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Influência dos fatores da atmosfera de loja na experiência de compra em lojas de decoração de interiores

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorBandeira, Sílvia
dc.contributor.advisorMachado, Isabel
dc.contributor.authorRibeiro, Maria José Sousa
dc.date.accessioned2024-08-06T13:11:26Z
dc.date.available2024-08-06T13:11:26Z
dc.date.issued2024-07-10
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo avaliar a importância dos fatores da atmosfera de loja na experiência de compra dos consumidores em lojas de decoração de interiores. Como tal, foi adotada uma metodologia mista (quantitativa e qualitativa), utilizando como técnicas de recolha de dados o inquérito por questionário e entrevistas semiestruturadas. Neste sentido, o inquérito foi efetuado online e adquiriu uma amostra de 142 respostas, e foram realizadas três entrevistas semiestruturadas a gerentes de loja de decoração de interiores. Os resultados deste estudo demonstram haver uma concordância entre a literatura e o estudo qualitativo de que a experimentabilidade influencia a atmosfera de loja, em termos quantitativos não foi possível corroborar. Para além disso, a investigação também mostra que os elementos atmosféricos aroma e temperatura relacionam-se e formam um só fator. Neste sentido, conclui-se que nas lojas de decoração de interiores em Portugal a atmosfera de loja é constituída por fatores de design (cores, limpeza, sinalização e exposição), fatores ambientais (música, iluminação e aromático) e fatores sociais (funcionários e outros compradores) e que todos estes fatores influenciam positivamente a experiência de compra do consumidor. As limitações do estudo concentram-se na amostra do estudo quantitativo, nomeadamente, a não obtenção de uma amostra representativa e no facto de grande parte dos inquiridos serem do sexo feminino e residirem na zona do Porto. A originalidade deste estudo diz respeito ao facto de ser pioneiro quanto aos fatores da atmosfera de loja que influenciam a experiência de compra do consumidor em lojas de decoração de interiores e, para além disso, não existirem investigações que revelem quais os fatores que constituem este tipo de atmosfera de loja.pt_PT
dc.identifier.tid203671686pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/51512
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAtmosfera de lojapt_PT
dc.subjectExperiência de comprapt_PT
dc.subjectLojas de decoração de interiorespt_PT
dc.titleInfluência dos fatores da atmosfera de loja na experiência de compra em lojas de decoração de interiorespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketingpt_PT

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