ISEC Lisboa - Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ISEC Lisboa - Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 215
Results Per Page
Sort Options
- Relatório final de estágio de ensino da prática pedagógica supervisionadaPublication . Rocha, Andreia Cristina Mendes Quintanilha; Santos, FátimaO presente relatório, elaborado no âmbito do Mestrado de qualificação para ensino Pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico, destina-se a refletir e avaliar o percurso da prática pedagógica desenvolvida no estágio que teve a duração de um ano e meio, sendo o primeiro ano destinado ao estágio em ensino Pré Escolar com crianças de idades compreendidas entre os três anos de idade num colégio de cariz particular, sendo o restante meio ano em ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico com crianças entre os nove anos de idade numa escola de ensino público. Tendo como objetivos por parte do estagiário, a obtenção de competências, elaboração de projetos curriculares, avaliação de planificações, implementação e desenvolvimento de estratégias pedagógicas. O estágio é, sem dúvida, uma base de peso no processo de formação de futuros docentes, pois é a componente de cariz mais prático que dá oportunidade aos alunos de interagirem com crianças, adultos e famílias dando-lhes uma perceção mais próxima da realidade prática com o objetivo de complementar os seus conhecimentos teóricos. O presente relatório encontra-se dividido em dois capítulos distintos, em que o primeiro se destina a prática supervisionada em contexto pré-escolar e o segundo é referente ao ensino do 1ºciclo do Ensino Básico. Dentro de cada capítulo constam três partes fundamentais, a primeira parte refere-se à contextualização da prática realizada, onde constam todas as caracterizações do contexto educativo, bem como todo o trabalho desenvolvido no decorrer da prática supervisionada. Durante o processo de caracterizações as metodologias foram diversificadas, utilizaram-se abordagens metodológicas que se inserem num paradigma qualitativo, pois recorremos à utilização e construção de uma grande variedade de instrumentos e de tratamentos de dados. Na segunda parte do primeiro capítulo está presente o dilema “O mutismo selectivo”, onde é feita uma pesquisa e análise mais aprofundada sobre o este tema. No segundo capítulo o tema abordado é discrepante do primeiro capítulo sendo que foi realizado um projeto em contexto de sala que tem como nome, “Jornal Mural”. Na terceira e última parte em ambos os capítulos, encontra-se uma reflexão de toda a prática desenvolvida e os seus efeitos. A consideração final ostenta os aspetos mais relevantes da prática desenvolvida durante todo o processo do estágio.
- Relatório de estágio do ensino da prática pedagógica supervisionadaPublication . Cardoso, Carina Teixeira; Saldanha, AnaNo âmbito do Mestrado de Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, realizámos o estágio na Instituição Centro Cultural e Recreativo das Crianças do Cruzeiro e Rio-Seco, relativamente à valência do Pré-Escolar e na Escola n.º31 1º CEB do Lumiar, na valência do 1º Ciclo do Ensino Básico. O objetivo do seguinte Relatório é apresentar o nosso percurso durante o estágio de intervenção nos três semestres do Mestrado anteriormente referido, assim como, as dificuldades e pontos vitoriosos atingidos durante a intervenção. Com a concretização do seguinte Mestrado, estaremos preparadas para lecionar as Valências do Ensino do Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico.
- Relatório de estágio do ensino da prática pedagógica supervisionadaPublication . Santos, Cláudia; Santos, FátimaO presente relatório relata a prática pedagógica desenvolvida no Mestrado de Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. A prática desenvolvida em pré-escolar realizou-se numa Instituição Particular de Solidariedade Social em Alfragide, num período de 8 meses. O relatório encontra-se dividido em dois capítulos, e cada capítulo encontra-se subdividido por vários pontos. Neles constam: a caracterização das instituições de estágio, o meio que as envolve, as características do grupo de ambas as valências, o trabalho pedagógico desenvolvido em ambas, a apresentação de um dilema e de um projecto, uma reflexão no fim de cada valência e uma conclusão final. Nesta parte inicial do relatório referente à prática pedagógica realizada em contexto pré-escolar abordasse a relação escola – família, como dilema, e a sua importância para um desenvolvimento harmonioso da criança. Sendo os pais a primeira referência educativa dos filhos, é fundamental envolve-los em todo o processo educativo destes. São abordadas algumas teorias apresentadas por vários autores que fundamentam a importância desta relação e nomeiam algumas estratégias para que exista uma boa colaboração quando esta não existe ou é deficiente. A prática pedagógica desenvolvida em 1º ciclo decorreu numa escola pública em Alvalade, num período de 4 meses. Consta também uma breve referência ao projecto implementado numa sala de 3º ano. O projecto implementado teve como tema “Descobrir Lisboa”. Através da implementação do projecto percebemos como cresceu a cidade de Lisboa, como surgiram os transportes públicos e como estes se desenvolveram.
