ISEC Lisboa - Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
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- Relatório de estágio do ensino da prática pedagógica supervisionadaPublication . Sant’Ana, Mafalda Cabral Lopes; Santos, Maria de FátimaO presente relatório de estágio do Ensino da Prática Pedagógica Supervisionada tem por base a apresentação dos estágios curriculares realizados nas valências de Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico, na sequência da realização do respectivo Mestrado de Qualificação para a docência. Ambos os estágios decorreram em instituições particulares, sem fins lucrativos, pertencentes à Cooperativa Fomento de Centros de Ensino. O estágio na valência de Educação Pré-Escolar decorreu no Colégio Planalto, em Lisboa, com uma turma na faixa etária dos 3 anos, ao longo de 2 manhãs por semana dos dois semestres ano lectivo 2010/2011. No âmbito deste estágio foi feita uma caracterização inicial da instituição, do meio e do grupo, que serviram de base à elaboração de um plano curricular anual que norteou a prática pedagógica ao longo do ano. Na sequência de uma dificuldade detectada no estágio, que se designou por “dilema”, foi feita uma breve investigação sobre o ensino da matemática no pré-escolar. O estágio na valência de 1º Ciclo do Ensino Básico realizou-se no Colégio Mira Rio, em Lisboa, com uma turma do 1º ano, ao longo de 4 manhãs por semana do primeiro semestre do ano lectivo 2011/2012. Novamente foi feita uma contextualização da prática que permitiu a elaboração de um projecto pedagógico que teve por temática a aprendizagem da leitura e da escrita. Em ambos os estágios foi feita uma reflexão final ao modo como estes se desenrolaram, quais as dificuldades sentidas, como foram superadas, quais as aquisições mais importantes que foram conseguidas. Por fim é feita uma breve conclusão sobre o papel dos estágios na formação inicial dos docentes e de como é importante a aprendizagem ao longo da vida.
- Relatório final de estágio de ensino da prática pedagógica supervisionadaPublication . Rocha, Andreia Cristina Mendes Quintanilha; Santos, FátimaO presente relatório, elaborado no âmbito do Mestrado de qualificação para ensino Pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico, destina-se a refletir e avaliar o percurso da prática pedagógica desenvolvida no estágio que teve a duração de um ano e meio, sendo o primeiro ano destinado ao estágio em ensino Pré Escolar com crianças de idades compreendidas entre os três anos de idade num colégio de cariz particular, sendo o restante meio ano em ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico com crianças entre os nove anos de idade numa escola de ensino público. Tendo como objetivos por parte do estagiário, a obtenção de competências, elaboração de projetos curriculares, avaliação de planificações, implementação e desenvolvimento de estratégias pedagógicas. O estágio é, sem dúvida, uma base de peso no processo de formação de futuros docentes, pois é a componente de cariz mais prático que dá oportunidade aos alunos de interagirem com crianças, adultos e famílias dando-lhes uma perceção mais próxima da realidade prática com o objetivo de complementar os seus conhecimentos teóricos. O presente relatório encontra-se dividido em dois capítulos distintos, em que o primeiro se destina a prática supervisionada em contexto pré-escolar e o segundo é referente ao ensino do 1ºciclo do Ensino Básico. Dentro de cada capítulo constam três partes fundamentais, a primeira parte refere-se à contextualização da prática realizada, onde constam todas as caracterizações do contexto educativo, bem como todo o trabalho desenvolvido no decorrer da prática supervisionada. Durante o processo de caracterizações as metodologias foram diversificadas, utilizaram-se abordagens metodológicas que se inserem num paradigma qualitativo, pois recorremos à utilização e construção de uma grande variedade de instrumentos e de tratamentos de dados. Na segunda parte do primeiro capítulo está presente o dilema “O mutismo selectivo”, onde é feita uma pesquisa e análise mais aprofundada sobre o este tema. No segundo capítulo o tema abordado é discrepante do primeiro capítulo sendo que foi realizado um projeto em contexto de sala que tem como nome, “Jornal Mural”. Na terceira e última parte em ambos os capítulos, encontra-se uma reflexão de toda a prática desenvolvida e os seus efeitos. A consideração final ostenta os aspetos mais relevantes da prática desenvolvida durante todo o processo do estágio.
