ISEC Lisboa - Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
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- A Participação das crianças em contexto de educação pré-escolar: Conceções de um grupo de educadoras de infânciaPublication . Vasques, Nádia; Brito, RitaA importância da participação das crianças tem ganho cada vez mais relevância nas abordagens educativas. Contudo, a correspondência entre o que se defende em teoria e o que se aplica na prática nem sempre é coerente. Ao longo da minha prática, como estudante estagiária, surgiram várias interrogações ao observar a participação das crianças nas rotinas do dia-a-dia em ambiente educativo. Perguntei-me se os profissionais teriam esta mesma perceção e, assim sendo, este trabalho surge a partir destas questões. O presente trabalho foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e tem como principal objetivo apresentar reflexões de educadoras de infância sobre a participação das crianças em contexto de educação pré escolar. O estudo visa compreender as suas perspetivas sobre a participação das crianças, de que forma a integram na organização do ambiente educativo e que obstáculos encontram a essa participação. Para tal, foram recolhidos dados empíricos junto de 15 educadoras, utilizando uma metodologia qualitativa, tendo os dados sido analisados através de uma análise de conteúdo. Os resultados evidenciam a importância atribuída à participação das crianças no contexto de educação pré-escolar, contudo, observam-se diferenças nas perspetivas e nas práticas entre os profissionais.
- Olhar o Jardim: A importância da observação no Ensino das Ciências no 1º CEBPublication . Melo, Ana; Varandas, AnaÉ indiscutível a importância do ensino de ciências e das atividades práticas nos dias de hoje. Desde os primeiros anos de escolaridade, o contexto educacional deve incentivar nos alunos o desenvolvimento de uma atitude científica e o interesse pela ciência, capacitando-os para resolver, no futuro, problemas do dia a dia. O presente estudo foi elaborado a partir do trabalho desenvolvido durante a prática de ensino supervisionada realizada no âmbito do Mestrado de Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB, o qual permitiu colocar em prática uma investigação-ação sobre a importância da observação na aprendizagem das ciências no 1.º CEB. O estudo destaca a observação como um método eficaz para estimular a curiosidade científica e o pensamento crítico dos alunos. Descreve como a observação sistemática de elementos naturais em espaços como hortas e jardins escolares pode fortalecer as capacidades de análise e investigação dos alunos, facilitando o estabelecimento de relações entre os conteúdos abordados e o real. O estudo foi conduzido numa turma de 2º ano do 1º CEB, tendo sido implementadas atividades práticas de forma a incentivar a observação e promover a contextualização de conteúdos. Optou-se por um paradigma interpretativo, utilizando-se uma abordagem de investigação-ação, contando-se com os alunos da turma, a estagiária/investigadora e a professora titular como participantes. Os resultados mostraram que, após as atividades práticas, houve um aumento na capacidade dos alunos de identificar e descrever aspetos dos elementos naturais observados e relacioná-los mais facilmente com conteúdos abordados em sala de aula. O estudo conclui que as atividades práticas e a observação são ferramentas essenciais no ensino das ciências, promovendo a aprendizagem e promovendo a compreensão do ambiente natural.
