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- Hotel TRYP Lisboa AeroportoPublication . Lima, David Filipe Sousa de; Correia, AntóniaO presente relatório descreve as atividades desenvolvidas no âmbito do estágio curricular inserido no Mestrado em Gestão do Turismo e da Hotelaria e foi realizado no Hotel TRYP Lisboa Aeroporto, pertencente ao grupo português Hoti Hotéis. Será efetuada uma análise ao ambiente interno e externo da empresa através de uma Matriz SWOT, listando os seus pontos fortes e fracos, de maneira a encontrar soluções para que a empresa continue a progredir num mercado cada vez mais competitivo. É neste contexto que é proposto apresentar um modelo diferente de controlo de gestão para a unidade hoteleira onde decorreu o estágio, tendo como base essencial o Balanced Scorecard – devidamente adaptado à realidade do Hotel TRYP Lisboa Aeroporto. Numa época em que é cada vez mais difícil gerir pessoas e equipas devido a diversos fatores (como a multiculturalidade, por exemplo), será apresentado um rol de características que um Gestor deverá possuir para que obtenha sucesso. Como resultado final deste trabalho serão apresentadas algumas soluções essencialmente relativas à parte operacional do Hotel, de maneira a melhorar o bem-estar e produtividade dos seus colaboradores, aliando ao mesmo tempo a redução de custos, nomeadamente com colaboradores extras.
- Consumidores masculinos contemporâneos de cosmética no consumo de maquilhagem masculina: influência da extensão de marcaPublication . Valente, Mariana; Neves, CidáliaAtualmente, o homem enfrenta uma reconstrução da sua identidade masculina, derivada de mudanças comportamentais e socioculturais, verificadas no seu consumo. Cuidar da imagem era algo que dizia respeito apenas ao mundo feminino. Mas, hoje, o homem contemporâneo, não só tem comportamentos, que antes eram considerados femininos, como também consome produtos estereotipados para a mulher, como é o caso dos cosméticos e da maquilhagem. Embora, haja marcas de cosméticos que estejam a estender para o segmento masculino com produtos exclusivos para homem, em Portugal, nenhuma marca estendeu os seus produtos para a maquilhagem masculina, contrariamente ao que se presenceia em países asiáticos e do Ocidente. Por um lado, o homem está a adaptar-se a esta nova realidade de consumo e as marcas estão a iniciar a combater estereótipos de género impostos na sociedade, a partir dos cosméticos masculinos. Por outro lado, a maquilhagem sempre pertenceu à beleza feminina, e é necessário que as marcas de cosméticos sejam capazes de reeducar o consumidor masculino, longe de preconceitos e tabus. Numa altura, em que se aborda tanto a igualdade de género, este é um tema a considerar no meio quotidiano. Assim, esta dissertação pretende dar resposta no modo como as marcas de cosméticos devem estender a sua marca para a maquilhagem masculina em Portugal, segmentando-a para a masculinidade contemporânea que cuida sua imagem. Tendo assim em consideração, a opinião do consumidor português sobre este tema, o padrão de marcas com capacidade de realizar a extensão de marca nesta categoria de produtos e os fatores a considerar, de modo a que seja realizada com sucesso.
- Pursuing a new international luxury segment. The case of Ferreira de Sá RugsPublication . Oliveira, Tomás; Santos, FernandoWithin the scope of the recent executive changes experienced at Ferreira de Sá, one of the main objectives of the new commercial strategy was to prospect and expand into new markets. One of the market segments that the company showed interest in deepening its presence, was in the segment of luxury yachts, also known as superyachts. These concern a high level of customization and technical specificities, thus representing top engineering and design projects. By mobilizing an extensive value chain, the production of yachts proves to be of enormous complexity, either because of the demands of its customers, or because of the difficulty in combining the interests of a large number of stakeholders. The present research aims to understand the luxury yacht market segment and how the company can apply its skills to the requirements imposed by the segment. To be part of the yacht industry as a rug supplier, Ferreira de Sá needs to keep several notions in mind. Such are related to know the segment and its dynamics, and how to communicate and establish business relationships in it. For this purpose, the research carried out was based on a case study, in which it was sought to discover what skills were needed to supply this industry. From a social point of view, the supplier's relationships and reputation have proved to be crucial factors. On the other hand, in a productive and creative environment, functionality and stylistic identity were also defined as essential. The results contribute to a successful entry into the desired market segment and serve as a guide for planning the commercial strategy to be drawn up. By aligning its existing capabilities and knowledge with the impositions of the yacht industry, Ferreira de Sá will be able to increase its international recognition and its economic growth.
