Browsing by Issue Date, starting with "2024-05-23"
Now showing 1 - 9 of 9
Results Per Page
Sort Options
- O combate ao tráfico de droga na cidade de Lisboa: análise dos modelos e estratégias de policiamentoPublication . Nunes, Pedro Perestrelo; Rodrigues, Ezequiel Agostinho Maciel; Correia, Carlos Alberto BatistaO fenómeno criminal do tráfico de droga, caraterizado pela sua elevada complexidade e dinâmica, tem ganhado uma grande dimensão no território, em particular na cidade de Lisboa. Sendo este um crime urgente que afeta a segurança pública e o sentimento de segurança, é papel da PSP atuar no combate a este fenómeno, adequando a sua atuação no âmbito dos modelos e estratégias institucionalmente preconizadas. O objetivo deste estudo foi analisar os modelos e as estratégias de policiamento utilizados na atuação policial no combate ao tráfico de droga na cidade de Lisboa, averiguando a sua eficácia e adequabilidade e perceber quais as possíveis limitações ou desafios à implementação dos mesmos. Com recurso a uma abordagem qualitativa, enveredando-se por uma análise de conteúdo temática, e através da realização de entrevistas a oficiais da PSP com experiência no combate ao tráfico de droga, foi possível perceber que o tráfico de droga é um fenómeno complexo que requer, cada vez mais, respostas pensadas e adequadas por parte das polícias. Foi ainda possível identificar os modelos e estratégias utilizados no combate ao tráfico de droga e de que forma são implementados. Concluiu-se que o tráfico de droga está em constante evolução, adaptando-se consoante o contexto e local em que se insere. Perante tal facto, percebe-se que, efetivamente, os modelos e estratégias de policiamento utilizados no combate ao tráfico comportam desvantagens e limitações, como a escassez de recursos e a dificuldade de adaptação tecnológica e institucional, que retiram alguma eficácia aos mesmos, sendo necessário uma otimização dos modelos e estratégias utilizados.
- Sorriso gengival : características, etiologia e abordagens terapêuticasPublication . García Fernández, Blanca; Cardoso, José MariaO sorriso gengival (SG) é definido pela exposição excessiva de gengiva ao sorrir e afeta negativamente a estética facial e confiança dos indivíduos. No que diz respeito às suas características, devem ser examinados a posição e forma dos lábios, a proporção dente-gengiva, e outros aspetos relevantes para compreender a sua natureza. As possíveis etiologias que contribuem para o SG devem ser exploradas e devem ser examinadas, abrangendo fatores anatómicos, genéticos e musculares. No âmbito dos tratamentos para corrigir o SG, são várias as abordagens possíveis, tanto cirúrgicas quanto não cirúrgicas, incluindo procedimentos periodontais, ortodônticos, uso de toxina botulínica (BoNT) e ácido hialurónico (AH), adaptando assim os tratamentos às necessidades individuais de cada paciente. Um diagnóstico preciso e a colaboração entre os profissionais de saúde são essenciais para alcançar resultados satisfatórios na correção do SG, reconhecendo a diversidade de abordagens disponíveis e a necessidade de personalização em cada caso.
- When is the smile conceptualized as an orthodontic smile?Publication . Alves, Valter; Duarte, Beatriz; Kizi, Gunel; Neves, Ana Cristina; Delgado, Ana Sintra; Dias, Maria do Rosário
- A (In)segurança Interna e as Políticas Públicas de Segurança em São Tomé e PríncipePublication . Santos, Dulcilene Adelina da Costa dos; Elias, Luís Manuel André; Mendes, João Fernando de SousaOs desafios contemporâneos de segurança solidificaram a ideia de segurança como uma das tarefas-chave do Estado e o alicerce que consolida todos os aspetos fundamentais da vida em sociedade. Nesse contexto, num Estado de Direito Democrático, não pode haver dúvidas sobre a garantia desse direito e a preservação da segurança interna como base da Democracia. A segurança interna em São Tomé e Príncipe, estudada neste trabalho sob as perspetivas jurídica, política, social e operacional, tem sido palco de desafios. Vários problemas estruturais, como as diferentes formas de insegurança causadas pelo aumento da taxa de criminalidade, o surgimento de novo modus operandi e novas tipologias criminais, fazem questionar a caracterização do atual contexto securitário. As políticas públicas de segurança, como ações governamentais em resposta a um determinado problema de segurança, exigem um diagnóstico dos fatores de insegurança. Assim, a preocupação com a segurança interna e com as respostas do Estado levou ao estudo da (in)segurança interna, das políticas públicas de segurança e da Polícia Nacional de São Tomé e Príncipe como um dos órgãos responsável pela garantia da segurança interna e ator fundamental na implementação e transformação das políticas públicas de segurança. Conclui-se que as políticas públicas influenciam sobremaneira o contexto da segurança interna, uma vez que as novas formas de criminalidade que surgem na sociedade exigem uma maior resposta do Estado e adaptação por parte da polícia. E com a intenção deste estudo exploratório servir de contribuição para a reflexão, foi proposto a criação dos relatórios anuais de segurança interna como uma forma de caracterizar a segurança interna anualmente.
