ISLA - Dissertação de mestrado
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ISLA - Dissertação de mestrado by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 57
Results Per Page
Sort Options
- Fatores Determinantes da Internacionalização no Setor Farmacêutico Português, Produtor e Exportador de Produtos FarmacêuticosPublication . Vieira, Jorge; Frade, RuiO setor farmacêutico português enfrenta as pressões de uma economia global, da perda de valor do mercado nacional e da elevada intensidade inovadora que caracteriza o setor. Esta investigação permitiu realizar a primeira caracterização do setor farmacêutico português, produtor e exportador de produtos farmacêuticos, enquadrada na literatura internacional relevante. Com este estudo pretendemos identificar os fatores e variáveis determinantes na internacionalização e estabelecer padrões que correspondam a melhores resultados na internacionalização das empresas. Para isso realizámos uma contextualização do setor farmacêutico e uma profunda revisão bibliográfica, que serviram de base à componente empírica do trabalho, um estudo de natureza quantitativa. Este estudo revelou um setor profundamente internacionalizado, com algumas debilidades a nível estratégico, na inovação e no conhecimento dos mercados-alvo, que condicionam os resultados da atividade internacional. As conclusões deste estudo podem ter importantes implicações para as farmacêuticas portuguesas, organizações institucionais de apoio ao setor e para o meio académico.
- Proposta de um Modelo de Employer Branding aplicado às Pequenas e Médias EmpresasPublication . Mon, Beatriz; Ribeiro, VascoO tecido empresarial em Portugal é maioritariamente constituído por pequenas e médias empresas (PMEs) muitas delas sem departamento de recursos humanos e de recrutamento. Atualmente, a maior dificuldade que as organizações enfrentam é a capacidade de reter e atrair talentos. Para que possam colmatar esta dificuldade, as empresas devem investir em políticas de employer branding e ter consciência de quais os fatores que os diferenciam das outras, o que atrai um colaborador a uma empresa. Esta investigação tem como principal objetivo o de criar um modelo de employer branding direcionado às PMEs com o intuito destas aplicarem este novo modelo, para que possam atrair e reter os talentos. Este estudo científico fornece uma abordagem integrada das principais tendências e perspetivas do employer branding a nível nacional e internacional, analisando a sua evolução e aplicabilidade estratégica e operacional a nível da atração e retenção de talento na gestão de pessoas, assim como dos diversos e promissores desafios que o employer branding enfrenta nas organizações. De forma a desenvolver o modelo, foram estudados dois modelos de employer branding de referência (Backaus & Tikoo, 2004; Michington, 2018). Para a realização deste modelo, a metodologia utilizada é de carater exploratório. É expectável que o modelo venha a ser aplicado pelas PMEs em Portugal, de forma a facilitar o processo de recrutamento quando direcionado à atração e retenção dos talentos. Quando bem aplicado, o novo modelo proporciona um conjunto de benefícios vantajosos para as PMEs, e contribui para que os lucros, a imagem e reputação da empresa venha a destacar-se a nível competitivo das demais.
- A influência da Comunicação na Performance Empresarial: O estudo de caso da MultilevelPublication . Fialho, Catarina; Ramos, PedroTendo em conta a competitividade entre as empresas, provocada pela globalização dos mercados e, não menos importante, pela oferta cada vez mais diversificadas de bens e produtos, os negócios das empresas tendem a ampliar-se. Por conseguinte, o processo de comunicação assume hoje um papel fundamental, se não mesmo crucial, em termos empresariais, não só como mecanismo de suporte à estratégia e/ ou processo de posicionamento, mas também como veículo, por excelência, na relação com o consumidor e mercado em geral. Este trabalho de investigação, num primeiro momento, visa desenvolver uma análise, em termos operacionais, da aplicação prática do conceito comunicação numa unidade empresarial e, num segundo momento, testar e validar se de facto o processo de comunicação tende a exercer uma influência positiva no desempenho organizacional, inclusive, compreendê-la.
- A Supply Chain na Inovação e Desenvolvimento do Processo Produtivo na Indústria AlimentarPublication . Albuquerque, Melissa; Ramos, PedroNum mundo empresarial cada vez mais competitivo é imperativo que as empresas tenham em conta a qualidade dos bens produzidos e dos serviços prestados. Estas tendem a procurar permanentemente a satisfação dos seus clientes bem como as dos seus stakeholders. As organizações mantêm uma relação de interdependência com o meio onde estão inseridas, efetuando trocas prementes com o mesmo. Estas trocas passam pela colocação no mercado dos seus produtos ou serviços sendo que é deste mesmo mercado que obtêm os recursos necessários para o seu funcionamento. Nesta perspetiva os stakeholders são considerados os grupos de interesse que interagem com a empresa, sendo estes fornecedores, consumidores, concorrentes, acionistas, instituições financeiras, sindicatos, colaboradores, entre outros. A presente investigação tem como objetivo determinar a influência da Supply Chain na Produção das empresas do sector agroalimentar em Portugal e como consequência nos Consumidores. Este estudo segue uma metodologia empírico-formal do tipo quantitativa, onde a recolha dos dados a serem analisados e tratados será feito recorrendo a um questionário que irá ser distribuído pela amostra representativa das empresas do sector agroalimentar em Portugal. Para isso irá se recorrer ao uso de metodologias estatísticas que possam auxiliar o tratamento dos dados obtidos, tais como: análise fatorial, análise de clusters, testes estatísticos de hipóteses e relações entre constructos. Por fim irão ser retiradas as principais enleações e serão apresentadas as limitações ao tema e oportunidades de melhoria para futuros temas.
