Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.13 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente estudo surge no decurso do estágio realizado na Continental Pneus Portugal e a sua pertinência logo se verifica através da quase inexistência de conhecimento produzido sobre o tema, quer em termos científicos/académicos, como profissionais. A própria indústria do setor está, inclusivamente, muito pouco munida de informação a respeito o que, aliada à particularidade do produto e pouca importância que granjeia junto do consumidor, constitui-se como um enorme desafio para as marcas presentes no mercado. É a partir daqui que surge este estudo: “O Comportamento do Consumidor de Pneus Ligeiros em Portugal e a Notoriedade da Marca Continental Pneus”. Esta investigação foi desenvolvida tendo por base uma metodologia quantitativa, através da aplicação de um inquérito por questionário – aqui desenvolvido – e aplicado sob o método não probabilístico por quotas a uma amostra de mil indivíduos representativos de todos os distritos de Portugal Continental e Ilhas.
A marca do equipamento de origem, um dos fatores aqui estudado, demonstrou não exercer influência positiva na decisão de compra do consumidor. O mesmo se constatou no que diz respeito à experiência de condução do consumidor como fator influenciador dos critérios valorizados para a compra de pneus. O escasso conhecimento acerca desta temática permitiu desenvolver três hipóteses de investigação do tipo exploratório, sendo possível perceber através da análise a estas que a idade dos consumidores não se assume como um fator determinante no recurso às fontes de informação sobre pneus. Em sentido inverso, os atributos físicos dos pontos de venda assumem-se como influenciadores da decisão de escolha sobre o local onde proceder à compra e troca dos pneus. Para além disso, foi possível concluir que o fator preço tem influência junto dos consumidores que dizem saber qual a marca dos pneus de origem do seu automóvel. Paralelamente, esta investigação fornece informação sobre a notoriedade da marca Continental Pneus.
Esta investigação contribuiu para a literatura acerca do comportamento do consumidor e para os profissionais do mercado em análise, alargando o parco conhecimento existente de um produto tão particular quanto os pneus.
Description
Keywords
Marketing Pneus Notoriedade da marca Equipamentos de origem Experiência de condução Atributos físicos Comportamento do consumidor