- Plano de marketing digital: o instagram como ferramenta de aproximação entre marca e o consumidor. Marca QualhousePublication . Pinto, Cristina; Neves, CidáliaO macro ambiente é um fator que interfere diariamente no ambiente empresarial e ao qual as empresas devem ter em conta. Uma vez que, a tecnologia faz parte do dia a dia e é um fator imprescindível para o rumo das empresas ao desenvolvimento, é importante a constante renovação de estratégias de marketing e de venda. A internet e as redes sociais, nomeadamente, são fatores tecnológicos que impactam nos negócios e criam uma profunda ligação com os clientes, dado que, reduzem a distância de comunicação entre empresa e consumidor e possibilitam às marcas transmitirem mais rapidamente o seu produto. A evolução do marketing tradicional para o digital veio desenvolver novas teorias que defendem que as organizações não poderão viver apenas do offline, tal como as empresas online não conseguem viver sem o contacto direto com o cliente. É no âmbito deste paradigma que se realiza este relatório de estágio sobre a Qual House (empresa de distribuição nacional de produtos alimentares), no sentido de a adequar ao meio digital e ao futuro. Esta preparação incitará à criação da rede social: Instagram, uma vez que é, atualmente, uma das plataformas digitais com mais sucesso e com funções destinadas para a criação de negócios.
- O comportamento do consumidor de pneus ligeiros em Portugal e a notoriedade da marca Continental PneusPublication . Santos, Bruno; Nogueira, MafaldaO presente estudo surge no decurso do estágio realizado na Continental Pneus Portugal e a sua pertinência logo se verifica através da quase inexistência de conhecimento produzido sobre o tema, quer em termos científicos/académicos, como profissionais. A própria indústria do setor está, inclusivamente, muito pouco munida de informação a respeito o que, aliada à particularidade do produto e pouca importância que granjeia junto do consumidor, constitui-se como um enorme desafio para as marcas presentes no mercado. É a partir daqui que surge este estudo: “O Comportamento do Consumidor de Pneus Ligeiros em Portugal e a Notoriedade da Marca Continental Pneus”. Esta investigação foi desenvolvida tendo por base uma metodologia quantitativa, através da aplicação de um inquérito por questionário – aqui desenvolvido – e aplicado sob o método não probabilístico por quotas a uma amostra de mil indivíduos representativos de todos os distritos de Portugal Continental e Ilhas. A marca do equipamento de origem, um dos fatores aqui estudado, demonstrou não exercer influência positiva na decisão de compra do consumidor. O mesmo se constatou no que diz respeito à experiência de condução do consumidor como fator influenciador dos critérios valorizados para a compra de pneus. O escasso conhecimento acerca desta temática permitiu desenvolver três hipóteses de investigação do tipo exploratório, sendo possível perceber através da análise a estas que a idade dos consumidores não se assume como um fator determinante no recurso às fontes de informação sobre pneus. Em sentido inverso, os atributos físicos dos pontos de venda assumem-se como influenciadores da decisão de escolha sobre o local onde proceder à compra e troca dos pneus. Para além disso, foi possível concluir que o fator preço tem influência junto dos consumidores que dizem saber qual a marca dos pneus de origem do seu automóvel. Paralelamente, esta investigação fornece informação sobre a notoriedade da marca Continental Pneus. Esta investigação contribuiu para a literatura acerca do comportamento do consumidor e para os profissionais do mercado em análise, alargando o parco conhecimento existente de um produto tão particular quanto os pneus.