- Relatório final de estágio do ensino da prática pedagógica supervisionadaPublication . Olivença, Andreia Filipa Gonçalves; Amado, Nuno; Santos, FátimaO Mestrado de Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico prevê uma formação adequada e competente, complementada por períodos de estágio de observação e intervenção em ambas as valências. Assim, neste relatório, descrevem-se duas experiências diferentes de estágio, sendo uma com um grupo finalista de pré-escolar e outra com uma turma de 2.º ano de 1.º ciclo. Para estas realizaram-se planificações, caraterizações, registos e reflexões, porém no 1.º ciclo trabalhou-se com base num projeto de intervenção, enquanto no pré-escolar se fez investigação assente num dilema encontrado no grupo.
- Relatório de Estágio do ensino da prática pedagógica supervisionadaPublication . Vasconcelos, Matilde Conceição de; Saldanha, Ana; Cavadas, BentoEste relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Ambos os estágios da Prática do Ensino Supervisionado foram desenvolvidos na mesma instituição educativa, Escola Básica do 1º Ciclo e Jardim de Infância Dr. João dos Santos, pertencente ao Agrupamento de Escolas Marvila, freguesia de Marvila, em Lisboa. O objetivo deste relatório é retratar todo o trabalho desenvolvido ao longo de três semestres da Prática do Ensino Supervisionado, em contexto de Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico o qual nos habilitará para a docência nestes dois níveis de ensino.
- Relatório de estágio de ensino da prática pedagógica supervisionadaPublication . Ferreira, Maria de Lurdes Nunes; Saldanha, Ana; Jorge, José ReisEste relatório de estágio surge no âmbito do mestrado de qualificação para a docência em educação pré-escolar e primeiro ciclo do curso de educação básica, e pretende apresentar e analisar a componente prática dos estágios nas duas valências. Estes estágios realizaram-se respetivamente no CED da Casa Pia com crianças de cinco anos de idade, no jardim-de-infância do Planalto com crianças de quatro anos de idade e finalmente na escola básica EB1 nº 31 do Lumiar com crianças de segundo ano de escolaridade. Para a apresentação da prática pedagógica desenvolvida durante os estágios, parti de dois dilemas distintos. No que respeita ao contexto de pré-escolar, a temática centra-se na importância da organização do espaço: - De que forma o espaço é facilitador do desenvolvimento e aprendizagem? Relativamente ao primeiro ciclo a temática centra-se na disciplina, atitudes e comportamentos em sala de aula: - Será que as estratégias de controlo dos comportamentos aplicados ao longo do semestre surtiram um efeito positivo? Este relatório procura assim contextualizar a prática desenvolvida, à luz dos dilemas estabelecidos, pois considero estes dois domínios essenciais na prática pedagógica. Em relação ao pré-escolar verificou-se que a organização do espaço por áreas de interesse específico (cantinhos) é a mais utilizada, dando-se grande importância em ambas as instituições à organização do espaço como contexto de aprendizagem. Em relação ao primeiro ciclo, verificou-se que as estratégias de controlo dos comportamentos negociadas ou sugeridas pelos alunos, tiveram um impacto mais positivo, ainda que ficando aquém das expectativas do adulto.
