Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O comportamento do consumidor de pneus ligeiros em Portugal e a notoriedade da marca Continental Pneus

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
bruno_santos.pdf2.13 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente estudo surge no decurso do estágio realizado na Continental Pneus Portugal e a sua pertinência logo se verifica através da quase inexistência de conhecimento produzido sobre o tema, quer em termos científicos/académicos, como profissionais. A própria indústria do setor está, inclusivamente, muito pouco munida de informação a respeito o que, aliada à particularidade do produto e pouca importância que granjeia junto do consumidor, constitui-se como um enorme desafio para as marcas presentes no mercado. É a partir daqui que surge este estudo: “O Comportamento do Consumidor de Pneus Ligeiros em Portugal e a Notoriedade da Marca Continental Pneus”. Esta investigação foi desenvolvida tendo por base uma metodologia quantitativa, através da aplicação de um inquérito por questionário – aqui desenvolvido – e aplicado sob o método não probabilístico por quotas a uma amostra de mil indivíduos representativos de todos os distritos de Portugal Continental e Ilhas. A marca do equipamento de origem, um dos fatores aqui estudado, demonstrou não exercer influência positiva na decisão de compra do consumidor. O mesmo se constatou no que diz respeito à experiência de condução do consumidor como fator influenciador dos critérios valorizados para a compra de pneus. O escasso conhecimento acerca desta temática permitiu desenvolver três hipóteses de investigação do tipo exploratório, sendo possível perceber através da análise a estas que a idade dos consumidores não se assume como um fator determinante no recurso às fontes de informação sobre pneus. Em sentido inverso, os atributos físicos dos pontos de venda assumem-se como influenciadores da decisão de escolha sobre o local onde proceder à compra e troca dos pneus. Para além disso, foi possível concluir que o fator preço tem influência junto dos consumidores que dizem saber qual a marca dos pneus de origem do seu automóvel. Paralelamente, esta investigação fornece informação sobre a notoriedade da marca Continental Pneus. Esta investigação contribuiu para a literatura acerca do comportamento do consumidor e para os profissionais do mercado em análise, alargando o parco conhecimento existente de um produto tão particular quanto os pneus.

Description

Keywords

Marketing Pneus Notoriedade da marca Equipamentos de origem Experiência de condução Atributos físicos Comportamento do consumidor

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License