Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A Escola como Alicerce da Cidadania Ativa

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Beatriz Crespo.pdf936.34 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado para a Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. O tema deste estudo foca-se na importância da escola para promover a cidadania em contexto escolar na vida das crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico e da importância do professor. A situação problemática deste estudo é compreender quais as opiniões dos professores de 1.º Ciclo do Ensino Básico quanto à importância da implementação de atividades que promovam a cidadania nas crianças e quais a suas práticas diárias de implementação. De acordo com a situação problemática apresentada, para conseguir responder às questões orientadoras deste estudo, elaboraram-se os seguintes objetivos: identificar as opiniões dos professores acerca da educação para a cidadania; e identificar as práticas diárias utilizadas pelos professores para a promoção da cidadania. Desta forma, e para atingir os objetivos definidos, optou-se por utilizar uma abordagem metodológica qualitativa e como técnicas de recolha de dados, a elaboração de um inquérito por questionário misto. Desta forma, foi possível tecer algumas considerações finais que revelam que os professores de 1.º CEB têm conhecimentos da importância de implementar e promover uma cidadania ativa nas escolas e, em particular, em contexto de sala de aula. O objetivo é demonstrar a importância que a escola tem como alicerce de cidadania ativa nas crianças e jovens para que, num futuro próximo, desenvolvam diversas competências que os permitam ser cidadãos ativos, responsáveis e éticos inseridos numa sociedade.
The following report was elaborated within the scope of the Curriculum Unit of Supervised Teaching Practice of the Master for the Qualification in Teaching in Pre-School and 1st Cycle of Primary Education. The thematic of this study focuses on the schools’ importance to promote citizenship, within the schools’ context, in the lives of children in Primary Education and the importance of the teacher as a guide for this learning. The issue discussed here focuses on understanding Primary Education teachers’ points of view regarding the need of implementing activities that aim to promote said awareness onto children, as well as the methodology used by those teachers on a daily basis to achieve this. Regarding the issue presented, in order to be able to answer the leading questions presented in this study, the following objectives were elaborated: to identify teachers’ opinions about raising awareness for citizenship; and to identify their implemented daily practices to achieve this goal. As far as methodology goes, a qualitative approach was used, for which a mixed survey was put in place to gather data. As a result, it was possible to make some final considerations that reveal that 1st Cycle of Primary Education teachers are aware of the importance of implementing procedures and activities that aims to raise awareness for citizenship in schools and their classrooms. The main goal is to demonstrate the importance of the role that schools and teachers have as a foundation of active citizenship on children and young people so that, in the near future, they develop a set of skills that allow them to be active, responsible and ethical citizens inserted in a society.

Description

Keywords

Cidadania, educação para a cidadania, cidadania ativa, desenvolvimento global da criança, metodologias, práticas e estratégias de intervenção Citizenship, education for citizenship, active citizenship, child’s global development, methodologies, intervention practices and strategies

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue