Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Relatório final de estágio de ensino da prática pedagógica supervisionada

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Relatorio Final.pdf287.78 KBAdobe PDF Download
Anexos do relatório.pdf1.93 MBAdobe PDF Download
indice.pdf28.19 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório, elaborado no âmbito do Mestrado de qualificação para ensino Pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico, destina-se a refletir e avaliar o percurso da prática pedagógica desenvolvida no estágio que teve a duração de um ano e meio, sendo o primeiro ano destinado ao estágio em ensino Pré Escolar com crianças de idades compreendidas entre os três anos de idade num colégio de cariz particular, sendo o restante meio ano em ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico com crianças entre os nove anos de idade numa escola de ensino público. Tendo como objetivos por parte do estagiário, a obtenção de competências, elaboração de projetos curriculares, avaliação de planificações, implementação e desenvolvimento de estratégias pedagógicas. O estágio é, sem dúvida, uma base de peso no processo de formação de futuros docentes, pois é a componente de cariz mais prático que dá oportunidade aos alunos de interagirem com crianças, adultos e famílias dando-lhes uma perceção mais próxima da realidade prática com o objetivo de complementar os seus conhecimentos teóricos. O presente relatório encontra-se dividido em dois capítulos distintos, em que o primeiro se destina a prática supervisionada em contexto pré-escolar e o segundo é referente ao ensino do 1ºciclo do Ensino Básico. Dentro de cada capítulo constam três partes fundamentais, a primeira parte refere-se à contextualização da prática realizada, onde constam todas as caracterizações do contexto educativo, bem como todo o trabalho desenvolvido no decorrer da prática supervisionada. Durante o processo de caracterizações as metodologias foram diversificadas, utilizaram-se abordagens metodológicas que se inserem num paradigma qualitativo, pois recorremos à utilização e construção de uma grande variedade de instrumentos e de tratamentos de dados. Na segunda parte do primeiro capítulo está presente o dilema “O mutismo selectivo”, onde é feita uma pesquisa e análise mais aprofundada sobre o este tema. No segundo capítulo o tema abordado é discrepante do primeiro capítulo sendo que foi realizado um projeto em contexto de sala que tem como nome, “Jornal Mural”. Na terceira e última parte em ambos os capítulos, encontra-se uma reflexão de toda a prática desenvolvida e os seus efeitos. A consideração final ostenta os aspetos mais relevantes da prática desenvolvida durante todo o processo do estágio.
This report, prepared under the Master qualification for teaching Pre School and 1st cycle of Basic Education, is intended to reflect and evaluate the course of pedagogical practice developed in the stage which lasted a year and a half, the first year for the stage in teaching Pre School with children aged three years old in a college-oriented particular, the remaining half a year in teaching the 1st cycle of basic education to children between the age of nine in a school of public education. With the goals by the trainee to obtain skills, development of curriculum projects, assessment schedules, implementation and development of teaching strategies. The stage is certainly a basis weight in the process of training future teachers, it is the component of a more practical which gives students the opportunity to interact with children, adults and families by giving them a perception closer to practical reality in order to supplement their theoretical knowledge. Therefore, this report is divided into two separate chapters, in which the former is intended for supervised practice in pre-school context and the second concerning the teaching of the 1st cycle of basic education. Within each chapter contains three main parts, the first part refers to the context of practice carried out, which includes all the characterizations of the educational context, as well as all the work done during the supervised practice. During the characterizations methods were varied, we used methodological approaches that fall within a qualitative paradigm, therefore, resorted to the use and construction of a wide variety of instruments and data processing. In the second part of this first chapter is the dilemma "Selective mutism", where a search is performed and further analysis on this topic. In the second chapter dealt with the theme of the first chapter is at odds with what has been accomplished in the context of a project room that has the name, "Bulletin Board". The third and last section in both sections is a reflection of all established practice and their effects. A final consideration bears the most relevant aspects of practice developed during the process stage.

Description

Keywords

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue