Browsing by Issue Date, starting with "2021-09-15"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Processo de compra de vinho nas Redes SPAR A diferenciação da compra com origem online e compra motivada pelas ações de merchandising em lojaPublication . Silvério, Mara; Frade, RuiEm Portugal, ao longo dos tempos, o setor alimentar tem vindo a sofrer diversas transformações existindo novas ofertas e novos concorrentes no mercado, que se traduzem em variações na concentração do setor e na alteração das estratégias utilizadas pelas mais diversas empresas. Esta investigação permitiu realizar um estudo no setor do retalho alimentar em Portugal, com foco numa rede de cadeias de supermercados em específico, a SPAR, com objetivo de percebermos melhor o funcionamento do processo de compra de vinhos nas lojas, bem como, as influências que os formatos online e as ações de merchandising têm na compra de uma marca de vinhos. Com o presente estudo, pretendemos compreender melhor os critérios que os consumidores têm em conta na compra de vinhos e, por esse motivo, é importante perceber se os consumidores quando efetuam as suas compras de vinhos em formato online/físico, se são pessoas que se mantêm constantemente informadas sobre este setor ou se as suas compras são influenciadas pelas estratégias de merchandising aplicadas nas lojas, bem como, ainda permitir à empresa informação necessária para definir as suas futuras estratégias de vendas neste setor. Para tal, procedemos a uma contextualização do setor dos vinhos, bem como, do merchandising e do comportamento dos consumidores online e a uma profunda revisão bibliográfica que servirá de base à componente empírica do trabalho, um estudo de natureza quantitativa. Este estudo revelou que os elementos de merchandising, aplicados nas lojas SPAR, são um elemento fulcral para a tomada de decisão na escolha de vinhos da grande maioria dos clientes SPAR. O elemento online apresenta-se como uma ferramenta extremamente importante para a maioria dos consumidores mais jovens da SPAR, permitindo-lhes obter mais informação sobre os vinhos expostos nas lojas e, desta forma, efetuar as suas escolhas de uma maneira mais precisa. As conclusões deste estudo podem ter importantes implicações para a empresa SPAR, bem como, para o retalho alimentar português e ainda para o meio académico.
- Racismo Institucional: do ensino superior aos serviços de saúdePublication . Cavalcante dos Santos, Clistenis Clênio; Magella Teixeira, Geraldo; Varela, MiguelIntrodução: Com a modernização dos tempos, o racismo apresenta uma nova dimensão, denominado por racismo institucional, inserindo-se nos espaços acadêmicos e nas instituições de saúde, desencadeando vulnerabilidade na oferta de serviços voltados à população negra. Logo, este trabalho buscou realizar o levantamento bibliográfico a respeito das concepções publicadas sobre o racismo institucional no ambiente acadêmico do ensino superior e seus reflexos nos serviços de saúde prestados à população negra. Métodos: trata-se de uma pesquisa exploratório-documental com abordagem quantitativa, tendo como método científico a revisão sistemática e sendo utilizadas as seguintes bases de dados: LILACS, PuBmed, SciELO e Periódicos CAPES. Ainda, utilizou-se como estratégia de busca os seguintes descritores: racismo, raça, educação superior e saúde, incluindo a variação da denominação do descritor “racismo” para “racismo institucional”, de forma distinta e em conjunto; inseridos artigos científicos a partir do ano de 2002. Resultados: utilizaram-se setenta e oito artigos na composição deste trabalho, os quais correspondem à proposta de elucidação do racismo institucional nos espaços do ensino superior e na oferta de serviços de saúde. Conclusão: ainda que as políticas de ações afirmativas e a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra objetivem a redução dos casos de racismo institucional e melhoria na oferta de serviços para o público étnico-racial, identifica-se a necessidade de discutir a existência do racismo institucional no ambiente acadêmico, a fim de reduzir/eliminar os atos praticados pelos profissionais e gestores de saúde.