- Ver para "Crer" ConhecerPublication . Belo, Carolina; Caiado, FátimaAs Artes Visuais desempenham um papel crucial no desenvolvimento dos alunos, pois não só promovem competências específicas, entre as quais a sensibilidade estética e artística, como oferecem importantes experiências ao aluno através das suas metodologias de ensino muito particulares. O estudo escolhido foi “Ver para “crer” conhecer”, tem como objetivo provar a eficácia das Artes Visuais quando colocadas ao serviço do Estudo do Meio, contribuindo, este trabalho, com a criação de vinte e oito planificações onde se pode inferir o papel e contributos dos conteúdos, metodologias lúdicas e experienciais, no fundo do recurso às Artes Visuais, como um meio mais eficaz para a aquisição de competências (conhecimentos, capacidades e atitudes) na área de Estudo do Meio. O tema tomou forma durante o estágio realizado na Unidade Curricular de Prática Pedagógica Supervisionada, no Mestrado de Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico, ao observar que tanto o Estudo do Meio como as Artes Visuais, eram abordados com pouca frequência. Como objetivos de investigação e resultados pragmáticos, este trabalho final de mestrado: a) fornece planificações que estão em conformidade com dois manuais de Estudo do Meio de 2.ºano, atuais, e com os documentos orientadores das Aprendizagens Essenciais para as áreas de Estudo do Meio e de Artes Visuais; b) satisfaz, a necessidade de, ao integrar uma escola, poder de imediato implementar estas planificações; c) oferece a professores a possibilidade de as implementar, monitorizar e avaliar a eficácia à luz da orientações programáticas; d) demonstra uma didática que aborda o Estudo do Meio desde uma Educação pelas Artes, neste caso especifico, as Artes Visuais. Assim sendo, o objetivo reitor do presente trabalho serve essencialmente a necessidade de expor a importância das Artes Visuais na aprendizagem, em concreto, do Estudo do Meio
- O desenvolvimento da ortografia no 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Monteiro, Inês; Esteves, SandrinaA entrada no 1.º Ciclo é marcada pela ansiedade e entusiasmo dos alunos em aprenderem a ler e a escrever. A par da leitura, a escrita é uma das aprendizagens mais importante que fazemos, pois é transversal e será determinante em vários aspetos da vida. Pelo grau de complexidade que apresenta, a aprendizagem e o desenvolvimento da escrita são um processo difícil e moroso, o que traz, por vezes, alguns constrangimentos aos alunos no domínio da ortografia. O presente estudo insere-se na temática da ortografia, recorrendo a diferentes estratégias para o treino e desenvolvimento da mesma. Este projeto foi aplicado numa turma do 3.º ano de escolaridade do 1.º ciclo do ensino básico. Para a realização deste projeto, adotou-se um modelo de investigação-ação, num grupo com 23 participantes de uma escola de ensino particular do distrito de Lisboa. O projeto teve como objetivos desenvolver a ortografia, promover a reflexão dos alunos sobre os erros ortográficos, clarificar as dúvidas que têm em relação à escrita das palavras e ainda compreender o papel de diversas estratégias no desenvolvimento da ortografia. Para a recolha de dados, foram utilizadas como ferramentas a observação, a análise documental e os registos dos alunos. Relativamente aos resultados, foi possível perceber que os alunos tiveram melhores resultados em atividades que apelavam primeiramente a uma reflexão conjunta de como as palavras se escreviam e quais as suas maiores dificuldades. Para além disso, conseguimos observar através da comparação de uma atividade feita inicialmente de diagnóstico com uma final que a diversificação das atividades e atuar nas dificuldades dos alunos vai ajudar na diminuição dos erros
- As Diversidades Culturais na Educação de Infância em Escolas Periféricas de Lisboa - Estratégias e Impactos.Publication . Fernandes, Sandra; Boléo, AnaNeste estudo, investiga-se a integração da diversidade cultural em escolas portuguesas, especificamente com crianças de 2, 3 e 4 anos, e explora-se como a educação intercultural pode ser uma ferramenta poderosa para promover inclusão. O objetivo principal é compreender como a abordagem intercultural impacta as crianças e quais as estratégias que ajudam a adaptá-las à diversidade cultural, dentro do referencial de educação intercultural da Direção-Geral da Educação (DGE), que promove a cidadania nas escolas. A revisão bibliográfica centra-se sobretudo na abordagem intercultural na educação. São, também, destacados alguns programas, estratégias e meios que podem ser utilizados nas escolas para promover a educação intercultural. Neste sentido, realizou-se um estudo prático que teve a duração de 3 meses. Foram realizadas 10 atividades, em 13 sessões, centradas em temas relacionados com a diversidade cultural, como a exploração da cultura angolana e chinesa. As atividades incluíram a exploração de bandeiras, vídeos de práticas culinárias, histórias culturais e confeção de um prato típico. Por meio destas experiências, foi analisado como as crianças se adaptaram com a implementação da diversidade cultural, a opinião da educadora da creche, através de um questionário, e os constrangimentos e desafios encontrados relativamente ao tema ao longo do estudo. A análise dos resultados permitiu compreender que a implementação da educação intercultural nas escolas é um meio de promoção do respeito mútuo e de um ambiente educativo, acolhedor e inclusivo.