- A influência da cultura organizacional na ocorrência do assédio moral - Um estudo no distrito de SantarémPublication . Norte , Mariana; Martinho, FilipaA velocidade das mudanças em todo o mundo deixa o seu reflexo nas pessoas e nas organizações. No âmbito organizacional, o mercado tornou-se mais instável e turbulento estimulando muitas vezes a competição interna perante metas difíceis ou até impossíveis de alcançar tanto a nível individual como coletivo. O assédio moral remonta ao início do trabalho e viola o princípio da dignidade humana e as organizações são, muitas vezes, o palco destes constrangimentos. Através da realização deste estudo, pretende-se refletir sobre um risco psicossocial específico, o assédio moral no trabalho e compreender a relação entre este fenómeno e a cultura organizacional, no distrito de Santarém. A pesquisa efetuada é de natureza descritiva, levantamento de dados, utilizando a abordagem quantitativa. Participaram neste estudo 150 trabalhadores em contexto ativo de mercado de trabalho, inseridos no concelho de Santarém, dos quais 54,7% são do género feminino e 45,3% do género masculino. Os dados foram recolhidos através do Questionário dos Atos Negativos (QAN) e FOCUS (First Organizational Climate and Culture Unified Survey). No que concerne ao assédio moral, os dados obtidos revelam a existência, em percentagens pouco expressivas, de situações destes comportamentos hostis, sendo as mais evidenciadas: ocultação de informação que afetam o desempenho, as suas opiniões e pontos de vista são ignoradas, e serem expostos a uma quantidade de trabalho excessiva e impossível de realizar. Relativamente à análise geral da cultura organizacional foi possível verificar que os colaboradores identificaram a cultura de Regras como sendo a mais predominante no seio das suas corporações, seguidamente da cultura dos Objetivos, Apoio e por último a cultura de Inovação.
- As Competências dos Alunos do Ensino Profissional e a Inserção no Mercado de Trabalho do Século XXIPublication . Conceição, Isabel; Martinho, DomingosO ritmo a que se desenvolve o conhecimento científico e tecnológico e a que circula a informação, implica novas exigências do mercado de trabalho. Os profissionais do século XXI, para além de conhecimentos, carecem de competências que implicam uma adaptação às transformações provocadas pela inovação tecnológica. Este estudo tem como objetivo avaliar qual a perceção que os alunos dos cursos de dupla certificação do ensino secundário têm sobre as novas competências para o século XXI. Para tal, foi realizado um estudo empírico baseado na metodologia quantitativa, que recorreu à aplicação de inquérito por questionário, construído para o efeito, face à inexistência de instrumentos que se adequassem a esta investigação. Os 258 inquiridos, entre atuais e anteriores alunos destes cursos, mostraram ter consciência das competências necessárias para o mercado de trabalho e consideraram que a frequência deste tipo de curso lhes permite adquiri-las. Pôde constatar-se que as suas expectativas não foram defraudadas e que as principais motivações para a frequência destes cursos foram o caráter prático da formação e a preparação para o mercado de trabalho. Estes resultados permitiram confirmar algumas conclusões parcelares de investigações anteriores. O instrumento de investigação criado para este estudo, que poderá vir a ser utilizado por outros investigadores, e os indicadores fornecidos pelas conclusões apresentadas podem contribuir para uma melhoria da oferta educativa e uma maior adequação às necessidades dos alunos.
- Employer Branding Digital na Atração de TalentoPublication . Pereira, Maria; Ribeiro, VascoDesde a globalização, que as novas tecnologias, as plataformas digitais e as redes sociais têm um papel e um impacto cada vez mais importante no dia-a-dia de cada individuo, bem como de cada organização. O mercado de trabalho está cada vez mais desenvolvido e competitivo, pelo que esta investigação exploratória se torna pertinente, uma vez que pretende construir um novo modelo de Employer Branding na atração digital. A atração de talentos é cada vez mais importantes para as organizações como forma de diminuir a rotatividade de pessoal, bem como melhorar a sua imagem tanto interna como exteriormente. Uma vez que, ainda não existe um estudo que relacione as novas tecnologias, o Employer Branding e a atração de talentos, foi definido neste trabalho a construção de um novo modelo de Employer Branding Digital. Neste modelo foi adotado um estudo exploratório qualitativo, que contou com 20 entrevistas estruturadas aplicadas a diretores, gestores e responsáveis pelos departamentos de recursos humanos, Employer Branding e gestão de pessoas de várias empresas e sectores. Este modelo é composto por 10 dimensões, Digital: site, facebook, instagram, youtube, linkedin, whatsapp, slack, Microsoft teams, facebook workplace; Criação de conteúdo; Storytelling; Produção de vídeos e imagens; Newsletter; Copyright; Divulgação interna; Digital skills; Marketing de recrutamento: redes sociais, site de carreira, página de destino, e-mail marketing, anúncios de empregos, blog da empresa, descrições de empregos (anúncios de empregos contadores de histórias), redes e comunidades de talentos; e Botão “envio” de CV.