- A Gestão Democrática Da Educação Em Alagoas: Transformações Na Esfera Da Cultura OrganizacionalPublication . Oliveira, Roberta Maria do Nascimento; Carvalho, TitoA presente investigação realizou uma análise comparativa sobre a cultura organizacional de duas instituições de ensino da 13ª Coordenadoria Regional de Ensino que vivenciam o processo de gestão democrática no âmbito das escolas públicas da rede estadual no Estado de Alagoas. A abordagem inicial abrangeu o propósito de caracterizar as especificidades da administração escolar na perspectiva que possibilite a participação, transparência e democracia, trazendo discussões sobre Conselho Escolar e Projeto Político Pedagógico. Foi verificado o processo de implantação dessa gestão no período de 1999 até 2018. O estudo partiu do método da Pesquisa Participante que agrega investigação social, trabalho educacional e ação fundamentada no processo de conhecer o objeto e posteriormente lançar propostas e vir a agir sobre o mesmo. O referencial teórico que deu sustentação à pesquisa pautou-se em autores que discutem gestão democrática educacional e processos organizacionais. Os resultados mostraram que as escolas analisadas possuem um distanciamento do que se compreende por gestão democrática, uma vez que não há o compartilhamento do poder, sendo, portanto, os gestores quem ainda direcionam o ordenamento dos trabalhos a serem executados, não resolvendo os problemas de forma dialogada com todos os segmentos da comunidade escolar.
- Processo de internacionalização da indústria exportadora de calçado PortuguêsPublication . Monteiro, Ana; Frade, RuiA indústria do calçado português tem vindo a evoluir e vindo a ganhar relevância na economia portuguesa. A globalização e a forte concorrência levaram as empresas a pensarem na sua atividade além-fronteiras com a procura de novas oportunidades e novos mercados. O processo de expansão do setor nacional do calçado aconteceu gradualmente a partir dos anos 70, na primeira fase da integração de Portugal no espaço económico europeu. Sendo o tecido empresarial em Portugal constituído maioritariamente por pequenas e médias empresas, o sucesso e a sua sobrevivência passam pela aposta na internacionalização, através da colocação dos seus produtos no mercado externo. Neste sentido, este trabalho visou levar a cabo uma revisão bibliográfica sobre os conceitos em estudo, compreender o processo de internacionalização da indústria do calçado português e as suas estratégias para o sucesso no mercado externo que serve como ponto de ligação para a componente empírica do estudo. Conclui se que a escolha da estratégia a adotar pela empresa é imprescindível para o seu sucesso no mercado internacional, especialmente na indústria exportadora de calçado, nomeadamente na estandardização e/ou adaptação dos elementos do marketing internacional.
- Retenção de talentos e felicidade no trabalho: Estudo de caso na indústria das tecnologias da informação em PortugalPublication . Carvalho, Laura; Matos, FlorindaAtualmente, o salário não é o único fator que influencia a escolha de trabalhar numa determinada organização, especialmente na área altamente competitiva das tecnologias da informação. Tornou-se, portanto, cada vez mais relevante gerir a felicidade no trabalho. Neste contexto, o objetivo deste trabalho de investigação é explorar que fatores têm um maior impacto na retenção de talentos e em que medida estes estão relacionados com a felicidade no trabalho, respondendo às seguintes questões de investigação: - Que fatores têm um maior impacto na retenção de talentos? - Será que existe uma relação entre determinados fatores e a felicidade no trabalho? A partir das análises das respostas aos questionários aplicados, concluímos que, apesar de o salário ser o principal fator que poderá influenciar a decisão de deixar uma empresa, as relações interpessoais são o fator mais mencionado como a razão pela qual os talentos permanecem numa organização, o que vai de encontro a diversas teorias apresentadas ao longo desta investigação. Pretende-se que esta pesquisa possa servir de suporte aos gestores, permitindo lhes identificar os fatores mais relevantes para a retenção dos talentos, assim como contribuir para um novo paradigma de gestão, que considera o que poderá aumentar a felicidade dos colaboradores.
