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Abstract(s)
A presente dissertação investiga qual o papel da cultura na escrita das reviews de economia da partilha, no caso do Airbnb. Considerando as dimensões culturais de Hofstede, procedeu-se à análise das dimensões Individualismo e Masculinidade.
Sabe-se que os fatores que influenciam a produção de opinião nos sistemas peer-to-peer podem ser características pessoais, background cultural ou atributos demográficos que alteram a forma como os consumidores percecionam o conteúdo, por isso as reviews online são escritas com base nas experiências pessoais. Este mecanismo de feedback é um complemento descritivo à classificação de rating, através da utilização de eWom. Por meio da produção do conteúdo gerado pelos utilizadores (ugc), são estabelecidas estratégias que contribuem para que exista co-criação de valor durante a experiência de consumo.
Não sendo percetível qual o papel que as características culturais dos reviewers assume, constata-se que existe um gap na literatura ao qual esta investigação pretende responder através da análise da presença de fatores culturais Individualistas vs coletivistas, nas reviews do Airbnb, assim como a presença de características de Masculinidade e por fim, as diferenças culturais no processo de co-criação de valor.
De modo a conduzir a investigação, foi coletada uma amostra de 774 reviews existentes na plataforma de dois alojamentos localizados em Portugal, Alfama-Amazing River view, localizado em Lisboa e Vitória 392 Central & Rustic Studio, no Porto. Os reviewers presentes para análise são provenientes de 32 países.
Os resultados da análise conduzem à conclusão de que relativamente às dimensões culturais em foco, na amostra recolhida, não se verifica que existam diferenças significativas na produção do conteúdo mediante a proveniência cultural, ainda que estejam presentes várias características das mesmas, prevalece o modo como a plataforma recolhe o feedback, o que transforma o texto em conteúdo semelhante. Face à co-criação de valor, conclui-se que o contributo é feito de modo standardizado por parte dos hóspedes.
O contributo que esta dissertação contém diz respeito à perceção da presença das dimensões culturais no Airbnb, sendo que se conclui que a classificação do host deveria ser tida como categoria de análise, dada a presença e importância para a experiência que é demonstrada em todas as reviews, como refletem os exemplos apresentados.
A principal limitação refere-se à amostra que foi recolhida, embora a presença de uma vasta diversidade cultural. Por isso sugere-se a continuidade da análise da presença das dimensões culturais nas reviews online da plataforma Airbnb, com o objetivo de coletar também a presença de outras culturas distintas.
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Keywords
Uger generated contente e-Wom Reviews online Economia da partilha Co-criação de valor Airbnb Dimensões culturais