- Relatório de estágio do ensino da prática pedagógica supervisionadaPublication . Cardoso, Carina Teixeira; Saldanha, AnaNo âmbito do Mestrado de Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, realizámos o estágio na Instituição Centro Cultural e Recreativo das Crianças do Cruzeiro e Rio-Seco, relativamente à valência do Pré-Escolar e na Escola n.º31 1º CEB do Lumiar, na valência do 1º Ciclo do Ensino Básico. O objetivo do seguinte Relatório é apresentar o nosso percurso durante o estágio de intervenção nos três semestres do Mestrado anteriormente referido, assim como, as dificuldades e pontos vitoriosos atingidos durante a intervenção. Com a concretização do seguinte Mestrado, estaremos preparadas para lecionar as Valências do Ensino do Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico.
- Relatório final de estágio da prática de ensino supervisionadaPublication . Azevedo, Liliana Raquel Gonçalves de; Santos, Maria de FátimaO presente relatório relata a prática pedagógica desenvolvida no Mestrado de Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar e Primeiro Ciclo do Ensino Básico. A prática desenvolvida em pré-escolar realizou-se numa Instituição Particular de Solidariedade Social em Alfragide, num período de 8 meses. O relatório encontra-se dividido em dois grandes capítulos, cada capítulo encontra-se subdividido por vários pontos. Neles constam: a caracterização das instituições de estágio, o meio que as envolve, as características do grupo de ambas as valências, o trabalho pedagógico desenvolvido em ambas, a apresentação de um dilema e de um projecto, uma reflexão no fim de cada valência e uma conclusão final. O primeiro capítulo relata toda a prática pedagógica desenvolvida em contexto pré-escolar e aborda a importância das rotinas em pré- escolar, como dilema, e a sua importância para um desenvolvimento harmonioso da criança. As rotinas aparecem assim que a criança nasce, as primeiras rotinas/os primeiros horários são impostos pela criança enquanto recém-nascida. Estas passam assim a fazer parte do quotidiano das crianças começando com horários impostos pelas mesmas e passando para horários estabelecidos pelos pais. São abordadas algumas teorias apresentadas por alguns autores que fundamentam a importância e a organização de uma rotina. Assim sendo, é fundamental que o educador planifique as suas actividades tendo sempre em conta as rotinas diárias. A prática pedagógica desenvolvida em 1º ciclo decorreu numa escola pública em Alvalade, num período de 4 meses. Consta também uma breve referência ao projecto implementado numa sala de 1º ano. O projecto implementado teve como tema “Ler é viajar sem sair do lugar”. Através da implementação do projecto incutimos nas crianças o gosto pela leitura. Através da leitura as crianças entram em mundos novos, proporcionando-lhes uma alegre sensação de poder e liberdade
- Relatório de estágio do ensino da prática pedagógica supervisionadaPublication . Bernardo, Rita Filipa dos Santos; Santos, Maria de FátimaO presente relatório tem por objetivo apresentar, descrever e analisar de forma detalhada os estágios que foram realizados ao longo de um ano e meio, no âmbito das cadeiras de Prática de Ensino Supervisionada I, II e III, do Mestrado de Qualificação para a Docência em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo. Como referido anteriormente, ao longo deste ano e meio foram realizados vários estágios, sendo que, o estágio do primeiro e segundo semestre foi dedicado ao ensino Pré-escolar, realizado no Externato Marista de Lisboa e o último semestre do Mestrado ao ensino do 1º Ciclo, no Colégio Paula Frassinetti. Com base nos estágios realizados, o relatório que se segue apresenta um resumo de todo o trabalho desenvolvido ao nível do ensino pré-escolar com uma turma de três anos, e do 1º ciclo com uma turma de 2º ano de escolaridade. Deste relatório faz ainda parte um dilema, que tem, como tema, a adaptação ao pré-escolar. Esta questão surgiu como sendo uma preocupação constante no estágio desenvolvido em pré-escolar. É ainda apresentado um projeto que foi desenvolvido na valência do 1º ciclo, que tinha, como principal objetivo, desenvolver a expressão escrita, a partir de planeamentos didáticos. Esta problemática surgiu devido ao grande desinteresse manifestado pela turma ao nível da Língua Portuguesa.
- Relatório final de estágio da prática de ensino supervisionada: Ler e escrever para crescerPublication . Dias, Cláudia Sofia Marçal; Santos, Maria de Fátima; Jorge, José ReisO presente relatório final foi construído no âmbito das unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada, ministradas no Mestrado de Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, levado a cabo no Instituto Superior de Educação e Ciências. Com o mesmo pretende-se dar a conhecer a prática pedagógica exercida ao longo do Mestrado, na qual se tentou integrar os vários conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do 1.º e 2.º ciclo de estudos que se compõe a formação docente. O relatório encontra-se dividido em dois capítulos. O primeiro capítulo refere-se à Prática de Ensino Supervisionada I – Educação Pré-Escolar – e espelha a prática e experiência vivida com um grupo de quatro anos, numa instituição privada. Nele é também focada uma situação que suscitou dúvidas à formanda no decorrer do estágio e que consubstancia a sua problemática. O segundo capítulo é referente à Prática de Ensino Supervisionada II – Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico – e espelha a prática e experiência vivida com uma turma de 4.º ano, numa escola pública de 1.º ciclo. Ainda neste capítulo é feita a apresentação do projecto de intervenção pedagógica construído e levado a cabo pela formanda junto da referida turma. Por fim, é apresentada uma reflexão em torno de todo o trabalho desenvolvido e do percurso realizado.
- Relatório de Estágio do ensino da prática pedagógica supervisionadaPublication . Vasconcelos, Matilde Conceição de; Saldanha, Ana; Cavadas, BentoEste relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Ambos os estágios da Prática do Ensino Supervisionado foram desenvolvidos na mesma instituição educativa, Escola Básica do 1º Ciclo e Jardim de Infância Dr. João dos Santos, pertencente ao Agrupamento de Escolas Marvila, freguesia de Marvila, em Lisboa. O objetivo deste relatório é retratar todo o trabalho desenvolvido ao longo de três semestres da Prática do Ensino Supervisionado, em contexto de Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico o qual nos habilitará para a docência nestes dois níveis de ensino.
- Relatório final de estágio da prática de ensino supervisionadaPublication . Gomes , Simone Jorge; Santos, FátimaO presente relatório debruça-se sobre os dois estágios curriculares realizados na valência de Educação pré-escolar e Ensino do 1ºciclo do Ensino Básico ao longo do Mestrado de Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico. Inicialmente existe uma introdução onde se encontra uma pequena contextualização ao relatório, bem como o enquadramento dos estágios. Segue-se um capítulo referente ao primeiro estágio, na valência de educação Pré-Escolar, onde é contextualizada a prática, ao nível do meio envolvente e instituição, uma abordagem global às atividades mais significativas, um estudo teórico-prático relacionado com um dilema, sobre a inclusão de uma criança estrangeira, com português língua segunda numa sala de aula, e por fim uma reflexão ao estágio. Posteriormente existe um capítulo relacionado com o estágio em Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico, onde também é possibilitada a leitura da contextualização, a análise global das atividades mais significativas, e neste caso o estudo teórico-prático desenvolve-se em torno do trabalho de projeto, sua metodologia, implementação e avaliação ao longo das aulas. No final, existe, ainda, a reflexão a este contexto educativo. O relatório termina com uma conclusão referente a todo o processo de desenvolvimento pessoal ao longo dos estágios curriculares e do Mestrado.
