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Authors
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Abstract(s)
O presente estudo tem como objetivo avaliar a importância dos fatores da
atmosfera de loja na experiência de compra dos consumidores em lojas de
decoração de interiores.
Como tal, foi adotada uma metodologia mista (quantitativa e qualitativa),
utilizando como técnicas de recolha de dados o inquérito por questionário e
entrevistas semiestruturadas. Neste sentido, o inquérito foi efetuado online e
adquiriu uma amostra de 142 respostas, e foram realizadas três entrevistas
semiestruturadas a gerentes de loja de decoração de interiores.
Os resultados deste estudo demonstram haver uma concordância entre a
literatura e o estudo qualitativo de que a experimentabilidade influencia a
atmosfera de loja, em termos quantitativos não foi possível corroborar. Para além
disso, a investigação também mostra que os elementos atmosféricos aroma e
temperatura relacionam-se e formam um só fator. Neste sentido, conclui-se que
nas lojas de decoração de interiores em Portugal a atmosfera de loja é constituída
por fatores de design (cores, limpeza, sinalização e exposição), fatores ambientais
(música, iluminação e aromático) e fatores sociais (funcionários e outros
compradores) e que todos estes fatores influenciam positivamente a experiência
de compra do consumidor.
As limitações do estudo concentram-se na amostra do estudo quantitativo,
nomeadamente, a não obtenção de uma amostra representativa e no facto de
grande parte dos inquiridos serem do sexo feminino e residirem na zona do Porto.
A originalidade deste estudo diz respeito ao facto de ser pioneiro quanto aos
fatores da atmosfera de loja que influenciam a experiência de compra do
consumidor em lojas de decoração de interiores e, para além disso, não existirem
investigações que revelem quais os fatores que constituem este tipo de atmosfera
de loja.
Description
Keywords
Atmosfera de loja Experiência de compra Lojas de decoração de interiores