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- Micobactérias não-tuberculosas em quelónios e o seu risco para a saúde públicaPublication . Antunes, Maria Henrique de Moura Pinheiro; Lopes, Ana Isabel CaladoOs répteis são cada vez mais frequentes em cativeiro. As tartarugas (terrestres e semiaquáticas) são os mais comuns em ambientes domésticos. Os quelónios podem ser portadores de vários agentes patogénicos tal como as Mycobacterium spp, mesmo quando são assintomáticos. Micobacteriose é uma doença zoonótica, principalmente conhecida pela tuberculose e lepra. No entanto as micobactérias não-tuberculosas (NTM) também são um problema de saúde pública, estas podem provocar infeções principalmente em humanos imunocomprometidos. Os quelónios podem ser uma possível fonte de transmissão, sobretudo em situações de stress consequente de ambientes com condições inadequadas e comércio ilegal. Com isto reforça-se a importância da educação dos tutores acerca do seu devido cuidado de modo a garantir boa saúde ao animal, mas também de modo a protegerem-se.
- Acompanhamento dos trabalhos do Departamento de Investigação e Desenvolvimento da ELAIAPublication . Favita, José Manuel PereiraCom o grande aumento do cultivo do olival foram surgindo novas formas de condução e de desenvolvimento do mesmo, nomeadamente o olival em sebe que veio revolucionar o sector, dando a oportunidade de quase todas as etapas do itinerário técnico do olival serem mecanizadas, desde a sua plantação até à colheita do fruto. O presente relatório resulta do estágio realizado na ELAIA, empresa do grupo SOVENA presente no sector da produção olivícola com grande impacto no nosso território. Para que haja uma constante melhoria da produtividade dos seus olivais intensivos e em sebe, a empresa criou um Departamento de Investigação e Desenvolvimento, que desenvolve vários trabalhos de investigação que tivemos oportunidade de acompanhar ao longo do estágio. Durante o estágio acompanhamos vários olivais localizados no Alto Alentejo e no Baixo Alentejo e participamos nos trabalhos do projeto NUTRIOLEA e de avaliação do estado nutricional das oliveiras por NDVI usando drones; nos trabalhos de avaliação de diferentes estratégias de poda, com controlo da madeira cortada, das dimensões e da porosidade da sebe após a intervenção; nos trabalhos de estimativa da produção a partir do momento da floração, contando ramos com inflorescências e número de inflorescências por ramo; nos trabalhos do projeto TecnOLIVO que pretende avaliar diferentes estratégias de rega; e ainda num pequeno estudo do controlo da Lepra (Neofabraea vagabunda, (Desm.) P.R. Johnst.) num olival de Campo Maior. Foi possível verificar o rigor e excelente programação dos trabalhos de investigação do Departamento de I&D, devidamente orientados para obter resultados para a melhoria da condução e da produtividade dos olivais em sebe da ELAIA. Não há praticamente nada a propor para melhorar a forma de realização dos trabalhos em que participamos, dado o grau de profissionalismo e experiência da equipa do Departamento de I&D
- Promoção da segurança infantil: Prevenção de lesões não intencionais em crianças 0-4 anos de idadePublication . Pinto, Filipa; Ramos, AnaO presente relatório desenvolvido no âmbito de Curso de Mestrado e Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica apresenta como objetivo principal, descrever e refletir acerca de todo o percurso formativo realizado nos diferentes contextos de estágio e implementação de um projeto de intervenção. O projeto proposto, transversal aos diferentes contextos clínicos, inscreve-se na linha de investigação “Segurança e Qualidade de Vida”. Este pretende contribuir para a Promoção da Segurança Infantil, mais especificamente na Prevenção de Lesões não Intencionais em Crianças 0-4anos de idade. As lesões não intencionais ocorridas em crianças são uma das principais causas de morte, internamentos e incapacidades, evidenciando-se estas como um problema de saúde pública. O presente projeto visa contribuir para a aquisição de competências enquanto mestre e enfermeira especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. Este foi desenvolvido com recurso à metodologia de trabalho de projeto e planeadas e realizadas atividades para contribuir para a promoção de ambiente seguros, possibilitando a transmissão de conhecimentos aos pais/cuidadores de crianças, relativos às lesões não intencionais e à sensibilização dos profissionais de enfermagem para a importância da transmissão dos cuidados antecipatórios, otimizando estratégias preventivas e promotoras da saúde. Consideramos através da realização das atividades planeadas alcançar os objetivos propostos, tendo em vista a maximização da saúde da criança e família
- O marketing relacional e o fundraising nas OSFL – o caso AcreditarPublication . Macedo, JoanaA competitividade assume-se como um fenómeno crescente, sendo cada vez mais notória a qualidade e inovação presente nas variadas formas de se fazer negócio. Por conseguinte, as organizações manifestam a necessidade de criarem mecanismos capazes de fornecer valor acrescido aos consumidores e de ocuparem um melhor posicionamento na mente dos mesmos. É nesta perspetiva que surge o marketing relacional como estratégia de fidelização e criação de vínculos duradouros entre as organizações e os seus consumidores. Simultaneamente, dá-se a emersão, em grande escala, de entidades do Terceiro Setor, tão diferentes entre si no que diz respeito às causas defendidas, mas com o mesmo desafio em mãos, a sua subsistência. Neste sentido, o planeamento da política de angariação de fundos torna-se uma prioridade para as Organizações Sem Fins Lucrativos (OSFL). Assim sendo, pretende-se com este trabalho demonstrar o contributo do fundraising para a sustentabilidade das OSFL e o impacto do marketing relacional no estabelecimento de relações duradouras entre as OSFL e os seus stakeholders. Relativamente à metodologia, optou-se por uma pesquisa exploratória com enfoque qualitativo, concretizada através da revisão da literatura e da realização de um estudo de caso, sendo a recolha de dados deste último conseguida através da aplicação da técnica de entrevistas, às quais será empregue a análise de conteúdo como método de análise dos resultados. Os principais resultados da investigação demonstram a necessidade das OSFL repensarem a forma como interagem com os seus públicos, de modo a fidelizá-los e a terem mais sucesso nas ações de fundraising que organizam.
- A Escola como Alicerce da Cidadania AtivaPublication . Crespo, Beatriz; Baltazar, IsabelO presente relatório foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado para a Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. O tema deste estudo foca-se na importância da escola para promover a cidadania em contexto escolar na vida das crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico e da importância do professor. A situação problemática deste estudo é compreender quais as opiniões dos professores de 1.º Ciclo do Ensino Básico quanto à importância da implementação de atividades que promovam a cidadania nas crianças e quais a suas práticas diárias de implementação. De acordo com a situação problemática apresentada, para conseguir responder às questões orientadoras deste estudo, elaboraram-se os seguintes objetivos: identificar as opiniões dos professores acerca da educação para a cidadania; e identificar as práticas diárias utilizadas pelos professores para a promoção da cidadania. Desta forma, e para atingir os objetivos definidos, optou-se por utilizar uma abordagem metodológica qualitativa e como técnicas de recolha de dados, a elaboração de um inquérito por questionário misto. Desta forma, foi possível tecer algumas considerações finais que revelam que os professores de 1.º CEB têm conhecimentos da importância de implementar e promover uma cidadania ativa nas escolas e, em particular, em contexto de sala de aula. O objetivo é demonstrar a importância que a escola tem como alicerce de cidadania ativa nas crianças e jovens para que, num futuro próximo, desenvolvam diversas competências que os permitam ser cidadãos ativos, responsáveis e éticos inseridos numa sociedade.
