de dissertação tem como o de avaliar o impacto da satisfação na retenção de clientes no mercado angolano de telefonia móvel.. Por outro lado, a exiguidade de estudos focalizados na retenção dos clientes enquanto consequência da satisfação dos utentes dos serviços de telefonia móvel. A investigação debruça-se sobre a correlação das variáveis satisfação e retenção. Deu-se seguimento à investigação com a análise quantitativa por via de um questionário cujos resultados foram analisados através da ferramenta SPSS (Statistical Package for the Social Sciences). Com a presente investigação foi possível constatar que a satisfação do cliente e suas determinantes têm correlação significativa com a retenção de clientes.
- Influência dos fatores da atmosfera de loja na experiência de compra em lojas de decoração de interioresPublication . Ribeiro, Maria José Sousa; Bandeira, Sílvia; Machado, IsabelO presente estudo tem como objetivo avaliar a importância dos fatores da atmosfera de loja na experiência de compra dos consumidores em lojas de decoração de interiores. Como tal, foi adotada uma metodologia mista (quantitativa e qualitativa), utilizando como técnicas de recolha de dados o inquérito por questionário e entrevistas semiestruturadas. Neste sentido, o inquérito foi efetuado online e adquiriu uma amostra de 142 respostas, e foram realizadas três entrevistas semiestruturadas a gerentes de loja de decoração de interiores. Os resultados deste estudo demonstram haver uma concordância entre a literatura e o estudo qualitativo de que a experimentabilidade influencia a atmosfera de loja, em termos quantitativos não foi possível corroborar. Para além disso, a investigação também mostra que os elementos atmosféricos aroma e temperatura relacionam-se e formam um só fator. Neste sentido, conclui-se que nas lojas de decoração de interiores em Portugal a atmosfera de loja é constituída por fatores de design (cores, limpeza, sinalização e exposição), fatores ambientais (música, iluminação e aromático) e fatores sociais (funcionários e outros compradores) e que todos estes fatores influenciam positivamente a experiência de compra do consumidor. As limitações do estudo concentram-se na amostra do estudo quantitativo, nomeadamente, a não obtenção de uma amostra representativa e no facto de grande parte dos inquiridos serem do sexo feminino e residirem na zona do Porto. A originalidade deste estudo diz respeito ao facto de ser pioneiro quanto aos fatores da atmosfera de loja que influenciam a experiência de compra do consumidor em lojas de decoração de interiores e, para além disso, não existirem investigações que revelem quais os fatores que constituem este tipo de atmosfera de loja.