- A Escola que educa e transforma a Criança: os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Primeiro CicloPublication . Prelhaz, Ana Rita; Baltazar, IsabelOs Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável são a visão comum para a Humanidade, um contrato entre os líderes mundiais e os povos e “uma lista das coisas a fazer em nome dos povos e do planeta”. Constituem a Agenda 2030 e a Escola é o alicerce para uma Educação sustentável, começando pelos mais pequenos, os alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O presente trabalho foi realizado após uma pesquisa e reflexão sobre a presença dos ODS nos manuais escolares, tendo como resultado uma fraca presença dos mesmos. Com esse intuito realizaram-se seis propostas de atividades elaboradas em concordância com os ODS e com o manual escolar utilizado pela turma. O principal objetivo do estudo é "levar" a Rede Unitwin A Cidade que Educa e Transforma às escolas, através das atividades propostas, na linha do trabalho que está a ser desenvolvido pela coordenadora científica da Cátedra, professora Doutora Isabel Baltazar, nas escolas de municípios de Portugal. É igualmente importante englobar a escola que educa, numa cidade mais sustentável, através dos alunos que representam a geração futura. Este trabalho foi realizado durante o presente ano letivo numa turma de 3.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Como tal, para a realização das atividades adotou-se a metodologia de investigação-ação, envolvendo os alunos e a professora/ investigadora. Os instrumentos de recolha de dados foram a observação, as conversas informais, a recolha documental e os trabalhos realizados pelos alunos. Os resultados da implementação das atividades demonstraram uma envolvência e compreensão por parte dos alunos, relativamente ao tema da sustentabilidade e dos objetivos propostos pela UNESCO. Foi possível envolver outras disciplinas em articulação com o estudo do meio, proporcionando um maior conhecimento dos alunos, e a sua envolvência com os diversos temas.
- Os Materiais Manipuláveis na aprendizagem Matemática: um estudo com uma turma de 1º ano do 1º CEBPublication . Lourenço, Andreia; Machado, RicardoO presente Trabalho Final de Mestrado (TFM) realizou-se no âmbito do Mestrado de Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e tem como temática: Os materiais manipuláveis na aprendizagem Matemática: um estudo com uma turma de 1º ano do 1º CEB. Neste estudo pretende-se perceber as potencialidades dos materiais manipuláveis e de que forma estes influenciam o processo de ensino e aprendizagem da Matemática. A utilização destes materiais manipuláveis fomenta o envolvimento ativo dos alunos nas tarefas e oferece a possibilidade de tornar concretos alguns conceitos abstratos para o aluno, fazendo com que facilite e aproxime o aluno, desmistificando e relacionando o aluno com a Matemática. Permitindo assim que o mesmo produza e desenvolva diversos raciocínios matemáticos. Além disto, pretende-se ainda ressaltar a importância do trabalho em grupo e de que forma, este é importante para o desenvolvimento das tarefas com uso de materiais manipuláveis para uma aprendizagem ativa e significativa. Para a concretização deste trabalho, realizou-se uma investigação-ação, inserida no paradigma interpretativo, na qual participaram alunos de uma turma do 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico e a professora/investigadora. Para a recolha de dados, foram utilizadas a observação, o diário de bordo, as conversas informais e os protocolos dos alunos. No que respeita aos resultados, foi possível compreender a importância dos materiais manipuláveis e como através deles foram explorados diversos conceitos matemáticos de forma concreta e significativa. Observou-se ainda a motivação e envolvimento dos alunos, assim como o desenvolvimento da autonomia na manipulação dos materiais, do pensamento crítico dos alunos, da capacidade de argumentação e da partilha de ideias.
- Bem-estar dos Professores e a sua relação na Atividade Pedagógica no 1.º CEBPublication . Cardoso, Sandra; Ferreira, MarcoO bem-estar dos professores é influenciado por fatores como a satisfação na vida, a felicidade pessoal, e o funcionamento psicológico positivo. Os professores são capazes de demonstrar o funcionamento psicológico positivo quando têm a capacidade de construir bons relacionamentos interpessoais, desenvolvendo competências de autonomia e de crescimento pessoal potenciando as experiências vividas na escola e influenciando, positivamente, o clima de escola. O objetivo geral deste trabalho foi realizar uma investigação sobre o bem-estar dos professores e a sua relação na atividade pedagógica do 1º Ciclo do Ensino Básico. A questão de partida para este estudo foi: Qual a importância do bem-estar dos professores e a sua relação com a atividade pedagógica no 1º Ciclo do Ensino Básico? A metodologia utilizada foi a Pesquisa Quantitativa, com a aplicação de questionário online. Os resultados do estudo determinaram que na sua maioria os professores percecionam, como impactos positivos de influência no bem-estar psicológico e físico, o relacionamento com os alunos, a participação e motivação dos alunos no processo de aprendizagem e o relacionamento com os órgãos de Gestão da Escola bem como a participação e envolvimento nas decisões pedagógicas da Escola. Como impactos negativos identificou-se a desvalorização social do trabalho docente, o tempo despendido no processo de avaliação das aprendizagens; o comportamento dos alunos na sala de aula e a definição de regras e procedimentos pedagógicos existentes na Escola.
