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Abstract(s)
A indústria do calçado português tem vindo a evoluir e vindo a ganhar relevância na economia
portuguesa. A globalização e a forte concorrência levaram as empresas a pensarem na sua atividade
além-fronteiras com a procura de novas oportunidades e novos mercados. O processo de expansão do
setor nacional do calçado aconteceu gradualmente a partir dos anos 70, na primeira fase da integração
de Portugal no espaço económico europeu. Sendo o tecido empresarial em Portugal constituído
maioritariamente por pequenas e médias empresas, o sucesso e a sua sobrevivência passam pela aposta
na internacionalização, através da colocação dos seus produtos no mercado externo. Neste sentido, este
trabalho visou levar a cabo uma revisão bibliográfica sobre os conceitos em estudo, compreender o
processo de internacionalização da indústria do calçado português e as suas estratégias para o sucesso
no mercado externo que serve como ponto de ligação para a componente empírica do estudo. Conclui se que a escolha da estratégia a adotar pela empresa é imprescindível para o seu sucesso no mercado
internacional, especialmente na indústria exportadora de calçado, nomeadamente na estandardização
e/ou adaptação dos elementos do marketing internacional.
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Keywords
Indústria do calçado português Estratégias de internacionalização Fatores de internacionalização Marketing Internacional