- O papel da cultura na escrita de reviews da enconomia da partilha: Um estudo sobre o aribnbPublication . Cardoso, Catarina; Casais, BeatrizA presente dissertação investiga qual o papel da cultura na escrita das reviews de economia da partilha, no caso do Airbnb. Considerando as dimensões culturais de Hofstede, procedeu-se à análise das dimensões Individualismo e Masculinidade. Sabe-se que os fatores que influenciam a produção de opinião nos sistemas peer-to-peer podem ser características pessoais, background cultural ou atributos demográficos que alteram a forma como os consumidores percecionam o conteúdo, por isso as reviews online são escritas com base nas experiências pessoais. Este mecanismo de feedback é um complemento descritivo à classificação de rating, através da utilização de eWom. Por meio da produção do conteúdo gerado pelos utilizadores (ugc), são estabelecidas estratégias que contribuem para que exista co-criação de valor durante a experiência de consumo. Não sendo percetível qual o papel que as características culturais dos reviewers assume, constata-se que existe um gap na literatura ao qual esta investigação pretende responder através da análise da presença de fatores culturais Individualistas vs coletivistas, nas reviews do Airbnb, assim como a presença de características de Masculinidade e por fim, as diferenças culturais no processo de co-criação de valor. De modo a conduzir a investigação, foi coletada uma amostra de 774 reviews existentes na plataforma de dois alojamentos localizados em Portugal, Alfama-Amazing River view, localizado em Lisboa e Vitória 392 Central & Rustic Studio, no Porto. Os reviewers presentes para análise são provenientes de 32 países. Os resultados da análise conduzem à conclusão de que relativamente às dimensões culturais em foco, na amostra recolhida, não se verifica que existam diferenças significativas na produção do conteúdo mediante a proveniência cultural, ainda que estejam presentes várias características das mesmas, prevalece o modo como a plataforma recolhe o feedback, o que transforma o texto em conteúdo semelhante. Face à co-criação de valor, conclui-se que o contributo é feito de modo standardizado por parte dos hóspedes. O contributo que esta dissertação contém diz respeito à perceção da presença das dimensões culturais no Airbnb, sendo que se conclui que a classificação do host deveria ser tida como categoria de análise, dada a presença e importância para a experiência que é demonstrada em todas as reviews, como refletem os exemplos apresentados. A principal limitação refere-se à amostra que foi recolhida, embora a presença de uma vasta diversidade cultural. Por isso sugere-se a continuidade da análise da presença das dimensões culturais nas reviews online da plataforma Airbnb, com o objetivo de coletar também a presença de outras culturas distintas.
- Comportamento de consumo de roupas em segunda mão: estudo comparativo transcultural entre Brasileiros e PortuguesesPublication . Bandeira, Marilia Vieira; Gomes, SandraAs drásticas alterações do meio ambiente despertam formas alternativas de comportamento que reduzam os impactos ambientais, caminhando para um consumo mais sustentável. Uma das indústrias que mais degenera a natureza é a têxtil e, por isto, as roupas em segunda mão aparecem como um dos fenômenos em crescimento neste campo, possuindo características diferentes de acordo com a cultura em que os indivíduos estão inseridos. Desta forma, este estudo tem como objetivo investigar o comportamento de consumo de roupas em segunda mão, numa perspectiva transcultural entre brasileiros e portugueses. Adota-se uma metodologia quantitativa, através de uma abordagem descritiva. A técnica de recolha de dados baseia-se num inquérito por questionário, aplicado através de uma amostragem não probabilística por conveniência. A amostra é composta por 1.517 inquiridos, sendo 881 indivíduos brasileiros e 636 portugueses. Os dados analisados estatisticamente revelam diferenças significativas no comportamento de consumo de roupas em segunda mão entre as duas nacionalidades quanto ao: valor econômico, valor hedônico, preocupação ambiental, comportamento relacionado ao descarte e as variáveis externas relacionadas ao gênero e ao rendimento dos inquiridos. Verifica-se que o valor percebido com maior impacto na atitude face às roupas em segunda mão é diferente entre as nacionalidades, enquanto para os brasileiros é o valor econômico, para portugueses é o valor ambiental. Ainda, confirma-se que a preocupação ambiental está positivamente relacionada com a atitude face às roupas em segunda mão para ambas nacionalidades.