- Relatório de estágio do ensino da prática pedagógica supervisionadaPublication . Prazeres, Margarida Mota Poseiro Rodrigues; Santos, Maria de FátimaO presente Relatório de Estágio do Ensino da Prática Pedagógica Supervisionada tem como propósito apresentar os estágios curriculares desenvolvidos nas valências de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico. O primeiro capítulo do relatório refere-se ao estágio na valência de Educação Pré-Escolar, sendo feita inicialmente uma contextualização da prática, nomeadamente uma caracterização da instituição, do meio envolvente à mesma, do grupo e do espaço onde esta se desenvolveu. De seguida é feita uma breve análise a algumas das actividades mais significativas. Segue-se uma análise teórico-prática de um dilema experienciado/vivenciado no estágio que, no meu caso, abordou a temática da auto-estima. Por último, é apresentada uma reflexão final sobre o percurso efectuado ao longo deste estágio curricular, com o objectivo de analisar e concluir as experiências e aprendizagens realizadas durante esta etapa. O segundo capítulo refere-se ao estágio na valência de 1ºCiclo do Ensino Básico, sendo realizada, novamente, uma contextualização da prática. É feita uma breve análise das actividades mais significativas e uma análise teórico-prática do projecto implementado em contexto de estágio que, teve como pressuposto orientar toda a prática pedagógica. Este projecto teve como objectivo principal alargar a cultura geral dos alunos, sendo diagnosticada numa fase anterior à implementação como bastante deficiente, usando como estratégia o conhecimento de novos escritores portugueses, abordando a partir desta temática conteúdos programáticos a cumprir. Posteriormente é elaborada uma reflexão sobre o percurso desenvolvido neste estágio curricular, tendo, novamente, como intuito transmitir aquilo que senti e aprendi com esta experiência/ contacto com a realidade escolar do 1ºCiclo.
- Relatório de estágio da prática pedagógica supervisionadaPublication . Magalhães, Marisa Andreia Rodrigues; Santos, FátimaAo iniciar este relatório sobre o Mestrado tivemos em conta os princípios pelo que um professor deve reger, ensinar, promovendo a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos usando métodos inovadores, motivadores e dinâmicos. Este relatório incide sobre o estágio decorrido no Pré-Escolar no Externato Maristas de Lisboa na sala dos cinco anos, das 9 horas às 13 horas duas vezes por semanas (num total de nove horas semanais) e no 1º Ciclo do Ensino Básico no Colégio Paula Frassinetti na turma do 1º Ano das 9 horas às 13 horas quatro vezes por semana (num total de 16 horas semanais). No decorrer dos estágios foi necessário construir um portefólio com o objetivo de analisar e caraterizar as realidades pedagógicas e institucionais, caraterizar as necessidades educativas dos diferentes grupos de crianças, planificar, avaliar, registar, reformular e adequar estratégias de acordo com as necessidades observadas, sendo estes os principais objetivos dos estágios desenvolvidos. O relatório divide-se em dois temas distintos, no Pré-Escolar incidiu num dilema que tem como tema “O Luto no Pré-Escolar”, esta escolha foi efetuada por um dos acontecimentos mais marcantes durante a prática pedagógica ter sido o falecimento da mãe de uma das crianças da sala. No 1º Ciclo optou-se por realizar um projeto cujo nome é “Desenvolver o Gosto pela Leitura e pela Escrita”, o mesmo pretende proporcionar às crianças do 1º Ano diversos e variados momentos que contribuíssem para o desenvolvimento de cada aluno. Foi uma experiência única e valiosa, onde se proporcionaram momentos agradáveis que aumentaram a nossa vontade em sermos tanto educadoras como professoras do 1º Ciclo do Ensino Básico.
- Relatório de estágio do ensino da prática pedagógica supervisionadaPublication . Gonçalves, Cláudia Patrícia Fialho; Saldanha, AnaNo âmbito do Mestrado de Qualificação para a Docência em Educação Pré- -Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, foi proposto a realização de estágio em valência de Educação Pré-Escolar, realizado no Centro Cultural e Recreativo das Crianças do Cruzeiro e Rio Seco e em valência de 1º Ciclo do Ensino Básico, realizado na Escola CEB nº31 do Lumiar. Este relatório tem como objetivo a apresentação das dificuldades encontradas durante os estágios de intervenção, bem como, a apresentação dos momentos mais significativos. Através do Mestrado acima referido, ficaremos habilitadas para lecionar ambas as valências, ou seja, poderemos lecionar a valência de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico.
- Relatório de estágio de ensino da prática pedagógica supervisionadaPublication . Bernardino, Ana Marta Perna Santos; Saldanha, AnaEste relatório foi realizado no âmbito da conclusão do Mestrado de Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Este, como o nome indica habilitar-nos-á para a docência nestas duas valências. Durante o mestrado estagiámos no Centro Cultural e Recreativo das Crianças do Cruzeiro e Rio Seco no que respeita à valência do pré-escolar e em relação ao 1º ciclo estagiámos na escola nº 31 do Lumiar. Este relatório tem como objetivo apresentar os estágios realizados em pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico tendo em conta os momentos mais significativos para nós e para os grupos bem como as dificuldades e os problemas que surgiram ao longo deste.