- Relatório de estágio do ensino da prática pedagógica supervisionadaPublication . Prazeres, Margarida Mota Poseiro Rodrigues; Santos, Maria de FátimaO presente Relatório de Estágio do Ensino da Prática Pedagógica Supervisionada tem como propósito apresentar os estágios curriculares desenvolvidos nas valências de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico. O primeiro capítulo do relatório refere-se ao estágio na valência de Educação Pré-Escolar, sendo feita inicialmente uma contextualização da prática, nomeadamente uma caracterização da instituição, do meio envolvente à mesma, do grupo e do espaço onde esta se desenvolveu. De seguida é feita uma breve análise a algumas das actividades mais significativas. Segue-se uma análise teórico-prática de um dilema experienciado/vivenciado no estágio que, no meu caso, abordou a temática da auto-estima. Por último, é apresentada uma reflexão final sobre o percurso efectuado ao longo deste estágio curricular, com o objectivo de analisar e concluir as experiências e aprendizagens realizadas durante esta etapa. O segundo capítulo refere-se ao estágio na valência de 1ºCiclo do Ensino Básico, sendo realizada, novamente, uma contextualização da prática. É feita uma breve análise das actividades mais significativas e uma análise teórico-prática do projecto implementado em contexto de estágio que, teve como pressuposto orientar toda a prática pedagógica. Este projecto teve como objectivo principal alargar a cultura geral dos alunos, sendo diagnosticada numa fase anterior à implementação como bastante deficiente, usando como estratégia o conhecimento de novos escritores portugueses, abordando a partir desta temática conteúdos programáticos a cumprir. Posteriormente é elaborada uma reflexão sobre o percurso desenvolvido neste estágio curricular, tendo, novamente, como intuito transmitir aquilo que senti e aprendi com esta experiência/ contacto com a realidade escolar do 1ºCiclo.
- Relatório de estágio da prática pedagógica supervisionadaPublication . Magalhães, Marisa Andreia Rodrigues; Santos, FátimaAo iniciar este relatório sobre o Mestrado tivemos em conta os princípios pelo que um professor deve reger, ensinar, promovendo a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos usando métodos inovadores, motivadores e dinâmicos. Este relatório incide sobre o estágio decorrido no Pré-Escolar no Externato Maristas de Lisboa na sala dos cinco anos, das 9 horas às 13 horas duas vezes por semanas (num total de nove horas semanais) e no 1º Ciclo do Ensino Básico no Colégio Paula Frassinetti na turma do 1º Ano das 9 horas às 13 horas quatro vezes por semana (num total de 16 horas semanais). No decorrer dos estágios foi necessário construir um portefólio com o objetivo de analisar e caraterizar as realidades pedagógicas e institucionais, caraterizar as necessidades educativas dos diferentes grupos de crianças, planificar, avaliar, registar, reformular e adequar estratégias de acordo com as necessidades observadas, sendo estes os principais objetivos dos estágios desenvolvidos. O relatório divide-se em dois temas distintos, no Pré-Escolar incidiu num dilema que tem como tema “O Luto no Pré-Escolar”, esta escolha foi efetuada por um dos acontecimentos mais marcantes durante a prática pedagógica ter sido o falecimento da mãe de uma das crianças da sala. No 1º Ciclo optou-se por realizar um projeto cujo nome é “Desenvolver o Gosto pela Leitura e pela Escrita”, o mesmo pretende proporcionar às crianças do 1º Ano diversos e variados momentos que contribuíssem para o desenvolvimento de cada aluno. Foi uma experiência única e valiosa, onde se proporcionaram momentos agradáveis que aumentaram a nossa vontade em sermos tanto educadoras como professoras do 1º Ciclo do Ensino Básico.