Repository logo
 
Publication

O papel da cultura na escrita de reviews da enconomia da partilha: Um estudo sobre o aribnb

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorCasais, Beatriz
dc.contributor.authorCardoso, Catarina
dc.date.accessioned2020-10-19T12:53:05Z
dc.date.available2020-10-19T12:53:05Z
dc.date.issued2020-09-14
dc.description.abstractA presente dissertação investiga qual o papel da cultura na escrita das reviews de economia da partilha, no caso do Airbnb. Considerando as dimensões culturais de Hofstede, procedeu-se à análise das dimensões Individualismo e Masculinidade. Sabe-se que os fatores que influenciam a produção de opinião nos sistemas peer-to-peer podem ser características pessoais, background cultural ou atributos demográficos que alteram a forma como os consumidores percecionam o conteúdo, por isso as reviews online são escritas com base nas experiências pessoais. Este mecanismo de feedback é um complemento descritivo à classificação de rating, através da utilização de eWom. Por meio da produção do conteúdo gerado pelos utilizadores (ugc), são estabelecidas estratégias que contribuem para que exista co-criação de valor durante a experiência de consumo. Não sendo percetível qual o papel que as características culturais dos reviewers assume, constata-se que existe um gap na literatura ao qual esta investigação pretende responder através da análise da presença de fatores culturais Individualistas vs coletivistas, nas reviews do Airbnb, assim como a presença de características de Masculinidade e por fim, as diferenças culturais no processo de co-criação de valor. De modo a conduzir a investigação, foi coletada uma amostra de 774 reviews existentes na plataforma de dois alojamentos localizados em Portugal, Alfama-Amazing River view, localizado em Lisboa e Vitória 392 Central & Rustic Studio, no Porto. Os reviewers presentes para análise são provenientes de 32 países. Os resultados da análise conduzem à conclusão de que relativamente às dimensões culturais em foco, na amostra recolhida, não se verifica que existam diferenças significativas na produção do conteúdo mediante a proveniência cultural, ainda que estejam presentes várias características das mesmas, prevalece o modo como a plataforma recolhe o feedback, o que transforma o texto em conteúdo semelhante. Face à co-criação de valor, conclui-se que o contributo é feito de modo standardizado por parte dos hóspedes. O contributo que esta dissertação contém diz respeito à perceção da presença das dimensões culturais no Airbnb, sendo que se conclui que a classificação do host deveria ser tida como categoria de análise, dada a presença e importância para a experiência que é demonstrada em todas as reviews, como refletem os exemplos apresentados. A principal limitação refere-se à amostra que foi recolhida, embora a presença de uma vasta diversidade cultural. Por isso sugere-se a continuidade da análise da presença das dimensões culturais nas reviews online da plataforma Airbnb, com o objetivo de coletar também a presença de outras culturas distintas.pt_PT
dc.identifier.tid202526020pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/33642
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectUger generated contentept_PT
dc.subjecte-Wompt_PT
dc.subjectReviews onlinept_PT
dc.subjectEconomia da partilhapt_PT
dc.subjectCo-criação de valorpt_PT
dc.subjectAirbnbpt_PT
dc.subjectDimensões culturaispt_PT
dc.titleO papel da cultura na escrita de reviews da enconomia da partilha: Um estudo sobre o aribnbpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketingpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
catarina_cardoso.pdf
Size:
804.38 KB
Format:
Adobe Portable Document Format