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Authors
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Abstract(s)
O tecido empresarial em Portugal é maioritariamente constituído por pequenas e médias empresas
(PMEs) muitas delas sem departamento de recursos humanos e de recrutamento. Atualmente, a
maior dificuldade que as organizações enfrentam é a capacidade de reter e atrair talentos. Para
que possam colmatar esta dificuldade, as empresas devem investir em políticas de employer
branding e ter consciência de quais os fatores que os diferenciam das outras, o que atrai um
colaborador a uma empresa. Esta investigação tem como principal objetivo o de criar um modelo
de employer branding direcionado às PMEs com o intuito destas aplicarem este novo modelo,
para que possam atrair e reter os talentos. Este estudo científico fornece uma abordagem
integrada das principais tendências e perspetivas do employer branding a nível nacional e
internacional, analisando a sua evolução e aplicabilidade estratégica e operacional a nível da
atração e retenção de talento na gestão de pessoas, assim como dos diversos e promissores
desafios que o employer branding enfrenta nas organizações. De forma a desenvolver o
modelo, foram estudados dois modelos de employer branding de referência (Backaus &
Tikoo, 2004; Michington, 2018). Para a realização deste modelo, a metodologia utilizada é
de carater exploratório. É expectável que o modelo venha a ser aplicado pelas PMEs em
Portugal, de forma a facilitar o processo de recrutamento quando direcionado à atração e
retenção dos talentos. Quando bem aplicado, o novo modelo proporciona um conjunto de
benefícios vantajosos para as PMEs, e contribui para que os lucros, a imagem e reputação
da empresa venha a destacar-se a nível competitivo das demais.
Description
Keywords
employer branding atração de talento retenção de talento modelos de employer branding PMEs