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- Relatório de Estágio no Departamento de Revenue da Hoti HotéisPublication . Branco, Laura Maria Soares; Almeida, SofiaEste relatório resulta do estágio curricular realizado no Departamento de Revenue da Hoti Hotéis integrado no mestrado em Gestão. O objetivo geral consiste em analisar, através das perceções dos Revenue Managers, a aplicação de estratégias de pricing dinâmico, o uso de tecnologias na gestão de receitas e os fatores que influenciam o processo de decisão no departamento de Revenue do grupo Hoti Hotéis. Para cumprir este propósito, recorreu-se inicialmente a uma revisão de literatura, que serviu de base para a construção do guião utilizado no focus group com os seis Revenue Managers do grupo, permitindo recolher informações sobre as práticas de definição de tarifas, a utilidade das ferramentas tecnológicas, os desafios enfrentados na gestão de receitas e também recolher sugestões de melhoria para otimizar as práticas e ferramentas utilizadas no departamento. Os resultados demonstram que as decisões se baseiam sobretudo na procura, na concorrência e nas metas orçamentais. Verificou-se ainda que a autonomia dos gestores existe, mas é condicionada por objetivos financeiros e pela qualidade da informação disponível. Apesar da utilidade das ferramentas tecnológicas, subsistem limitações relacionadas com a integração e atualização dos dados. Conclui-se que o modelo de Revenue Management do grupo está consolidado, embora enfrente desafios tecnológicos e organizacionais que exigem maior integração de sistemas, reforço da fiabilidade da informação e uma colaboração interdepartamental mais consistente.
- Marketing de influência e ética na promoção de conteúdos sobre estética na rede social Instagram para o público feminino na Geração ZPublication . Figueiras, Mariana da Conceição; Souza, Élmano Ricarte de AzevedoA presente dissertação debruça-se sobre o fenómeno Marketing de influência e ética na promoção de conteúdos sobre estética na rede social Instagram para o público feminino na Geração Z, explorando uma realidade onde o corpo, a autoimagem e a validação social se cruzam com algoritmos e estratégias de Marketing Digital. A questão que guia esta investigação é: Como a divulgação de procedimentos estéticos pelas Influencers no Instagram, através de conteúdos patrocinados, suscita questões éticas e exerce influência no comportamento das jovens portuguesas da Geração Z em relação à sua perceção estética? Para dar corpo à resposta, recorreu-se a uma metodologia qualitativa que inclui entrevistas em profundidade semiestruturadas a profissionais do setor e duas em focus group compostas por jovens que já realizaram procedimentos estéticos e outras que manifestam intenção de o fazer. O presente estudo mergulha nos bastidores de uma indústria em ascensão e nas narrativas pessoais de jovens mulheres que experienciam de forma direta os efeitos da pressão estética na sua imagem corporal e autoestima. Os dados recolhidos revelam dinâmicas complexas de motivação, validação social e consumo de conteúdos digitais, evidenciando a influência subtil, mas persistente, de figuras mediáticas no processo de decisão estética. Questões como a transparência dos conteúdos patrocinados, a impulsividade na escolha dos procedimentos e a romantização da transformação corporal, emergem como temas centrais da análise qualitativa. Procura-se compreender: o que influencia a perceção de beleza; o que leva uma jovem a alterar o seu corpo; como é que publicações aparentemente inofensivas podem transformar-se em gatilhos de insegurança; qual é a responsabilidade na criação e divulgação de conteúdos por parte das Influencers; até que ponto a estética se tornou uma exigência disfarçada de escolha. Estas são algumas das questões centrais que orientam a dissertação, sustentadas pela revisão de literatura, pelos dados do setor e pelas entrevistas às participantes deste fenómeno. Esta investigação não pretende apenas oferecer respostas, mas também procura despertar uma reflexão crítica sobre os limites da influência digital e os mecanismos invisíveis que moldam, desde cedo, a construção da autoestima.
- IA generativa no ensino do design gráfico: O caso IADE e os desafios do mercadoPublication . Araújo, Andréa de Souza; Ferreira, João Carlos Batalheiro Cortiço Ribeiro; Gancho, Sara Patrícia MartinsA ascensão da inteligência artificial generativa reconfigura práticas criativas e desafia profissões tradicionalmente ligadas ao design. Mais do que acelerar fluxos de trabalho, essas ferramentas colocam em debate questões de autoria, ética e formação. Esta dissertação examina como o ensino na Licenciatura em Design do IADE dialoga com um mercado de trabalho em transformação, no qual a presença da IA já é cotidiana entre estudantes e profissionais. A investigação combina análise de currículo, percepções de alunos, docentes e atores do setor, bem como observações em comunidades de design, para compreender se a formação acompanha as exigências emergentes. Os resultados apontam que, apesar do uso disseminado da IA generativa, a integração formal do tema no curso ainda é incipiente. Essa distância cria a sensação de despreparo e expõe um descompasso entre a experiência acadêmica e as expectativas do mercado. Ao mesmo tempo, evidencia-se a oportunidade de modernizar o ensino com a inclusão da literacia crítica em IA, preparando futuros designers para avaliar limites, riscos e possibilidades dessas tecnologias. A pesquisa conclui que a valorização da criatividade humana, em diálogo com a inovação tecnológica, é fundamental para construir percursos formativos mais relevantes e sustentáveis.