- Processo de compra de vinho nas Redes SPAR A diferenciação da compra com origem online e compra motivada pelas ações de merchandising em lojaPublication . Silvério, Mara; Frade, RuiEm Portugal, ao longo dos tempos, o setor alimentar tem vindo a sofrer diversas transformações existindo novas ofertas e novos concorrentes no mercado, que se traduzem em variações na concentração do setor e na alteração das estratégias utilizadas pelas mais diversas empresas. Esta investigação permitiu realizar um estudo no setor do retalho alimentar em Portugal, com foco numa rede de cadeias de supermercados em específico, a SPAR, com objetivo de percebermos melhor o funcionamento do processo de compra de vinhos nas lojas, bem como, as influências que os formatos online e as ações de merchandising têm na compra de uma marca de vinhos. Com o presente estudo, pretendemos compreender melhor os critérios que os consumidores têm em conta na compra de vinhos e, por esse motivo, é importante perceber se os consumidores quando efetuam as suas compras de vinhos em formato online/físico, se são pessoas que se mantêm constantemente informadas sobre este setor ou se as suas compras são influenciadas pelas estratégias de merchandising aplicadas nas lojas, bem como, ainda permitir à empresa informação necessária para definir as suas futuras estratégias de vendas neste setor. Para tal, procedemos a uma contextualização do setor dos vinhos, bem como, do merchandising e do comportamento dos consumidores online e a uma profunda revisão bibliográfica que servirá de base à componente empírica do trabalho, um estudo de natureza quantitativa. Este estudo revelou que os elementos de merchandising, aplicados nas lojas SPAR, são um elemento fulcral para a tomada de decisão na escolha de vinhos da grande maioria dos clientes SPAR. O elemento online apresenta-se como uma ferramenta extremamente importante para a maioria dos consumidores mais jovens da SPAR, permitindo-lhes obter mais informação sobre os vinhos expostos nas lojas e, desta forma, efetuar as suas escolhas de uma maneira mais precisa. As conclusões deste estudo podem ter importantes implicações para a empresa SPAR, bem como, para o retalho alimentar português e ainda para o meio académico.
- Processo de internacionalização da indústria exportadora de calçado PortuguêsPublication . Monteiro, Ana; Frade, RuiA indústria do calçado português tem vindo a evoluir e vindo a ganhar relevância na economia portuguesa. A globalização e a forte concorrência levaram as empresas a pensarem na sua atividade além-fronteiras com a procura de novas oportunidades e novos mercados. O processo de expansão do setor nacional do calçado aconteceu gradualmente a partir dos anos 70, na primeira fase da integração de Portugal no espaço económico europeu. Sendo o tecido empresarial em Portugal constituído maioritariamente por pequenas e médias empresas, o sucesso e a sua sobrevivência passam pela aposta na internacionalização, através da colocação dos seus produtos no mercado externo. Neste sentido, este trabalho visou levar a cabo uma revisão bibliográfica sobre os conceitos em estudo, compreender o processo de internacionalização da indústria do calçado português e as suas estratégias para o sucesso no mercado externo que serve como ponto de ligação para a componente empírica do estudo. Conclui se que a escolha da estratégia a adotar pela empresa é imprescindível para o seu sucesso no mercado internacional, especialmente na indústria exportadora de calçado, nomeadamente na estandardização e/ou adaptação dos elementos do marketing internacional.
- Retenção de talentos e felicidade no trabalho: Estudo de caso na indústria das tecnologias da informação em PortugalPublication . Carvalho, Laura; Matos, FlorindaAtualmente, o salário não é o único fator que influencia a escolha de trabalhar numa determinada organização, especialmente na área altamente competitiva das tecnologias da informação. Tornou-se, portanto, cada vez mais relevante gerir a felicidade no trabalho. Neste contexto, o objetivo deste trabalho de investigação é explorar que fatores têm um maior impacto na retenção de talentos e em que medida estes estão relacionados com a felicidade no trabalho, respondendo às seguintes questões de investigação: - Que fatores têm um maior impacto na retenção de talentos? - Será que existe uma relação entre determinados fatores e a felicidade no trabalho? A partir das análises das respostas aos questionários aplicados, concluímos que, apesar de o salário ser o principal fator que poderá influenciar a decisão de deixar uma empresa, as relações interpessoais são o fator mais mencionado como a razão pela qual os talentos permanecem numa organização, o que vai de encontro a diversas teorias apresentadas ao longo desta investigação. Pretende-se que esta pesquisa possa servir de suporte aos gestores, permitindo lhes identificar os fatores mais relevantes para a retenção dos talentos, assim como contribuir para um novo paradigma de gestão, que considera o que poderá aumentar a felicidade dos colaboradores.