- (In)disciplina na Sala de Aula - Perspetivas de Professores do 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Pedreira, Maria; Freitas, AnaCom a crescente massificação das escolas, alterações económicas e sociais, tem-se observado um aumento dos comportamentos indisciplinados (Estrela, 2002). Os comportamentos de indisciplina têm um impacto negativo nos professores, causando mal-estar, sentimento de frustração, incompetência e stress (Maria Teresa Estrela em Caldeira, 2007; Carita e Fernandes, 1997; Picado, 2009) e também nos alunos, na forma como se relacionam e como aprendem. As questões de indisciplina na sala de aula não são recentes, mas com o aumento destes comportamentos surgem, nos professores, dúvidas quanto às estratégias mais adequadas a adoptar de forma a solucionar o problema não comprometendo o sucesso escolar dos alunos que integram a turma. No sentido de perceber de que forma chegamos às estratégias de prevenção e atuação em casos de indisciplina surgiu o nosso problema de investigação: Quais as perspectivas de professores sobre os comportamentos disruptivos e que estratégias deverão eleger para os contrariarem? Foi produzido um Estudo qualitativo, com os seguintes objetivos: compreender a conceção dos professores, o que consideram ser indisciplina; compreender quais as possíveis causas relacionadas com o fenómeno da indisciplina; compreender, na perspectiva do professor, as medidas preventivas e de atuação mais adequadas; conhecer as estratégias utilizadas pelos professores na prevenção/atuação da indisciplina. O estudo realizou-se numa instituição privada, na zona de Lisboa. Para realizarmos os objetivos recorremos a entrevistas semidiretivas a professores titulares de turma, reunindo os aspetos que nos interessavam.
- Concept art: estudo de processos criativos para desogn de personagens e cenários, na atualidadePublication . Pereira, Inês; Lopes, RuiO projeto pretende estudar processos criativos para o desenvolvimento e tradução gráfica de conceitos para aplicação na indústria de entretenimento. Esses conceitos são expressos sob a forma de concept art. Concept art, define o universo/identidade visual que serve de base para um projeto. O Concept art tem uma origem imprecisa pelo que se estima que terá surgido da necessidade de aumentar a produtividade dos estúdios de animação por volta dos anos 20. Ter-se-á desenvolvido em paralelo com o processo de evolução da animação e expandiu-se a outras áreas. As pessoas que trabalhavam em concept não tinham formação especifica. Os processos de criação dos artistas resultavam da combinação dos conhecimentos adquiridos nos seus estudos em áreas como o Design, Belas Artes, Ilustração, … com a experiência e conhecimentos adquiridos nas empresas e projetos para que trabalharam. A ideia inicial para o projeto consiste na seleção de um grupo de artistas sobre os quais se estudariam os processos criativos, e na escolha de um conto que serviria de base para a execução do concept dos cenários e personagens, recorrendo aos mesmos processos, a fim de verificar quais os métodos mais eficazes, funcionais e eficientes na tradução de uma ideia em imagem.
- Consultório de psicologia - as crianças e a perceção do espaçoPublication . Silva, Solange; Gomes, JoãoO presente relatório foi desenvolvido no contexto da realização de um Estágio Curricular, no âmbito do Mestrado em Design de Interiores. O estágio ocorreu na empresa Esplendor Contemporâneo/ Urban Obras, sediada na Rua Conde Alto Mearim, em Matosinhos. O tema do presente projeto: "Consultório de Psicologia - As Crianças e a Perceção do Espaço" surgiu no decorrer do estágio, através do pedido da Drª Claudia Andrade, que prentndia a realização de um Consultório de Psicologia. O espaço escolhido para a realização deste projeto, localiza-se na Rua do Godinho, 703, Matosinhos.Com o avançar do projeto e através da solução encontrada, levantou-se a seguintes questão: "estaria aquele espaço adequado a receber crianças?"; "será que estas se iriam sentir confortáveis ali?" Neste contexto revelou-se essencial aprofundar um conjunto de temáticas centrais ao projeto. Tais como, a perceção do espaço, de que forma este, as suas cores, elementos, dimensões, etc. podem inflenciar ativamente o comprotamento e bem-estar das crianças que nele se encontram, pesquisa esta que terá sido levada em consideração para que porteriormente se pudesse realizar o projeto de um consultório de psicologia vocacionado para crianças. Por fim, é apresentada a proposta de projeto. Por fim, é apresentada a proposta de projeto, através de desenhos técnicos, ilustrações, iamgens renderizadas e fotografias da maquete, acompanhadas da descrição de cada passo e justificação das escolhas de materiais, cores e mobiliário.
