Browsing by Issue Date, starting with "2021-09-07"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Positive energy assessment in smart citiesPublication . Ferreira, Patrícia Sofia Pereira; Alves, Ana Cristina da Costa OliveiraUm dos grandes problemas mundiais é o aumento do consumo energético e muito dele advém da grande concentração de população, bens e serviços que resulta da produção de mais poluentes nas cidades, tendo um enorme impacto nas alterações climáticas. O aparecimento das smart cities pode mitigar estes problemas pois visa a otimização do uso de recursos e a redução de consumo, melhorando a infraestrutura e mudando hábitos. A Plataforma Urbana é uma solução inteligente que oferece às cidades uma visão global e integrada do seu ambiente urbano focando-se em diferentes domínios. Esta plataforma está a ser implementada pela empresa onde se está a realizar este estágio, a Ubiwhere, contudo falta realçar o vertical energético e, como tal, o principal objetivo deste estágio, que motivou a escrita do presente documento, é a criação do módulo de energia da plataforma que seja capaz de consumir dados vindos de sistemas externos, bem como implementar funcionalidades para relacionar os dados consumidos de modo a calcular um conjunto de indicadores de performance energética ou ambiental. Este módulo tem o apoio do projeto H2020 POCITYF que é um projeto de cidades inteligentes e comunidades, cujo objetivo principal é criar um conjunto de Positive Energy Blocks – áreas geograficamente delimitadas com uma produção local renovável superior ao consumo, em termos de média anual – nas cidades piloto de Évora e Alkmaar e em algumas cidades seguidoras [1]. Assim sendo, os dados analisados e os KPIs calculados tiveram um maior foco nestas cidades.
- Employer Branding Digital na Atração de TalentoPublication . Pereira, Maria; Ribeiro, VascoDesde a globalização, que as novas tecnologias, as plataformas digitais e as redes sociais têm um papel e um impacto cada vez mais importante no dia-a-dia de cada individuo, bem como de cada organização. O mercado de trabalho está cada vez mais desenvolvido e competitivo, pelo que esta investigação exploratória se torna pertinente, uma vez que pretende construir um novo modelo de Employer Branding na atração digital. A atração de talentos é cada vez mais importantes para as organizações como forma de diminuir a rotatividade de pessoal, bem como melhorar a sua imagem tanto interna como exteriormente. Uma vez que, ainda não existe um estudo que relacione as novas tecnologias, o Employer Branding e a atração de talentos, foi definido neste trabalho a construção de um novo modelo de Employer Branding Digital. Neste modelo foi adotado um estudo exploratório qualitativo, que contou com 20 entrevistas estruturadas aplicadas a diretores, gestores e responsáveis pelos departamentos de recursos humanos, Employer Branding e gestão de pessoas de várias empresas e sectores. Este modelo é composto por 10 dimensões, Digital: site, facebook, instagram, youtube, linkedin, whatsapp, slack, Microsoft teams, facebook workplace; Criação de conteúdo; Storytelling; Produção de vídeos e imagens; Newsletter; Copyright; Divulgação interna; Digital skills; Marketing de recrutamento: redes sociais, site de carreira, página de destino, e-mail marketing, anúncios de empregos, blog da empresa, descrições de empregos (anúncios de empregos contadores de histórias), redes e comunidades de talentos; e Botão “envio” de CV.