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Abstract(s)
Atualmente, o homem enfrenta uma reconstrução da sua identidade masculina, derivada de
mudanças comportamentais e socioculturais, verificadas no seu consumo. Cuidar da imagem
era algo que dizia respeito apenas ao mundo feminino. Mas, hoje, o homem contemporâneo,
não só tem comportamentos, que antes eram considerados femininos, como também consome
produtos estereotipados para a mulher, como é o caso dos cosméticos e da maquilhagem.
Embora, haja marcas de cosméticos que estejam a estender para o segmento masculino com
produtos exclusivos para homem, em Portugal, nenhuma marca estendeu os seus produtos para
a maquilhagem masculina, contrariamente ao que se presenceia em países asiáticos e do
Ocidente.
Por um lado, o homem está a adaptar-se a esta nova realidade de consumo e as marcas estão a
iniciar a combater estereótipos de género impostos na sociedade, a partir dos cosméticos
masculinos. Por outro lado, a maquilhagem sempre pertenceu à beleza feminina, e é necessário
que as marcas de cosméticos sejam capazes de reeducar o consumidor masculino, longe de
preconceitos e tabus. Numa altura, em que se aborda tanto a igualdade de género, este é um
tema a considerar no meio quotidiano.
Assim, esta dissertação pretende dar resposta no modo como as marcas de cosméticos devem
estender a sua marca para a maquilhagem masculina em Portugal, segmentando-a para a
masculinidade contemporânea que cuida sua imagem. Tendo assim em consideração, a opinião
do consumidor português sobre este tema, o padrão de marcas com capacidade de realizar a
extensão de marca nesta categoria de produtos e os fatores a considerar, de modo a que seja
realizada com sucesso.
Description
Keywords
Masculinidade contemporânea Perfil do consumidor Maquilhagem masculino Género da marca Extensão de marca