- A utilização das plataformas digitais como mecanismo de fidelização da geração Z: o caso do Rio Ave F.CPublication . Perez, Francisco; Mena, RicardoOs diferentes grupos geracionais trazem mudanças consideráveis às quais as empresas têm de prestar atenção. No caso da Geração Z, tratando-se do grupo que nasceu num ecossistema digital, o papel das plataformas digitais é decisivo para criar e potenciar uma ligação. Dentro do contexto desportivo, esta dinâmica também se verifica. Os clubes de futebol necessitam destes adeptos para garantir a sua sustentabilidade. A literatura sugere que há uma oportunidade que as organizações desportivas podem aproveitar, com recurso a estas plataformas. Esta investigação utilizou o Rio Ave F.C como estudo de caso, de modo a compreender de que maneira o clube poderá fidelizar os seus adeptos. Para tal, recorreu-se a uma metodologia mista, tendo sido utilizadas entrevistas semiestruturadas, focus group e inquéritos por questionário. Os resultados obtidos indicam que existe uma relação entre o grau de utilização de atividades de marketing online e o respetivo amor ao clube. Verificou-se ainda a necessidade de as organizações redefinirem as experiências que proporcionam à Geração Z, e que através da humanização da marca é possível aproximar o clube e os seus adeptos. A utilização de conteúdos apelativos é igualmente uma ideia a adotar por parte das organizações, de modo a fidelizar a Geração Z.
- O comportamento de compra de souvenirs gastronómicos e a preferência quanto aos seus atributosPublication . Crozariol, Natalie; Neves, CidáliaNa busca por atividades e experiências ligadas à gastronomia, torna-se relevante explorar os souvenirs gastronómicos, ou seja, comida e bebidas típicas do local visitado, que funcionam como souvenirs ao serem transportados para casa pelos turistas. Apesar de este tipo de souvenir demonstrar uma maior capacidade de refletir o destino visitado, em comparação com os souvenirs mais massificados, há um reduzido número de trabalhos publicados sobre o tema até à data. Neste sentido, pretendeu-se desenvolver um trabalho de investigação que contribuísse, tanto a nível teórico, como prático, para o preenchimento dessa lacuna. Deste modo, esta dissertação tem como objetivo principal analisar o comportamento de compra de souvenirs gastronómicos e a importância dos seus atributos. De forma a dar resposta aos objetivos desta dissertação, optou-se por uma metodologia mista, composta por um estudo qualitativo, através de entrevistas exploratórias realizadas a retalhistas (22 entrevistados) e, posteriormente, por um estudo quantitativo, assente num inquérito por questionário direcionado a turistas (411 inquiridos). Através da realização desta dissertação foi possível, por um lado, concluir que os atributos apresentam uma elevada importância na compra de souvenirs gastronómicos e, por outro, determinar o comportamento de compra destes produtos. Os resultados indicam que os atributos mais valorizados na perspetiva turística são: relação com a cultura local; sabor; alta qualidade; produção local; e facilidade de transporte da embalagem. Os resultados obtidos permitem ainda concluir que, na maioria dos casos, a perspetiva dos retalhistas coincide com a dos turistas. Os resultados desta investigação enriquecem não só o conhecimento académico acerca do tema, que se encontra pouco explorado, como também traz implicações úteis para as empresas de produção e comercialização de souvenirs gastronómicos, que poderão adaptar os seus produtos e estratégias de marketing à procura turística.
- A inovação como fator de vantagem competitiva nos terminais portuários: Estudo de caso – Terminal Sogester, S.A.Publication . Caboco, Ladislau Fernando; Varela, Miguel; Paz, CarlosEste trabalho tem com como objetivo estudar a importância da inovação enquanto fator de vantagem competitiva nos terminais portuários. Com o avanço da concorrência global no setor portuário e as incertezas no contexto económico que tem impacto sobre os negócios internacionais seria essencial analisar os projetos inovadores que os portos investem para alcançarem vantagem competitiva e como esse facto tem implicância sobre o sistema operacional dos terminais. Neste trabalho, pretende-se demonstrar o contributo da inovação para a competitividade dos terminais portuários, com recurso a um estudo de caso. A componente teórica suporta os objetivos propostos através de teorias, fundamentos e exemplos concretos de inovação. Enquanto a abordagem empírica é baseada numa análise quantitativa e qualitativa, tendo sido aplicado um questionário aos camionistas que frequentam este e outros terminais e efetuada duas entrevistas semiestruturada aos diretores de duas áreas estratégicas. A análise qualitativa indicou que os terminais tendem a alcançar vantagem competitiva através de investimento inovadores ligados a automação de processos, automação de equipamentos de modo a atingirem eficiência operacional. E analise quantitativa demostra a importância e a evidencia de inovação no terminal conforme a perceção dos camionistas.