- "Apenas falar, não é comunicar" - A comunicação do enfermeiro com a família/pessoa em situação crítica no SUPublication . Pires, Vítor; Marques, Maria do CéuUm dos objetivos relacionado com segurança do doente, passa pela manutenção de uma comunicação eficaz na prestação de cuidados de enfermagem. O presente Relatório surge no âmbito dos estágios realizados e tem o objetivo de descrever de forma refletida, fundamentada e pormenorizada o processo formativo. É um documento que segue uma metodologia descritiva, refletindo o percurso formativo realizado ao longo dos estágios 1 e Final, sendo que neste último foi desenvolvido um trabalho que segue a metodologia de projeto, designado de intervenção major, que dá nome ao relatório. Foi utilizada uma escala de observação e um questionário na recolha de dados aplicado a 20 enfermeiros. Na atividade major foi evidenciada a necessidade da adequação de algumas estratégias de forma a otimizar o processo de comunicação entre os enfermeiros e a família/pessoa em situação crítica. Foram evidenciadas as competências comuns de enfermeiro especialista em enfermagem médico cirúrgica, assim como na vertente da pessoa em situação crítica e de mestre. Os objetivos definidos ao longo do documento foram alcançados, consta-se que há um maior enriquecimento pessoal e profissional ao nível técnico e científico
- SAPORE, projeto para um hotel empresarialPublication . Martins, Adriana; Gomes, JoãoO presente relatório tem como título “SAPORE. Projeto para um Hotel Empresarial” e é o reflexo do estágio curricular desenvolvido, no âmbito de Mestrado em Design de Interiores, na empresa Mil870 situada em Póvoa de Varzim. O principal objetivo passa pela apresentação das metodologias de trabalho da empresa, assim como pelos seus projetos mais relevantes realizados durante o período de estágio. A primeira parte do relatório de estágio centra-se na análise das várias temáticas inerentes ao principal projeto desenvolvido. Com base em métodos de pesquisa foram exploradas as particularidades do sector hoteleiro, desde a sua origem, à sua evolução e à diversificação das tipologias que se foram desenvolvendo até aos dias de hoje. No contexto do presente relatório de estágio o enfoque está voltado para a tipologia empresarial. Na segunda parte apresentam-se os casos de estudo de forma detalhada, que consistem em quatro hotéis empresariais nacionais, desde a zona norte ate à zona sul de Portugal, começando pelo Porto Palácio Congress Hotel & Spa, passando pelo Lux Park Hotel Lisboa, pelo Intercontinental Lisbon Hotel e, por último mais a sul, pelo Troia Design Hotel. Estes exemplos representam um importante contributo para o relatório de forma a perceber as exigências e as necessidades desta tipologia de espaços. Assim como representam um relevante contributo para a compreensão dos motivos de maior ou menor sucesso. Por fim, na terceira parte deste relatório são detalhados três dos projetos mais relevantes realizados durante o estágio. Desde a sua contextualização, tanto a nível de localização como de perfil do cliente, à apresentação do conceito, à descrição da pré-existência e respetivas alterações propostas. A parte teórica desenvolvida será posteriormente comprovada através dos desenhos técnicos e imagens tridimensionais, que ilustram cada projeto.