- Eu ensino-te, tu explicas-me, nós aprendemos: Contributo das atividades cooperativas no desenvolvimento de competências sociais dos alunos de uma turma de 3.º ano de escolaridadePublication . Pereira, Carla; Paramés, AnaO presente estudo, elaborado no âmbito de estágio curricular para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, alicerçase na aplicação da aprendizagem cooperativa como uma metodologia ativa de pedagogia diferenciada, inovadora, atrativa e inclusiva, que contribui para a motivação de aprendizagens significativas e para a aquisição de competências sociais, conhecimentos e atitudes várias, sustentadas na partilha, colaboração e cooperação, indispensáveis para a formação pessoal, social, emocional e coletiva dos alunos, com um potencial necessário para mudar as práticas pedagógicas no Ensino Básico. A investigação incide na compreensão do contributo da aprendizagem cooperativa, através da implementação de atividades cooperativas no desenvolvimento de competências sociais numa turma do 1.º Ciclo, comparando duas metodologias diferentes: sem a intervenção da aprendizagem cooperativa e após a aplicação da aprendizagem cooperativa. O estudo possui características de investigação-ação, de natureza qualitativa, centra-se numa turma de 3.º ano de escolaridade e utiliza-se instrumentos de recolha de dados como a observação, o diário de bordo, conversas informais, recolha documental, protocolo dos alunos e entrevista semiestruturada. Os resultados obtidos evidenciam significativas melhorias no desenvolvimento de competências socias dos alunos participantes no estudo, assim como no processo de ensino-aprendizagem, observáveis no aumento do rendimento escolar. Os participantes não só reconheceram os benefícios da dinâmica do trabalho cooperativo, como revelaram ter adquirido consciência da importância do seu desempenho individual como um contributo para o sucesso do grupo e para a valorização das relações interpessoais.
- As Atividades Práticas influenciam a aprendizagem das ciências?Publication . Assunção, Priscila; Varandas, AnaAs atividades práticas são um recurso não suficientemente utilizado no ensino das ciências, mas as mesmas têm um papel fundamental na aprendizagem dos alunos. Com este estudo queremos comprovar os benefícios das atividades práticas, e como as mesmas devem ser utilizadas nas escolas para uma aprendizagem mais diversificada. O presente trabalho surgiu da reflexão de uma futura profissional de educação que observou numa escola TEIP (Territórios Educativos de Intervenção Prioritária) a implementação do ensino tradicional. Nesta escola os alunos mostravam várias necessidades de aprendizagem. Como tal, organizámos um trabalho com propósitos pedagógicos diferenciados, propondo a implementação de um conjunto de atividades práticas. Com isso, pretendíamos promover a aprendizagem dos alunos no âmbito das Ciências da Natureza, mais concretamente no que respeita a categorizar as plantas relacionando-as com o seu habitat, conteúdos a abordar numa turma do 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico). Neste sentido, concebemos e implementámos uma proposta de intervenção composta de várias atividades práticas relacionadas com este tema e desenvolvidas em conjunto com estes alunos. Esta proposta surge assim para promover a aprendizagem dos alunos fazendo-os estabelecer uma relação direta com o que aprendem. Este trabalho foi realizado durante três meses. Adotámos um paradigma interpretativo e desenvolvemos um projeto de investigação-ação, contando com a participação de uma turma de 2.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da professora/investigadora e do professor titular. Os instrumentos de recolha de dados foram a observação, o diário de bordo, as conversas informais e a recolha documental. No que diz respeito aos resultados, salientamos que os alunos assumiram uma postura positiva em relação a toda a proposta. Constatámos que se sentiam mais motivados com a sua aprendizagem e que a mesma era significativa tendo sido mais participativos do que o normal.