- A criminalidade organizada e a investigação criminal na PSP: análise do PCC KARTLOS IPublication . Abrantes, André Nuno Marcos Raimundo; Elias, Luís Manuel André; Correia, Carlos Alberto BatistaA criminalidade organizada refere-se a atividades criminosas planeadas e executadas por grupos estruturados hierarquicamente, com o objetivo de obter lucro, poder ou influência através de atividades ilícitas. Estas representam uma ameaça significativa à segurança e bem-estar das populações, exigindo uma abordagem coordenada e colaborativa por parte das autoridades policiais, governos e organizações internacionais para enfrentar esse problema complexo e em constante evolução. Este estudo aborda a eficácia da estrutura de investigação criminal da Polícia de Segurança Pública (PSP) no combate à criminalidade praticada por grupos criminosos altamente organizados. Através da realização de entrevistas e da sua análise crítica, são identificados os desafios significativos enfrentados pela PSP, incluindo a escassez de recursos e as constantes necessidades formativas para os seus polícias. A pesquisa destaca a importância de uma revisão na estrutura de investigação criminal da PSP, a fim de enfrentar as novas formas de criminalidade emergentes. Os resultados indicam que é essencial existir uma abordagem mais ágil e eficiente, de forma a lidar com as ameaças crescentemente complexas à segurança pública contemporânea. Ao reconhecer as limitações atuais e as oportunidades de melhoria, este estudo contribui para o debate sobre políticas de segurança e fornece insights valiosos para o aprimoramento das práticas de investigação criminal na PSP.
- Plano de atuação policial após grandes operações de combate ao tráfico de droga em Lisboa: estudo exploratórioPublication . Santos, André Gonçalo Cerqueira Pereira; Rodrigues, Ezequiel Agostinho Maciel; Correia, Carlos Alberto BatistaO tráfico de droga, que se desenvolve, com especial incidência, em várias Zonas Urbanas Sensíveis de Lisboa, com um profundo impacto económico, social e criminal, trouxe uma preocupação crescente de segurança, não só ao nível do negócio ilícito de droga em si, mas também ao nível de fenómenos criminais conexos decorrentes da dependência e comportamentos aditivos dos consumidores. A Polícia de Segurança Pública assume um papel fundamental no combate a este fenómeno, fazendo-o, nomeadamente, através de operações recorrentes e da atuação preventiva constante. No entanto, o tráfico subsiste e com considerável visibilidade, sendo alvo de uma crescente preocupação. Das operações de combate ao tráfico de droga resultam grandes apreensões e detenções. Posteriormente, tendo em conta a dinâmica do tráfico de droga, o que se tem verificado é uma tendência de regresso progressivo das redes criminosas aos locais intervencionados. O objetivo do presente estudo exploratório, foi compreender o impacto que as operações policiais de combate ao tráfico de droga têm nas áreas visadas, qual a atuação policial preconizada até à atualidade, qual a atuação mais adequada e qual a forma mais apropriada de proceder após uma grande operação de combate neste âmbito. Do trabalho realizado, concluiu-se que é necessário repensar o modo de atuar da polícia face ao tráfico de droga, pois esta é uma criminalidade que comporta enorme complexidade e é cada vez mais difícil o seu combate. No entanto, para o controlo mais eficaz deste fenómeno criminal e com benefícios para o sentimento de segurança, importa incidir constantemente neste flagelo, com policiamento de saturação em conjugação com policiamento de proximidade, bem como a criação de um plano conjunto com instituições governamentais e não governamentais, numa atuação mais integral e que tenha em consideração a especificidade de cada Zona Urbana Sensível onde o tráfico de droga é um problema que urge resolver.
- Impacto da Tecnologia Customer Relationship Management em Empresas PortuguesasPublication . Silva, Ana; Martinho, DomingosIntrodução: A vantagem competitiva das empresas baseia-se na duração da relação com os seus clientes pelo que parece relevante conhecer as ferramentas que podem potenciar essa relação, nomeadamente os fatores que influenciam a implementação bem-sucedida da tecnologia Customer Relationship Management (CRM) nas empresas portuguesas. Método: Analisou-se a adoção do sistema CRM em três dimensões - gestão centrada no cliente, organização do CRM e CRM operacional - e o efeito moderador da turbulência tecnológica no desempenho organizacional. A investigação foi de cariz quantitativo e para recolha dos dados foi aplicado um questionário com o objetivo de avaliar o modelo conceptual proposto através da análise de equações estruturais, tendo-se obtido 95 respostas válidas de utilizadores de sistemas CRM. Resultados: A maioria dos respondentes associa positivamente as dimensões da adoção do CRM a um impacto positivo no desempenho organizacional. Confirmaram-se seis hipóteses, entre as sete testadas, das quais cinco apresentaram um efeito forte. A adoção do sistema CRM mostrou estar positivamente relacionada com o desempenho organizacional, através das dimensões da organização do CRM e CRM operacional, com efeitos fortes. Apesar disso, a relação que se previa positiva entre a dimensão da gestão centrada no cliente e o desempenho organizacional não foi confirmada. Foi ainda confirmado o efeito moderador da turbulência tecnológica na relação entre a adoção do CRM e o desempenho organizacional, com efeito nos resultados indiretos específicos, e impacto no desempenho organizacional, resultado observado como efeito indireto total. Discussão: Os resultados do estudo sugerem que o modelo conceptual é adequado ao contexto empresarial português. O desenvolvimento de investigação futura poderá fornecer informação sobre a influência das variáveis estudadas na fase de implementação do CRM e na diversidade de percepções entre diferentes departamentos. Conclusão: Conforme era o objetivo deste trabalho, identificaram-se fatores de sucesso na adoção do CRM nas empresas portuguesas. A adequabilidade do modelo oferece dados quantitativos válidos como ponto de partida para futuras investigações. Este estudo é importante para os gestores de empresas, responsáveis de marketing e para a literatura académica sobre o tema, sendo expetável que a avaliação do impacto positivo da adoção da tecnologia CRM possa levar a que outras empresas considerem a sua adoção no âmbito da sua estratégia de desenvolvimento.
- Liderança de uma equipa e os seus impactos – área da saúdePublication . Cardoso, Guilherme; Almeida, AntónioNeste trabalho de projeto pretende-se entender o impacto da gestão/liderança de uma equipa na área da saúde e as oportunidades para melhorias contínuas. A liderança de uma equipa acaba por ser o pilar principal de uma organização e tem um papel crucial na eficácia e no sucesso de uma equipa, principalmente, na área da saúde, tanto para os profissionais como para os utentes/clientes. Por consequência, a capacidade de um líder em inspirar, motivar e orientar os membros da equipa, torna-se ainda mais significativo, dado a natureza sensível e desafiadora deste setor. No desenvolvimento deste trabalho de projeto teve-se presente os conhecimentos sobre conceitos teóricos como os diferentes estilos de liderança, a sua constante evolução e impactos nas equipas que lideram. Na segunda parte deste projeto, realizou-se um estudo qualitativo através de entrevistas de forma a entender como os gestores/líderes exercem a sua liderança na saúde publica em Portugal (Norte).
- Dificuldades sentidas pelos professores do 1º ciclo do Ensino Básico no ensino da geometria: um estudo de casoPublication . Ribeiro, Leonor; Machado, RicardoA Matemática, tal como refere Rodrigues (2010), tem um papel fundamental nodia a dia dos alunos pois podemos encontrá-la em inúmeras circunstâncias diárias e emqualquer outra disciplina escolar. Logo, é uma das disciplinas mais importantes para anossa vida, tanto a nível escolar como a nível pessoal. No entanto, sempre foi vista comouma disciplina difícil e até mesmo assustadora para a maioria dos alunos, sendo-lheatribuída uma conotação negativa. Relativamente à Geometria, considerada uma das bases da Matemática (NCTM,2007), também sempre foi vista como uma parte do conhecimento, não só de ensinar,mas também de aprender, principalmente, no 1.º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB). Destaforma, esta investigação tem como principal objetivo destacar as razões que promovemeste acontecimento e tentar encontrar soluções para as resolver, contribuindo para queo ensino da Geometria seja algo mais simples e mudando a forma como este é visto no1.º CEB. Para a realização desta investigação foi elaborado um estudo de caso (Ponte,2006). Os participantes foram cinco professores do 1.º CEB. O instrumento de recolhade dados utilizado foi uma entrevista semiestruturada a esses cinco professores. Para aanálise de dados foi feita uma análise de conteúdos (Quivy & Campenhoudt, 1998). Os resultados obtidos mostram que a maioria dos professores sente, de facto,dificuldades no ensino da Geometria, apresentando diversas razões para tal. Das quaisse destacam, a falta de recursos materiais e a extensão do currículo. No entanto, foramapresentadas algumas estratégias para solucionar estas dificuldades como por exemplo,o investimento em materiais manipuláveis, imprescindíveis ao ensino da Geometria, e aaposta na formação contínua dos professores.