Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Processo de internacionalização da indústria exportadora de calçado Português

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Dissertação GE - Ana Monteiro (21900381).pdf1.59 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A indústria do calçado português tem vindo a evoluir e vindo a ganhar relevância na economia portuguesa. A globalização e a forte concorrência levaram as empresas a pensarem na sua atividade além-fronteiras com a procura de novas oportunidades e novos mercados. O processo de expansão do setor nacional do calçado aconteceu gradualmente a partir dos anos 70, na primeira fase da integração de Portugal no espaço económico europeu. Sendo o tecido empresarial em Portugal constituído maioritariamente por pequenas e médias empresas, o sucesso e a sua sobrevivência passam pela aposta na internacionalização, através da colocação dos seus produtos no mercado externo. Neste sentido, este trabalho visou levar a cabo uma revisão bibliográfica sobre os conceitos em estudo, compreender o processo de internacionalização da indústria do calçado português e as suas estratégias para o sucesso no mercado externo que serve como ponto de ligação para a componente empírica do estudo. Conclui se que a escolha da estratégia a adotar pela empresa é imprescindível para o seu sucesso no mercado internacional, especialmente na indústria exportadora de calçado, nomeadamente na estandardização e/ou adaptação dos elementos do marketing internacional.

Description

Keywords

Indústria do calçado português Estratégias de internacionalização Fatores de internacionalização Marketing Internacional

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License